Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Gestão de Conhecimento em Teletrabalho e a sua influência na Inovação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de Mestrado - Cláudia Patão.pdf1.17 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A importância da inovação nas organizações dá-se pelo facto de ser um determinante para gerar competitividade, e permite a consolidação das empresas inseridas nos vários mercados, visto que a atual sociedade de inovação é percecionada como forma de conhecimento e de oportunidades de trabalho (Schumpeter, 1934). Este é um tema que sofre de lacunas na investigação. Assim, surge a necessidade de analisar a relação da Gestão de Conhecimento, em contexto de teletrabalho, e como esta influencia a inovação das organizações. Através de um estudo quantitativo, por meio de inquérito por questionário a uma amostra de 115 indivíduos, analisamos a relação de causalidade das variáveis de acordo com o modelo concetual elaborado, e testado com recurso ao software SmartPLS3. Assim, e perante as hipóteses colocadas para a elaboração deste estudo, a análise das mesmas permitem-nos confirmar a importância dada à prática de determinadas fases do processo de Gestão de Conhecimento em ambiente de teletrabalho, e como estes constructos, individualmente e em conjunto, influenciam a inovação organizacional, uns com maior influência que outros, como é o caso do importante e impacante papel da assimilação de conhecimento como efeito mediador sobre as restantes etapas do processo de gestão de conhecimento (aquisição, exploração e partilha de conhecimento). As hipóteses revelam, ainda, o quão fundamental é uma organização possuir uma cultura organizacional favorável, que promova a comunicação e a união, para que todas as outras práticas sejam bem-sucedidas em contexto empresarial, e como o teletrabalho é, efetivamente, uma prática com tendência crescente no decorrer do tempo.

Description

Keywords

Teletrabalho Gestão de Conhecimento Inovação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue