Repository logo
 
Publication

Gestão estratégica de marcas Born Global: Estudos de caso nos sectores do calçado e do vestuário portugueses

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Fernando
dc.contributor.authorSantoalha, Isabel Maria Moura Guimarães
dc.date.accessioned2021-04-29T10:59:44Z
dc.date.available2022-04-11T00:30:24Z
dc.date.issued2021-04-09
dc.description.abstractCom a crescente globalização de mercados e vasta oferta de marcas, é mais importante do que nunca delinear uma estratégia de sucesso, aplicada ao contexto global, na construção de marcas que competem a nível internacional. Com esta investigação pretende-se compreender as estratégias de gestão de marca adoptadas por marcas Born Global portuguesas, que pertençam aos sectores do calçado e do vestuário. Estes são sectores-chave em Portugal, que competem a nível global. Nesse sentido, foram seleccionados três estudos de caso de marcas portuguesas. Adoptou-se uma metodologia qualitativa e realizaram-se entrevistas aos gestores das marcas e análise documental. Com os resultados obtidos conseguiu-se compreender que são marcas nascidas online, que investem na presença digital como meio de comunicação de proximidade e de venda directa aos consumidores. A criação de marca própria é parte essencial na estratégia das Born Global. São empresas com grande agilidade organizacional e flexibilidade. O know-how de produção aparece como fundamental na conquista de um posicionamento competitivo.pt_PT
dc.identifier.tid202710017pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36336
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBorn globalpt_PT
dc.subjectGestão estratégicapt_PT
dc.subjectGestão de marcapt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.titleGestão estratégica de marcas Born Global: Estudos de caso nos sectores do calçado e do vestuário portuguesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
isabel_santoalha.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format