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- Os efeitos da diversidade de género do conselho de administração no desempenho das caixas de crédito agrícolasPublication . Cruz, Luis MIguel de Almeida Marques da; Oliveira, Paulo José Duarte deA temática do Corporate Governance é relativamente recente, contudo o conceito associado a este tema já remonta a alguns anos, tendo o ponto de partida sido gerado pela relação entre a propriedade e a gestão, sendo atualmente é definido por um conjunto de boas práticas que definem como uma empresa deve ser gerida e controlada, tendo como objetivo a melhoria do seu desempenho. A generalidade das Caixas Agrícolas adotou como modelo de Corporate Governance , o modelo latino, que é constituido por 3 orgãos, a Assembleia Geral, o Conselho de Administração e Conselho Fiscal, caso inclua Revisor Oficial de Contas. Este trabalho irá versar sobre um aspeto muito particular Corporate Governance, o conselho de administração , nomeadamente a sua constituição . A diversidade de género encontra-se na agenda política e social , existindo uma pressão para a efetividade de igualdade de oportunidades para homens e mulheres,como consequência, verifica-se um gradual aumento da presença do género feminino nos conselhos de administração, contudo, a realidade ainda nos mostra que tradicionalmente o papel de gestor encontra-se reservado ao género masculino. Assiste-se a um esforço europeu no sentido de diminuir a desigualdade de género, de modo a garantir que 40% dos cargos de administração não executivos das empresas cotadas sejam preenchidas por mulheres até 2020. Também se tem assistido a esta evolução no SICAM, embora sendo ainda em número reduzido, a representatividade das mulheres nos conselhos de administração entre 2014 e 2018 duplicou.No contexto atual , tornou-se pertinente estudara realidade do Crédito agrícola, num momento em que também neste domínio se assiste a uma transformação , com a entrada das mais mulheres para conselhos de administração das Caixas de Crédito Agrícolas.Este trabalho terá como objetivo perceber se existe alguma diferença em termos de desempenho, nomeadamente, na rentabilidade e no risco, entre caixas com diversidade de género na composição do Conselho de administração e as caixas sem diversidade de género. O resultado do estudo indica alguma influência da diversidade de género do conselho de administração no desempenho das Caixas Agrícolas, não é absoluto que o seja em toda a sua dimensão.
- Acupuncture and expression of neurotransmitters in temporomandibular disorders: systematic reviewPublication . Vilela, Maria Cristina; Ramos, Carina; Silva, Hilton JustinoTemporomandibular disorders (TMD) is a common condition of chronic orofacial pain. Acupuncture is a therapeutic method of traditional Chinese medicine (TCM) and some studies to get understand the mechanisms of action and molecular basis involved in this approach therapeutic. We propose to verify in the current literature on the integration of neurotransmitters expression in treat temporomandibular joint disorders by acupuncture in adulthood. A predefined protocol was used and registered on PROSPERO. This qualitative review of the literature analysed international scientific publications in several databases that used the following keywords: Temporomandibular Joint Disorders OR Acupuncture OR Neurotransmitter. Then, in the study selection phase, the eligible texts were read in full to determine their final inclusion or exclusion. The pre-established selection criteria in the protocol determined the inclusion or exclusion of studies during the selection phase. Although to know the diverse effects of acupuncture are intrinsically linked at the cellular and molecular level there is not yet any paper about this in adulthood, but there is a publication about the relationship between TMD and Acupuncture Treatment. There are no studies in the literature that correlate the temporomandibular disorders, acupuncture therapy and neurotransmitters in humans.
- Projeto de equipamentos de automação dedicados à produção industrialPublication . Pereira, Ricardo Filipe Silveiro Dias; Silva, Marco José da; Santos, Frederico MiguelEste documento descreve o trabalho realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, na empresa Coelho & Cortesão, Lda. O estágio foi orientado à conceção de novos equipamentos de forma a otimizar sistemas na área da produção industrial. Neste âmbito, foi realizado o estudo e descrição técnica de alguns equipamentos de automação, com vista à otimização de funcionamento. Os trabalhos desenvolvidos tiveram um cariz maioritariamente prático e foram focados na conceção de projetos elétricos e na programação de hardware e software necessário para a implementação física das máquinas. Do conjunto de projetos com participação no desenvolvimento e implementação em obra, foram selecionados os 3 mais representativos, onde foram executadas algumas funções e serviços: • Sistema automático de transporte de caixas – Execução do esquema elétrico, montagem da máquina e participação na fase de testes de todos os equipamentos. Foram também realizadas algumas alterações de código no sistema de controlo da máquina; • Sistema semiautomático de formadora – Foram executadas tarefas idênticas às do sistema anterior, para além do esquema pneumático e programação de um HMI com sistema SCADA; • Sistema de transporte de vagões – Recondicionamento do equipamento através do desenvolvimento de uma interface HMI e implementação de um sistema de supervisão e controlo SCADA. Todas as funções e serviços resultaram num trabalho com aprendizagem contínua, através do manuseamento de equipamentos e software distintos dos usados em ambiente escolar, resultando num conjunto extra de conhecimentos adquiridos e experiência profissional na área de automação industrial.
