Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-09"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Brincar na NaturezaPublication . Ventura, Magda; Mestre, AméliaO presente trabalho, na linha de investigação realizada, a respeito da temática do brincar em espaços naturais, procura saber como e de que forma instituições do meio urbano contemplam nos seus ideários e projetos educativos, brincar na Natureza e quais as oportunidades que as crianças têm de se desenvolverem em estreita harmonia com a Natureza em educação Pré-Escolar. De acordo com Prisk (2019), L’Ecuyer (2016), Moss (2012) e Neto (2020), de entre outros autores, concordam que a Natureza tem efeitos benéficos para a saúde, aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para concretizarmos os objetivos do estudo optámos por uma abordagem de investigação qualitativa na tipologia de estudo exploratório. Enveredámos por um percurso até agora pouco utilizado neste tipo de investigações, recorremos à recolha de dados através da consulta dos sites dos Jardins de Infância, colocados on line e recorremos à análise de conteúdo direcionada pelos objetivos que delineámos. Conforme retrata a literatura, brincar ainda não é muito valorizado pelas instituições como forma de aprendizagem, citando Bento (2016) e similarmente Santos (2010), brincar, ainda, é visto como forma de libertar energia e “esticar as pernas”. Os resultados, sugerem que as instituições priorizam atividades estruturadas e em espaços fechados. Todavia, algumas instituições, em meio urbano, tendem a alterar essa realidade proporcionando atividades em harmonia com a Natureza. Pelo impacto positivo no desenvolvimento das crianças desejamos que esse seja um desafio a ser equacionado e incluído no currículo da educação pré-escolar.
- Plano de marketing do cowork - Building ConnectionsPublication . Romão, Débora da Fonseca; Neves, CidáliaExiste um aumento de procura, em todo o mundo, relativo a escritórios partilhados, os espaços de cowork são variados, uns mais formais, outros mais criativos, mas a verdade é que o conceito do trabalho apresenta-se em mudança, sobre tudo neste período tão marcante nas nossas vidas, no combate a COVID-19. As pessoas, cada vez mais procuram este tipo de espaços onde conseguem praticar a atividade profissional, mas não só, pois existe uma maior preocupação na possibilidade de estabelecer uma rede de contactos profissionais de áreas distintas como também procuram conciliar o lazer e a descontração. Com a realização desta investigação, pretende-se a elaboração de um Plano de Marketing para o cowork – Building Connections. Este plano tem como um dos principais objetivos fomentar a notoriedade da marca e aumentar a faturação num período de dois anos. O enquadramento teórico exibe numa primeira parte o conceito referente a economia partilhada e ao espaço de cowork. Segue-se a temática do Marketing de serviços e ao plano de Marketing. Tendo por base a problemática desta investigação, foi adotada como metodologia de investigação uma abordagem mista para tal foi necessário a elaboração de uma entrevistas a coworkers e ao staff/ceo de espaços de cowork. Consta-se que também foram realizados dois inquéritos por questionário, o primeiro direcionado para os coworkers e o segundo a estudante, trabalhadores por conta própria e trabalhadores independentes.
