Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-04"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Estudo e validação industrial de novos parâmetros de cura e utilização de atmosfera modificada em embalagem de queijo fatiadoPublication . Silva, Vanessa Almeida; Pereira, Carlos José DiasO estudo e validação de novos parâmetros de cura e utilização de atmosfera modificada em embalagem de queijo fatiado, com recurso à instalação de um sistema de arrefecimento e a uma nova câmara de cura, tiveram como principal motivação a necessidade de reduzir o tempo de maturação do queijo em câmara de cura e, consequentemente, dispor de mais espaço livre, aumentando a capacidade de produção, mantendo, contudo, a qualidade e segurança do produto final. Deste modo, foram realizados ensaios que permitiram concluir que é possível fatiar o queijo com 4 a 5 dias de maturação em câmara e que, uma vez que não há diferenças significativas entre as diferentes temperaturas (do queijo) testadas aquando do fatiamento, não é necessário estabelecer temperaturas de referência. Também foi possível concluir que o desempenho da nova câmara é idêntico ao da antiga câmara, contudo, a nova câmara necessitará de ser alvo de melhorias. No que diz respeito ao produto final, após terem sido efetuadas todas as alterações, incluindo o fatiamento ao 4º ou 5º dia, este mantém a sua qualidade. Por último, quanto à atmosfera modificada, os valores manter-se-ão iguais aos valores adotados atualmente pela empresa.
- Fidelização de clientes através de aplicações móveis: caso de estudo da REPSOL PortuguesaPublication . Rosa, Mafalda Sofia Batarda Caldeira; Redondo, EduardoEsta investigação tem como objeto de estudo analisar de que forma as aplicações móveis contribuem para a fidelização de clientes das empresas. O principal objetivo é analisar quais são as funcionalidades mais valorizadas na perspetiva dos consumidores ao utilizar uma aplicação móvel, e compreender o nível de satisfação e lealdade. Deste modo é possível abordar os benefícios da utilização das aplicações móveis para os programas de fidelização das empresas. No decorrer dos anos, tem-se vivido uma era de transformação digital, onde o marketing digital está presente e tem provocado várias mudanças ao nível da tecnologia digital, o que origina por parte das organizações a conveniência de acompanhar as necessidades dos clientes, dando-lhes a oportunidade de terem novas experiências nos smartphones através das aplicações móveis. Agora as organizações não só sentem necessidade de estarem presentes nestas ferramentas digitais, como também sentem que as mesmas são um aliado para a própria organização. O método utilizado para a realização desta investigação será o estudo de caso, pretendendo-se recorrer a esta metodologia especificamente no contexto das empresas dos combustíveis. Nesse sentido, foi escolhida a Repsol, que demonstra estar a acompanhar esta transformação digital através da utilização de uma aplicação móvel para complemento do seu programa de fidelização. Espera-se com o resultado desta investigação compreender como a utilização das aplicações móveis valoriza a marca e fideliza os clientes, mantendo-os constantemente atualizados neste mundo da tecnologia.
- Impacto da credibilidade dos influenciadores Fitness portugueses na intenção de compra dos seus seguidoresPublication . Tomás, Fábio Emanuel Letra; Soares, Raquel; Herter, MárciaEste estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as alterações no comportamento dos consumidores quando expostos a conteúdo publicado no Instagram proveniente de personal trainers certificados ou influenciadores fitness e se a perceção de credibilidade é o mecanismo que explica estas relações. Outro dos objetivos é testar se o número de seguidores tem um efeito moderador nas relações acima descritas. Participaram neste estudo 212 indivíduos. A estes indivíduos foram apresentados 4 cenários distintos (influenciador fitness com muitos seguidores, influenciador fitness com poucos seguidores, personal trainer com muitos seguidores e personal trainer com poucos seguidores), tanto para os participantes do género feminino como para os participantes do género masculino. Os resultados indicam-nos que a recomendação de um personal trainer certificado (versus influenciador fitness) no Instagram não tem um efeito significativo na intenção de compra de produtos fitness, nos níveis de engagement e na intenção de prática de exercício físico. Não se comprovou o efeito mediador assim como não se comprovou o efeito moderador.
