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Abstract(s)
Com a crescente globalização de mercados e vasta oferta de marcas, é mais importante do que nunca delinear uma estratégia de sucesso, aplicada ao contexto global, na construção de marcas que competem a nível internacional.
Com esta investigação pretende-se compreender as estratégias de gestão de marca adoptadas por marcas Born Global portuguesas, que pertençam aos sectores do calçado e do vestuário. Estes são sectores-chave em Portugal, que competem a nível global.
Nesse sentido, foram seleccionados três estudos de caso de marcas portuguesas. Adoptou-se uma metodologia qualitativa e realizaram-se entrevistas aos gestores das marcas e análise documental.
Com os resultados obtidos conseguiu-se compreender que são marcas nascidas online, que investem na presença digital como meio de comunicação de proximidade e de venda directa aos consumidores. A criação de marca própria é parte essencial na estratégia das Born Global. São empresas com grande agilidade organizacional e flexibilidade. O know-how de produção aparece como fundamental na conquista de um posicionamento competitivo.
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Keywords
Born global Gestão estratégica Gestão de marca Internacionalização