Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A formação superior policial da Polícia Nacional de Cabo VerdePublication . Duarte, Nicolau Pereira; Correia, Eduardo PereiraAtualmente, face à globalização e ao avanço das ciências e da tecnologia, há cada vez mais a necessidade da polícia se adaptar ao tecido social, uma vez que qualquer que seja o crescimento social, económico e político, terá reflexo ao nível da segurança. Para tal, é fundamental que a Polícia Nacional de Cabo Verde não descure a capacidade e disponibilidade dos seus recursos, quer materiais quer humanos, podendo fazer face às exigências e aos desafios que a sociedade impõe. Deste modo, consideramos importante a formação superior dos seus dirigentes, na medida em que têm a obrigação de conduzir o destino da organização no que concerne à promoção da ordem e tranquilidade pública. De modo a mitigar estas questões, a Polícia Nacional tem vindo a apostar na formação superior dos seus decisores. Desta forma, a presente investigação tem como finalidade analisar, compreender e descrever de que forma se processa a formação superior dos oficiais da Polícia Nacional de Cabo Verde nos diferentes países, nomeadamente, Portugal, Angola e Moçambique, por via da cooperação técnico-policial. Contudo, pretende-se ainda entender quais os requisitos observados na colocação dos oficiais recém-formados. A metodologia desta investigação inclui, além da análise e revisão bibliográfica e documental, o recurso a técnicas de entrevistas semiestruturadas a uma entidade externa e aos profissionais da Polícia Nacional de Cabo Verde. Assim, os desafios que a sociedade impõe, bem como as tendências internacionais, demonstram que a Polícia Nacional de Cabo Verde deve investir mais e melhor na formação superior dos seus decisores.
- Policiar a cidade: impactos do trabalho sobre os políciasPublication . Vilela, Catarina Sanchez Molina Morgado; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes GouveiaOs elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), no cumprimento das suas missões, são amiúde confrontados com diferentes incidentes críticos, perante os quais, independentemente do tipo de resposta a dar, têm de agir celeremente, colocando a sua saúde em segundo plano, em prol da segurança pública. Aquando destas respostas, são vários os stressores potenciadores de desencadear várias reações (entre elas, físicas, cognitivas, emocionais e comportamentais), traumas e, até, patologias, que poderão comprometer a atividade profissional e diversos domínios da sua vida privada. Surge assim a pertinência desta investigação, a qual se relaciona com a necessidade de compreender os impactos da atividade policial sobre os polícias. Para isso, através de uma abordagem qualitativa, desenvolveu-se um estudo que passou pela realização de entrevistas semiestruturadas, conduzidas de forma semi-diretiva, a 28 polícias do Comando Metropolitano de Lisboa, de áreas que incluem ou não Zonas Urbanas Sensíveis (ZUS). Após completa transcrição das entrevistas, estas constituíram o corpus sobre o qual se realizou a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que ambos os grupos desenvolvem reações psicológicas, emocionais e comportamentais, em consequência das fontes de stress inerentes a cada grupo, daí necessitarem de adotar estratégias de defesa que minimizem os impactos. Destaca-se a necessidade de uma intervenção significativa e imediata para tratar os sintomas, recorrendo por exemplo à aplicação do Programa de Gestão de Stress de Incidentes Críticos.
- Políticas de segurança na prevenção criminal: a videovigilância urbana em Cabo VerdePublication . Ferreira, Érica Niamia Freire Lopes; Correia, Eduardo PereiraA realidade atual, com o aumento e o surgimento de novos riscos e ameaças, nomeadamente terrorismo, criminalidade organizada, criminalidade de massa e narcotráfico, tem desafiado o Estado a criar novas políticas de seguranças face ao quadro da insegurança pública. A aposta em novas tecnologias como meio de apoio à atividade policial, está a ter cada vez maior adesão pelas polícias no mundo, sobretudo devido ao seu potencial benefício na prevenção da criminalidade e garantia da segurança pública. A sua eficácia levada em conta nos outros países, levou o Estado cabo-verdiano a apostar no meio tecnológico a fim de prevenir os ilícitos criminais, bem como auxiliar na investigação criminal. A Polícia Nacional de Cabo Verde, por sua vez, está a seguir os bons exemplos da utilização do sistema de videovigilância pelas forças de segurança na prevenção, repressão e investigação criminal. Enquanto técnica de prevenção situacional e pela sua potencialidade na prevenção criminal, o sistema de videovigilância incide nos locais vulneráveis e em crimes específicos, contribuindo cada vez mais no trabalho da polícia. neste sentido, face aos problemas de insegurança urbana, a Polícia Nacional de Cabo Verde considera a utilização do sistema de videovigilância como uma ferramenta ideal e bastante importante para a garantia de uma melhor vigilância e controlo das cidades.
- STRESSE, EXAUSTÃO PROFISSIONAL E COPING DE ENFERMEIROS EM CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19Publication . Oliveira, Vivian; Silva, KarlaObjetivo: Avaliar o nível de exposição ao Stresse e Exaustão profissional e a capacidade de Coping dos Enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios no período de pandemia Covid-19 ocorrido no ano de 2020. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e correlacional, transversal, com abordagem quantitativa. Realizou-se uma revisão da literatura, utilizando as bases de dados de referência na produção científica relacionados ao tema e para a recolha de dados dos profissionais foi utilizado um questionário sobre exposição a situações de stresse e exaustão profissional em atividades de saúde. Para dar resposta à pergunta de partida e cumprir com os objetivos da investigação foram elaboradas algumas hipóteses de investigação. A investigação abrange o período desde o início da pandemia até meados de setembro do ano de 2020. Principais resultados/conclusões: A amostra é maioritariamente feminina (82,4%) e a idade variou entre os 23 e os 58 anos. Cerca de 64,7%, além do trabalho como enfermeiro, fazem atividades domésticas diariamente. Os níveis de stresse e burnout evidenciado foi moderado, tal como a capacidade de coping. Denotou-se uma inte-rrelação parcial entre o nível de fadiga laboral, de stresse laboral e de burnout reportado pelos enfermeiros inquiridos com o sentimento de segurança e exigência do trabalho no atual contexto de pandemia. Também se evidenciou uma correlação entre o sentir-se sobrecarregado de trabalho durante a pandemia e o foco de coping emocional. Quanto maior o sentimento de sobrecarga maior o foco na gestão das emoções. Ainda assim, a capacidade de coping dos enfermeiros inquiridos não parece influenciar o seu sentimento de segurança e a exigência percebida do trabalho no atual contexto de pandemia. A sobrecarga de trabalho, o medo da incerteza, a falta de informação relevante e a falta de realização profissional foram os principais fatores evidenciados com potencial de relação com as exigências do contexto pandêmico. Esta situação merece devida atenção, podendo, no quadro atual de agravamento da pandemia, ter uma maior repercussão negativa nos enfermeiros se os fatores identificados não forem resolvidos. Para esse efeito foram propostas algumas medidas de controlo da exposição a riscos psicossociais do trabalho neste grupo de profissionais.