- A Gestão de Conhecimento em Teletrabalho e a sua influência na InovaçãoPublication . Montes Patão, Cláudia Alexandra; Dias, ÁlvaroA importância da inovação nas organizações dá-se pelo facto de ser um determinante para gerar competitividade, e permite a consolidação das empresas inseridas nos vários mercados, visto que a atual sociedade de inovação é percecionada como forma de conhecimento e de oportunidades de trabalho (Schumpeter, 1934). Este é um tema que sofre de lacunas na investigação. Assim, surge a necessidade de analisar a relação da Gestão de Conhecimento, em contexto de teletrabalho, e como esta influencia a inovação das organizações. Através de um estudo quantitativo, por meio de inquérito por questionário a uma amostra de 115 indivíduos, analisamos a relação de causalidade das variáveis de acordo com o modelo concetual elaborado, e testado com recurso ao software SmartPLS3. Assim, e perante as hipóteses colocadas para a elaboração deste estudo, a análise das mesmas permitem-nos confirmar a importância dada à prática de determinadas fases do processo de Gestão de Conhecimento em ambiente de teletrabalho, e como estes constructos, individualmente e em conjunto, influenciam a inovação organizacional, uns com maior influência que outros, como é o caso do importante e impacante papel da assimilação de conhecimento como efeito mediador sobre as restantes etapas do processo de gestão de conhecimento (aquisição, exploração e partilha de conhecimento). As hipóteses revelam, ainda, o quão fundamental é uma organização possuir uma cultura organizacional favorável, que promova a comunicação e a união, para que todas as outras práticas sejam bem-sucedidas em contexto empresarial, e como o teletrabalho é, efetivamente, uma prática com tendência crescente no decorrer do tempo.
- Sustentabilidade no Ramo Automóvel de Ligeiros em PortugalPublication . Torres Cruz Ferreira, Mafalda Howell; Sarmento, EduardoA sustentabilidade é um dos temas que mais tem vindo a ser debatido, ao longo dos últimos tempos, pela necessidade do ser humano pensar cada vez mais no meio ambiente e em tudo o que o rodeia. Esta dissertação tem por base um estudo que pretende realçar a consciencialização de que os consumidores têm vindo a ganhar no que diz respeito ao tema acima referido. Para além disto é ainda referido todo o processo de decisão de compra e a forma como a noção de sustentabilidade interfere no mesmo. Para que este estudo fosse feito da forma mais verosímil possível foi realizado um questionário a uma amostra de 320 indivíduos, sendo que se chegou à conclusão de que a perceção de sustentabilidade está dependente da classe etária, bem como do nível económico apresentado por esses mesmos indivíduos.
- A Liderança como fator MotivacionalPublication . Nascimento Bento, André; Dias, ÁlvaroO foco da investigação é na importância que a performance dos colaboradores tem na vida empresarial, ainda para mais num mundo organizacional cada vez mais competitivo e dinâmico, de que forma uma liderança bem aplicada pode ser bem-sucedida no aumento da motivação e compromisso dos colaboradores e consequentemente melhorar resultados operacionais e financeiros. O modelo aplicado é o da Inteligência Emocional por Daniel Goleman, muitos estudos vêm a demonstrar um aumento na importância e significância na aplicação deste modelo em líderes organizacionais, estes líderes são capazes de uma melhor gestão dos recursos humanos tendo sempre em vista as metas e objetivos da organização. Um líder com elevados níveis de Inteligência Emocional caracteriza-se por possuir uma série de capacidades que o permitem tomar decisões conscientes, rápidas e adequadas, estas características são Auto-Regulação, Auto-Motivação, Social Skills, Empatia, Auto-Consciência. Para o estudo desta tese foi efetuado um questionário com um total de 49 perguntas a 59 indivíduos, após análise dos resultados obtidos foi possível evidenciar uma correlação positiva entre líderes que apresentaram bons resultados ao nível da IE com trabalhadores mais motivados e com maiores níveis de satisfação. Foi possível identificar que líderes com capacidade de regular melhor as suas emoções, entender melhor as emoções dos outros e se exprimir da forma mais correta são capazes de criar uma relação mais próxima entre o trabalhador e a própria organização alinhando os seus propósitos. Estas foram as principais características identificadas na personalidade de um líder com IE. O presente estudo além de corroborar partes da literatura, complementa-as de igual forma com o intuito de poder ser utilizado como uma ferramenta de estudo e auxílio no papel dos líderes e para a gestão.
