Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Estudo do efeito mitigador para a emissão de amoníaco e gases com efeito de estufa, do biochar e da clinoptilolite, em chorume de suínoPublication . Figueiredo, Vítor Miguel do Amaral; Martin, Luísa Maria Chambel Filipe Lopes LeitãoO armazenamento de chorume animal é uma das principais fontes de emissões gasosas. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do biochar e do clinoptilolite na composição e nas emissões gasosas (NH3, N2O, CO2 e CH4) durante o armazenamento de fração líquida separada de chorume de suíno.O ensaio foi realizado em meio laboratorial com recurso a recipientes com 6 L de chorume de suíno e teve a duração de 85 dias. Os aditivos biochar e clinoptilolite foram misturados (isoladamente e/ou conjuntamente) ao chorume de suíno a uma taxa de 2,5% cada, num total de quatro tratamentos com três repetições, incluindo o controlo. As emissões gasosas foram monitorizadas continuamente durante o ensaio por um analisador foto-acústico de gases com amostrador multiponto. Aos 0 e 85 dias de ensaio, foram recolhidas amostras de chorumes dos tratamentos para avaliação da sua composição. Os resultados mostraram que a adição de biochar modifica as propriedades físico-químicas do chorume. A adição de biochar não reduziu a E. coli durante o ensaio, enquanto a clinoptilolite diminuiu a sua prevalência. A adição de biochar ou clinoptilolite reduziu significativamente a emissão de NH3 durante o armazenamento de chorume, mas nenhuma vantagem foi obtida com a sua combinação. A adição de biochar reduziu significativamente as emissões de CO2 e CH4 em relação à clinoptilolite, porém as emissões N2O e o potencial de aquecimento global não diferem entre os aditivos. Concluímos que o biochar e o clinoptilolite são recomendados como medida de mitigação para reduzir as emissões gasosas e preservar o valor do fertilizante no armazenamento de chorume.
- A Certificação Florestal em PortugalPublication . Ferreira, Andreia Filipa Pereira; Fidalgo, Maria Beatriz MachadoDevido a uma mudança de mentalidades, em que a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável assumem cada vez mais um lugar de destaque, a certificação florestal revela-se um relevante instrumento relativamente à gestão florestal sustentável contra a desflorestação descontrolada. No entanto, a certificação florestal ainda não se encontra difundida de modo global existindo, portanto, a necessidade de conhecer os desafios e os obstáculos relacionados com a aplicação deste instrumento. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar as causas, a frequência e a distribuição das não conformidades de auditorias referentes ao sistema de certificação Forest Stewardship Council (FSC) em Portugal. Com o intuito de se perceber quais são as principais dificuldades da implementação da certificação no país.As não conformidades foram analisadas de acordo com os princípios FSC e posteriormente, categorizadas em temas e subtemas. Foram analisadas um total de 389 não conformidades e os resultados obtidos mostraram que os princípios com mais não conformidades associadas são o Princípio 6 – Impacte ambiental e o Princípio 8 – Monitorização e avaliação em relação à Norma FSC-STD-PRT-01-2012. No que diz respeito às não conformidades analisadas pela atualização da Norma de 2016 foram os Princípios 2 - Direitos dos trabalhadores e condições de trabalho e o Princípio 10 – Implementação das atividades de gestão que apresentaram maior número de registos. Os temas que tiveram mais falhas, e que são considerados neste estudo como áreas mais problemáticas e desafiadoras, estão relacionados com o cumprimento da legislação, de questões de documentação e de procedimentos, de impacte ambiental, dos direitos dos trabalhadores e de questões de higiene e de segurança no trabalho.
