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Abstract(s)
A presente dissertação trata-se de uma investigação teórico-prática na área do
design de produto, que visa a criação de objetos lúdico-pedagógicos para crianças
com Perturbações de Espectro do Autismo (PEA) em idade pré-escolar. Pretende-se
reunir a informação necessária para a compreensão da patologia e das necessidades
destes indivíduos, criando assim uma base de dados que poderá servir de auxílio a
outros designers que queiram criar mais ferramentas e objetos para estas crianças
e jovens. A pesquisa foi orientada para se proporcionar uma confrontação da
informação teórica com a informação obtida junto dos utilizadores e especialistas,
nomeadamente pais, cuidadores, terapeutas, designers, professores, psicólogos
e médicos, garantindo assim a precisão e o alinhamento das necessidades e da
solução final.
A Perturbação do Espectro do Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento
que se caracteriza pela presença de défices ao nível da comunicação, interação
social, comportamentos e interesses restritivos e repetitivos. A falta de respostas,
essenciais para se compreender na totalidade esta patologia, aliada à escassez de
recursos dirigidos e eficazes faz com que a sociedade se questione cada vez mais e
que o interesse sobre esta patologia se mantenha aceso.
Com cada vez mais diagnósticos de PEA é impreterível oferecer a esta população
objetos e intervenções que promovam a sua independência, ou seja que diminuam
a necessidade de apoio dos seus cuidadores. Não existirá, à partida, uma
ferramenta única capaz de resolver a pluralidade de características, no entanto, o
design de produto pode funcionar como criador de pequenas ferramentas que, em
conjunto, irão responder às necessidades comportamentais e emocionais associadas
à patologia.
O design de produto pode, então, fazer a ponte de ligação entre o utilizador, as
suas necessidades e um produto ou serviço, acabando por desempenhar um papel
fundamental na vida destas crianças e adultos, e na criação de objetos que possam
auxiliar a sua integração na sociedade e nas suas atividades diárias.
Neste trabalho são propostas duas soluções que visam a aprendizagem e o
desenvolvimento destas crianças. Num primeiro conceito, foi idealizado um
espaço de aprendizagem seguro e com carga de estímulos reduzida que potencia
a aquisição de conhecimentos. Num segundo conceito, a antevisão e previsão
das atividades e rotinas destas crianças foi facilitada através da criação de um
dispositivo eletrónico portátil.
Description
Keywords
Design de Produto Design Inclusivo Perturbações do Espectro do Autismo Crianças Objeto Lúdico-Pedagógico