- Serão as crianças/jovens os condutores do futuro? Da sustentabilidade ambiental à industria automóvelPublication . Ferreira, Joana Sofia Fonseca; Gomes, SandraO objetivo principal desta investigação passa por perceber a relação entre a consciencialização das crianças/jovens com a problemática da sustentabilidade ambiental e a intenção futura de utilização de automóvel pelas mesmas e pelos seus Encarregados de Educação. Num primeiro momento será utilizada uma técnica quantitativa com recurso a um inquérito por questionário realizado online, do qual resulta uma amostra reduzida de 35 inquiridos (35 crianças/jovens e os seus respetivos encarregados de educação). Por esta razão, foi necessário recorrer à formulação de 2 entrevistas (técnica qualitativa) de forma a aprofundar os resultados. Para tal, foram selecionados 8 inquiridos a partir da amostra resultante do inquérito primeiramente realizado, 4 crianças/jovens e os seus respetivos encarregados de educação. Após a análise e discussão dos resultados foram identificadas algumas lacunas no conhecimento das crianças/jovens mais novas sobre a problemática da sustentabilidade ambiental. Confirmou-se, que para as crianças/jovens a principal fonte de aquisição de conhecimento são as instituições de ensino e que a Indústria Automóvel é uma das principais perturbadoras da sustentabilidade ambiental. De acordo com os dados, quanto mais velha é a criança/jovem maior é o seu papel na consciencialização dos seus encarregados de educação. Contudo, é importante salientar que o papel de consciencialização dos encarregados de educação parece ser mais importante nas idades mais novas das suas crianças/jovens. De facto, a utilização de automóvel continua a ter um papel bastante relevante nas deslocações do dia a dia tanto para as crianças/jovens como para os seus encarregados de educação e desta forma prevê-se a continuação futura do automóvel nos momentos de deslocação para a escola e trabalho, respetivamente. A principal limitação à investigação deveu-se à situação de pandemia vivida em Portugal e no mundo, o que impossibilitou a recolha dos dados pessoalmente, fator relevante quando se trata de inquirir crianças/jovens, o que resultou num número de inquiridos mais reduzido e ainda uma recolha dos dados, por entrevista, menos rica devido ao entrave associado a entrevistas por telefone. Ainda assim, a investigação acrescenta valor à literatura existente, já que apenas foram encontrados estudos fora de Portugal sobre a consciencialização das crianças/jovens com a problemática da sustentabilidade ambiental, a influência sobre os encarregados de educação e a intenção futura de utilização de automóvel. O que acaba por se traduzir em contributos importantes tanto para a sociedade como para a Indústria Automóvel.
- A influência da criação de conteúdo em redes sociais na aquisição de clientes B2BPublication . Figueiredo, João Paulo Ferreira; Menezes, KarlaAs evoluções tecnológicas que se têm vivenciado nos últimos anos, nomeadamente com a crescente e abundante utilização e influência das redes sociais, levaram a uma facilidade e rapidez de acesso à informação. Atualmente, qualquer pessoa é capaz de obter a informação que deseja num breve espaço de tempo, além de que está a um clique de distância de conhecer opiniões alheias acerca de qualquer tema. As pessoas já não querem ser interrompidas por publicidade, criando-se, assim, um efeito negativo quando tal acontece. Vivemos numa era em que as pessoas preferem companhia, de forma a ter a possibilidade de aceder a qualquer tipo de conteúdo quando o desejarem. Neste sentido, as marcas têm atribuído cada vez mais importância ao Marketing de conteúdo. Este estudo de caso da Samsys, baseado na experiência de estágio curricular, tem como objetivo perceber e analisar se o conteúdo que é criado pela marca nas suas redes sociais tem influência na aquisição de novos clientes, em contexto Business-to-Business. Neste sentido, procedeu-se a uma triangulação de dados com recurso a uma entrevista semiestruturada ao responsável pela criação de conteúdo da Samsys, uma observação participante nas redes sociais da marca e um inquérito por questionário ao público-alvo representado por 149 inquiridos. Assim, este estudo permitiu aprofundar os conhecimentos acerca do público-alvo da Samsys, nomeadamente a nível de hábitos de pesquisa e de preferências relativamente às redes sociais e ao conteúdo, assim como se verificou que, para este estudo de caso, existe efetivamente influência entre a criação de conteúdo nas redes sociais e a aquisição de novos clientes no mercado Business-to-Business.
