Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-07"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A dor e a qualidade de vida dos enfermeiros de reabilitação da região autónoma da madeira: Estudo descritivoPublication . Pereira, Mara; Bettencourt, MeríciaNo âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, elaborou-se a dissertação de mestrado “A dor e a qualidade de vida do Enfermeiro de Reabilitação”. A dor é, atualmente, um problema para inúmeras pessoas em todo o mundo, podendo mesmo ser considerado um problema de saúde pública. Problema que afeta a qualidade de vida, o dia-a-dia da população portuguesa, e como consequência os enfermeiros de reabilitação. Tendo como objetivos avaliar a presença e os níveis de dor dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação, avaliar a qualidade de vida do EEER, e verificar se a qualidade de vida está relacionada com a presença de dor, desenvolveu-se um estudo de natureza quantitativa, descritivo e transversal. O instrumento de colheita de dados utilizado foi um questionário, o qual incluiu, questões relativas às características sociodemográficas, a escala numérica da dor e o instrumento genérico para avaliação da qualidade de vida - Medical Outcomes ShortForm Health Survey (SF - 36). A amostra foi de 114 enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação, 61,4% do género feminino, maioritariamente casados ou em união de fato, dos quais 18,4% referem dor ligeira, 15,7% dor moderada e 3,7 % dor intensa. Evidenciou-se que a qualidade de vida do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação diminui com a presença de dor. Porque a presença de dor nos enfermeiros de reabilitação é uma realidade e porque a evidência revela que a presença de dor afeta a qualidade de vida destes enfermeiros e, eventualmente a qualidade dos cuidados prestados, sugerimos que sejam reforçadas as condições do exercício profissional e que se continue a investigar nesta área, de modo a que compreendido melhor este fenómeno se possam implementar medidas nos vários âmbitos de atuação dos enfermeiros de reabilitação.
- A prevenção de ataques terroristas na União Europeia: o controlo dos percursores de explosivosPublication . Costa, Elisabete Guerreiro da; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa Chagas; Moura, Pedro Nuno Resende Melo Coelho deEntre 2014 e 2019 a União Europeia (UE) foi atingida por vários atentados terroristas, muitos de matriz islamita (Estado Islâmico), causando efeitos extremamente devastadores (e.g. Segundo a Europol no ano de 2017 ocorreram 33 ataques, nos quais registaram-se 62 mortos). Em 2018 e 2019, apesar de existir uma diminuição do número de ataques e de mortos, o terrorismo continuou a representar uma ameaça importante para os países da UE. As bombas/explosões têm sido o modus operandi na Europa que causa maior número de vítimas. Os terroristas têm recorrido sobretudo ao uso dos designados explosivos caseiros (e.g. Para a Europol, entre 2014 e 2017, as bombas/explosões, representaram mais de 80% dos incidentes terroristas jihadistas), nomeadamente, TATP (mais de 70%), sólido que resulta da junção de peróxido de hidrogénio e acetona num meio ácido. Para fabricar estes explosivos caseiros, os terroristas têm, assim, recorrido a precursores de explosivos, principalmente o peróxido de hidrogénio, e, por esta razão, este será um dos temas da nossa investigação. Deste modo, a prevenção desta prática constitui uma das prioridades da UE, através do desenvolvimento de várias medidas na ótica da política de segurança, e, consequentemente será o objetivo desta investigação identificar o tipo de medidas que têm sido adotadas pela UE na prevenção dos ataques terroristas, nomeadamente, através do incremento do controlo dos precursores de explosivos. Pretende-se, também, verificar se estas medidas têm respaldo teórico na criminologia ambiental através da aplicação de técnicas de prevenção situacional. Finalmente, o panorama português será também objeto de análise.
