Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gestão estratégica de marcas Born Global: Estudos de caso nos sectores do calçado e do vestuário portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
isabel_santoalha.pdf1.45 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com a crescente globalização de mercados e vasta oferta de marcas, é mais importante do que nunca delinear uma estratégia de sucesso, aplicada ao contexto global, na construção de marcas que competem a nível internacional. Com esta investigação pretende-se compreender as estratégias de gestão de marca adoptadas por marcas Born Global portuguesas, que pertençam aos sectores do calçado e do vestuário. Estes são sectores-chave em Portugal, que competem a nível global. Nesse sentido, foram seleccionados três estudos de caso de marcas portuguesas. Adoptou-se uma metodologia qualitativa e realizaram-se entrevistas aos gestores das marcas e análise documental. Com os resultados obtidos conseguiu-se compreender que são marcas nascidas online, que investem na presença digital como meio de comunicação de proximidade e de venda directa aos consumidores. A criação de marca própria é parte essencial na estratégia das Born Global. São empresas com grande agilidade organizacional e flexibilidade. O know-how de produção aparece como fundamental na conquista de um posicionamento competitivo.

Description

Keywords

Born global Gestão estratégica Gestão de marca Internacionalização

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License