- Otimização do processo One Person OperationPublication . Ribeiro, Francisco Sousa; Farinha, José Manuel TorresO presente relatório visa expor toda a experiência de estágio, que decorreu entre o período de fevereiro e de setembro do presente ano, no âmbito do estágio curricular do Curso de Mestrado em Engenheira e Gestão Industrial, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). A experiência de estágio decorreu na empresa Continental Mabor S.A., situada na cidade de Vila Nova de Famalicão; dentro da empresa, o estágio desenvolveu-se no Departamento de Apoio ao Trabalhador (DATP). A empresa adquiriu em outubro de 2019 um novo módulo “especial” com o objetivo de reduzir um operador por equipamento, isto é, passar de dois operadores para apenas um por equipamento (One Person Operation, OPO). Inicialmente, o meu trabalho centrou-se na observação da movimentação do operador, no registo de tempos de trabalho, bem como falhas cometidas e intervenções por si realizadas, além do registo de avarias da máquina. Um dos principais objetivos deste trabalho tinha que ver com a apresentação de soluções e propostas que contribuíssem para a otimização dos tempos de trabalho da máquina bem como dos processos produtivos. No início do período de estágio, a empresa acolhedora estabeleceu como objetivo a produção de 300 pneus por turno, ou seja, um total de 900 pneus por dia. Inicialmente, nos primeiros meses, os objetivos estabelecidos ficaram muito aquém do expectável. Ao longo dos meses e, sobretudo a partir de fevereiro de 2020, a evolução da produção foi assumindo patamares mais satisfatórios, cada vez mais próximos do objetivo pretendido. Os meses de março, abril, agosto e setembro corresponderam a valores acima do objetivo inicial estabelecido. Em jeito de conclusão e, de um modo geral, os objetivos traçados para o estágio foram alcançados, quer os pessoais quer os da empresa, conseguindo-se otimizar a produção e o tempo para a sua realização.
- An Integrated Thermal-Electrical Model for Simulations of Battery Behavior in CubeSatsPublication . Martínez Vega, Sara; Morsch Filho, Edemar; Seman, Laio Oriel; Bezerra, Eduardo; Nicolau, Vicente De Paulo; GARCIA, RAUL; LEITHARDT, VALDERI
- O design de objetos lúdico-pedagógicos para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) em idade pré-escolarPublication . Mimoso, Inês; Barbosa, LucianaA presente dissertação trata-se de uma investigação teórico-prática na área do design de produto, que visa a criação de objetos lúdico-pedagógicos para crianças com Perturbações de Espectro do Autismo (PEA) em idade pré-escolar. Pretende-se reunir a informação necessária para a compreensão da patologia e das necessidades destes indivíduos, criando assim uma base de dados que poderá servir de auxílio a outros designers que queiram criar mais ferramentas e objetos para estas crianças e jovens. A pesquisa foi orientada para se proporcionar uma confrontação da informação teórica com a informação obtida junto dos utilizadores e especialistas, nomeadamente pais, cuidadores, terapeutas, designers, professores, psicólogos e médicos, garantindo assim a precisão e o alinhamento das necessidades e da solução final. A Perturbação do Espectro do Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se caracteriza pela presença de défices ao nível da comunicação, interação social, comportamentos e interesses restritivos e repetitivos. A falta de respostas, essenciais para se compreender na totalidade esta patologia, aliada à escassez de recursos dirigidos e eficazes faz com que a sociedade se questione cada vez mais e que o interesse sobre esta patologia se mantenha aceso. Com cada vez mais diagnósticos de PEA é impreterível oferecer a esta população objetos e intervenções que promovam a sua independência, ou seja que diminuam a necessidade de apoio dos seus cuidadores. Não existirá, à partida, uma ferramenta única capaz de resolver a pluralidade de características, no entanto, o design de produto pode funcionar como criador de pequenas ferramentas que, em conjunto, irão responder às necessidades comportamentais e emocionais associadas à patologia. O design de produto pode, então, fazer a ponte de ligação entre o utilizador, as suas necessidades e um produto ou serviço, acabando por desempenhar um papel fundamental na vida destas crianças e adultos, e na criação de objetos que possam auxiliar a sua integração na sociedade e nas suas atividades diárias. Neste trabalho são propostas duas soluções que visam a aprendizagem e o desenvolvimento destas crianças. Num primeiro conceito, foi idealizado um espaço de aprendizagem seguro e com carga de estímulos reduzida que potencia a aquisição de conhecimentos. Num segundo conceito, a antevisão e previsão das atividades e rotinas destas crianças foi facilitada através da criação de um dispositivo eletrónico portátil.
- Redes sociais como facilitador de prestação dos serviços públicos: caso do Instituto dos Registos e do NotariadoPublication . Pereira, Margarida Cardoso Inácio Almeida; Matos, José PedroO grande desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e a respetiva evolução da Internet geraram grandes modificações nas sociedades modernas e no respetivo comportamento dos cidadãos. Cada vez mais o uso da Internet, das redes sociais, aplicações móveis e outros formatos de comunicação estão presente diariamente, em cada momento, na vida de milhões de pessoas, sendo que estas ferramentas, hoje em dia, já se tornaram indispensáveis no quotidiano das empresas e na sua comunicação com os clientes. Com base nesta “realidade”, torna-se assim necessário que também o setor público adapte a sua atividade a esta era digital. Nos últimos cinco anos, tem-se vindo a verificar a tendência pela modernização do setor público, na adaptação e integração das tecnologias digitais e no acompanhamento das alterações do comportamento do consumidor atual, como forma de alcançar um melhor relacionamento e uma comunicação mais eficaz com o cidadão. A adaptação a esta nova realidade e a utilização de ferramentas de marketing digital, aplicadas às plataformas digitais no setor público, poderão influenciar a relação de proximidade entre o cidadão e as entidades do setor público, provocando um acesso e um contacto mais próximos, bem como uma maior interação entre as duas partes. Tendo em foco essa relação, o presente trabalho académico pretende analisar de que forma a implementação de redes sociais e da respetiva estratégia de marketing de conteúdo maximiza a comunicação do Instituto dos Registos e do Notariado, melhora a experiência do cidadão com a instituição e de que forma contribui para o relacionamento dos serviços públicos com o cidadão.