- Otimização de redes convolucionais para classificação de imagensPublication . Almeida, Gustavo Rodrigues; Pereira, Carlos Manuel Jorge da SilvaAs redes convolucionais têm demonstrado eficácia na resolução de diversos tipos de problemas, nomeadamente classificação de imagens, reconhecimento ou localização de objetos, reconhecimento de som, entre outros. A elevada robustez destas redes permite a sua difusão em áreas de extrema importância para a sociedade, tal como a área biomédica, que inclui um vasto conjunto de tarefas de análise de imagens e diagnóstico clínico. Contudo, o sucesso destes modelos está dependente da identificação da estrutura e dos valores de outros hiperparâmetros, que melhor se ajustam à resolução de um problema específico, sendo que esta tarefa requer elevado esforço computacional e conhecimento pericial. De modo a reduzir estas dificuldades, este trabalho propõe uma metodologia de otimização autónoma dos hiperparâmetros de diferentes arquiteturas convolucionais. A metodologia baseia-se na utilização do algoritmo de inteligência coletiva, Particle Swarm Optimization (PSO), aplicado na otimização de quatro conhecidas arquiteturas convolucionais: AlexNet, VGGNet, ResNet e DenseNet e para resolução de três problemas de diagnóstico médico. Procurando-se identificar a solução que proporciona o melhor desempenho com a menor complexidade possível. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia e a rapidez do PSO na identificação de soluções efetivas, sendo alcançados resultados superiores comparativamente a outras abordagens, em duas das três benchmarks em estudo. A técnica ensemble proposta permitiu a obtenção de um F1Score macroAVG de 91.1% e de 96.6%, respetivamente, para as benchmarks Breast Histopathology e Colorectal Histopathology. Os modelos estão disponíveis numa plataforma web que possibilita a realização de diagnósticos de imagens biomédicas, através do uso e da partilha de modelos convolucionais na plataforma. A plataforma demonstrou ser extremamente eficiente e célere na resposta ao diagnóstico de imagens, sendo obtidas as previsões num intervalo inferior a 10 segundos. O seu acesso é público e está disponível no repositório https://github.com/bundasmanu/ProjetoMestrado.
- Aplicação de metodologia para desenvolvimento de heurísticas de usabilidade e UXPublication . Reis, Pedro Manuel Alves dos; Gomes, Anabela de Jesus; Páris, César Paulo das DoresPara que um produto tenha sucesso no mercado, não basta apenas procurar que este seja fácil de usar, é necessário também garantir que este proporciona boas sensações aos utilizadores. No entanto, algumas empresas de desenvolvimento de software acabam por não dar tanta importância à realização de estudos e testes de usabilidade e User eXperience (UX), por assumirem que tais investigações têm um custo elevado, o que pode levar ao fracasso prematuro dos seus produtos. Na verdade, quanto mais cedo estas questões forem levadas em consideração no processo de desenvolvimento dos produtos, menor é o impacto em termos de custos, até porque previne esforços adicionais de desenvolvimento após se obter feedback dos primeiros utilizadores ou stakeholders. Atualmente, com a disseminação da utilização de dispositivos móveis e as suas aplicações no quotidiano das pessoas, têm surgido várias aplicações móveis que interagem com equipamentos externos, com particularidades em termos da sua utilização, o que leva a que as avaliações de usabilidade e UX realizadas neste tipo de produtos, por vezes não sejam as mais adequadas. Neste projeto de investigação pretendeu-se verificar através de uma revisão de literatura os métodos existentes para avaliar aplicações móveis que interagem com equipamentos externos. Este tipo de aplicações tem a particularidade de englobar um elemento adicional na interação entre o utilizador e o dispositivo móvel, o equipamento. Posto isto, foi selecionada uma metodologia, que pretende desenvolver e validar um conjunto de heurísticas de usabilidade e UX adequada a avaliar aplicações de um certo domínio. Assim, a metodologia foi levada a cabo meticulosamente, tendo em conta 3 aplicações móveis, a qual integrou 4 experiências para melhoria e validação dos resultados. No fim, obteve-se um conjunto de heurísticas que, quando aplicadas, se pretende que melhorem a experiência de interação dos utilizadores com as aplicações móveis pertencentes a este domínio específico.