- Estratégia de marketing digital para a marca de luxo: Emotional objectsPublication . Macedo, Gisela Castro; Menezes, KarlaAo longo do estágio curricular realizado na empresa Emotional Objects foi possível detetar que a marca não possuía uma estratégia de marketing digital, sobretudo uma estratégia digital que estivesse adequada ao posicionamento que a mesma ambicionava, de uma marca de luxo. A era digital está mais presente que nunca, e uma estratégia de marketing digital é o meio mais eficiente para alcançar potenciais consumidores no mercado atual. Desta forma o presente relatório de estágio tem como objetivo delinear uma estratégia digital para a marca Emotional Objects. Para atingir este objetivo foi realizada uma revisão da literatura com foco em dois tópicos principais, as marcas de luxo e o marketing digital. Neste relatório foi aplicada uma metodologia qualitativa sustentada pela utilização da técnica de netnografia. Foram analisadas extensivamente ao nível digital dezasseis marcas de sucesso na indústria do mobiliário de luxo. Este estudo ambiciona contribuir para o campo de conhecimento do marketing digital, aplicado ao mercado de mobiliário de luxo, fornecendo um entendimento sobre a eficácia de uma estratégia digital nas marcas de mobiliário de luxo.
- Gestão estratégica de marcas Born Global: Estudos de caso nos sectores do calçado e do vestuário portuguesesPublication . Santoalha, Isabel Maria Moura Guimarães; Santos, FernandoCom a crescente globalização de mercados e vasta oferta de marcas, é mais importante do que nunca delinear uma estratégia de sucesso, aplicada ao contexto global, na construção de marcas que competem a nível internacional. Com esta investigação pretende-se compreender as estratégias de gestão de marca adoptadas por marcas Born Global portuguesas, que pertençam aos sectores do calçado e do vestuário. Estes são sectores-chave em Portugal, que competem a nível global. Nesse sentido, foram seleccionados três estudos de caso de marcas portuguesas. Adoptou-se uma metodologia qualitativa e realizaram-se entrevistas aos gestores das marcas e análise documental. Com os resultados obtidos conseguiu-se compreender que são marcas nascidas online, que investem na presença digital como meio de comunicação de proximidade e de venda directa aos consumidores. A criação de marca própria é parte essencial na estratégia das Born Global. São empresas com grande agilidade organizacional e flexibilidade. O know-how de produção aparece como fundamental na conquista de um posicionamento competitivo.
- O impacto da fidelização contratual dos sócios na lealdade expressa pela recomendação do ginásio a amigosPublication . Campos, Joana Nicole Martins; Salomão, MiriamAs altas taxas de abandono e cancelamento dos sócios nos ginásios tem sido uma problemática constante na gestão dos Health Clubs. Os ginásios vêm-se obrigados a adotar estratégias de angariação e retenção de clientes, por forma a garantirem o sustento da sua atividade. As barreiras à mudança, particularmente, a fidelização contratual dos sócios ao ginásio, tem sido um dos meios mais utilizados pelos prestadores de serviços fitness, para atingirem esses objetivos. No entanto, o estabelecimento de um contrato, nem sempre é a forma mais eficaz e eficiente na arrecadação e retenção de clientes. Uma retenção contratual, poderá esconder insatisfações dos sócios e até mesmo contribuir para que os clientes divulguem uma experiência negativa da organização, afetando a opinião de futuros clientes. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o impacto da fidelização contratual na lealdade expressa pela recomendação do ginásio a um amigo. De modo a analisar a questão de investigação, foi adotada a metodologia quantitativa, baseada na recolha de dados por inquérito, que resultou em 262 questionários, divididos entre 128 sócios fidelizados e 134 não fidelizados ao ginásio. Os dados analisados revelam que a fidelização contratual apenas tem impacto negativo na satisfação dos sócios ao ginásio (sócios fidelizados revelam uma satisfação inferior aos sócios não fidelizados), e não na sua confiança nem no compromisso. Os dados permitiram concluir que a satisfação, confiança e o compromisso levam as pessoas a fazerem Word of Mouth positivo, mas baixos níveis destes indicadores levam os sócios a fazerem Word of Mouth negativo. Confirma-se ainda que a fidelização contratual não está relacionada à indicação ou não a um amigo e a perceção das barreiras de mudança, para os sócios com contrato de fidelização, impactam negativamente a indicação da experiência de um sócio a um amigo.