- P- Neoadjuvant Chemoradiotherapy as an Improved Prognostic Over rectal Cancer Patients . A 2-Decade study and its caracterizationPublication . Müller, Sara; Berenguer, Pedro; Fraga, Cláudia; Serrão, Patrícia; Rodrigues, Mariana; Teixeira, Rubina; Camacho, José; Camacho, Carolina
- Modelo de abastecimento para pequenos formatos no setor alimentarPublication . Gaspar, Margarida Isabel Seixas Cabral; Capitão, Silvino DiasEste relatório resulta do estágio curricular realizado na Sonae MC no Centro de Distribuição da Maia. Pretendia-se estudar e melhorar o layout nos entrepostos para reduzir tempos em vazio, deslocações desnecessárias, erros na expedição que levam a trocas de mercadoria entre lojas durante a preparação e ao esquecimento de cargas, gerando faltas de produtos nas lojas. O relatório foca-se nos pequenos formatos no setor alimentar, o que no âmbito da atividade da Sonae MC se relaciona com o abastecimento das lojas Bagga, Go Natural e Meu Super. Apesar de serem lojas pequenas, a falta ou atraso da entrega de artigos gera grandes impactos na atividade daquelas lojas, pois pode significar vários dias sem vender o artigo, o que gera perda de vendas e de confiança por parte dos consumidores. Inicialmente, o relatório apresenta uma revisão do estado do conhecimento no que diz respeito às questões que foi necessário analisar no âmbito do estágio, designadamente em relação à identificação de oportunidades de melhoria e à apresentação de propostas de ações a implementar nos entrepostos. Carateriza-se ainda a primeira fase do estágio, a qual consistiu na recolha de dados sobre o processo de funcionamento de todos os entrepostos do centro de distribuição da Maia (PBS, PBL, TC, Congelados) e das lojas em estudo (Bagga, Go Natural e Meu Super) com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e possíveis ganhos com a implementação de alterações de layout, nos entrepostos de temperatura ambiente e temperatura controlada. Mais adiante descrevem-se e justificam-se as várias propostas estudadas com po tencial para responderem às oportunidades de melhoria identificadas. Relata-se ainda a reorganização do layout e a implementação de pequenas melhorias identificadas relativas aos casos em que o ambiente organizacional o permitiu. Por fim, é efetuada uma reflexão sobre o trabalho realizado, sendo apresentadas algumas sugestões de melhoria e uma breve apresentação dos resultados obtidos ou que se espera alcançar após a implementação das medidas propostas e ainda não postas em prática.
- Do surto à Comunidade. Intervenções do EEESMP à pessoa com primeiro surto psicóticoPublication . Ribeiro, Irene; Ramos, LinoO presente relatório pretende demonstrar o processo de desenvolvimento de competências de EEESMP, especialmente ao longo do estágio final do Curso de Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialização de ESMP. Para o efeito, após descrito o contexto de realização de estágio, foi identificada uma problemática e produzida uma resposta especializada de ESMP. O primeiro surto psicótico é um momento de intensa angústia e necessidade de adaptação por parte da pessoa a uma nova realidade e a um projeto terapêutico. Este momento de transição que se inicia com os primeiros sintomas e que continua no regresso ao domicílio após a alta implica uma atenção especializada por parte dos profissionais de saúde e o EEESMP, no âmbito das suas competências é o profissional que tem as ferramentas necessárias, no contexto da intervenção multidisciplinar, para garantir uma verdadeira continuidade de cuidados. Assim, não existindo no contexto de estágio final uma resposta especializada para esta população, surgiu a necessidade de construir uma consulta de ESMP, dentro do hospital, para garantir a continuidade de cuidados, não prejudicando a relação terapêutica iniciada em interna-mento e assistindo a pessoa a adaptar-se às novas exigências de papel. O planeamento desta consulta foi alicerçado na evidência através de uma revisão scoping da literatura. Durante todo este percurso fomos desenvolvendo competências de EEESMP que foram aqui relatadas.
- Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da ComplexidadePublication . Fialho, Carlos José Evangelista Silva; Rkibi, TawfiqEsta dissertação de mestrado tem como principal objetivo elaborar um modelo de delineação da estratégica empresarial sob o prisma da Teoria da Complexidade, para posterior verificação da sua adequação a uma empresa do setor das telecomunicações. Nesse sentido, a introdução refere que o estudo e a estratégia de uma empresa deverá ser sempre o todo e as partes, e, portanto, nem só o todo, nem só as partes. A problemática reside no facto de muitas das empresas atualmente continuarem a aplicar modelos desenvolvidos em épocas distintas da atual, e, portanto, com influência nos resultados. Deste modo a proposta de efetuar o processo de análise, decisão e implementação da estratégia empresarial sob o prisma da Teoria da Complexidade afigura-se pertinente, pois ela aplica-se a sistemas complexos. Para tal foi verificado como as empresas podem ser consideradas sistemas complexos e adaptativos, para posteriormente aferir da pertinência e mais-valia da aplicação da Teoria da Complexidade à estratégia empresarial. Nesse sentido foi elaborado com base na revisão de literatura um modelo próprio de análise, decisão e implementação da estratégia com base na Teoria da Complexidade. A metodologia de estudo é qualitativa, consubstanciando a mesma num estudo de caso na empresa Altice Portugal por via de entrevistas ao Presidente Executivo e à Diretora de Recursos Humanos. Concluo que a Teoria da Complexidade é passível de ser aplicada às empresas, que a sua aplicação à estratégia empresarial, apresenta vantagens face aos modelos tradicionais e que a Altice Portugal incorpora maioritariamente os princípios/conceitos da Teoria da Complexidade.