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O design de objetos lúdico-pedagógicos para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) em idade pré-escolar

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Abstract(s)

A presente dissertação trata-se de uma investigação teórico-prática na área do design de produto, que visa a criação de objetos lúdico-pedagógicos para crianças com Perturbações de Espectro do Autismo (PEA) em idade pré-escolar. Pretende-se reunir a informação necessária para a compreensão da patologia e das necessidades destes indivíduos, criando assim uma base de dados que poderá servir de auxílio a outros designers que queiram criar mais ferramentas e objetos para estas crianças e jovens. A pesquisa foi orientada para se proporcionar uma confrontação da informação teórica com a informação obtida junto dos utilizadores e especialistas, nomeadamente pais, cuidadores, terapeutas, designers, professores, psicólogos e médicos, garantindo assim a precisão e o alinhamento das necessidades e da solução final. A Perturbação do Espectro do Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se caracteriza pela presença de défices ao nível da comunicação, interação social, comportamentos e interesses restritivos e repetitivos. A falta de respostas, essenciais para se compreender na totalidade esta patologia, aliada à escassez de recursos dirigidos e eficazes faz com que a sociedade se questione cada vez mais e que o interesse sobre esta patologia se mantenha aceso. Com cada vez mais diagnósticos de PEA é impreterível oferecer a esta população objetos e intervenções que promovam a sua independência, ou seja que diminuam a necessidade de apoio dos seus cuidadores. Não existirá, à partida, uma ferramenta única capaz de resolver a pluralidade de características, no entanto, o design de produto pode funcionar como criador de pequenas ferramentas que, em conjunto, irão responder às necessidades comportamentais e emocionais associadas à patologia. O design de produto pode, então, fazer a ponte de ligação entre o utilizador, as suas necessidades e um produto ou serviço, acabando por desempenhar um papel fundamental na vida destas crianças e adultos, e na criação de objetos que possam auxiliar a sua integração na sociedade e nas suas atividades diárias. Neste trabalho são propostas duas soluções que visam a aprendizagem e o desenvolvimento destas crianças. Num primeiro conceito, foi idealizado um espaço de aprendizagem seguro e com carga de estímulos reduzida que potencia a aquisição de conhecimentos. Num segundo conceito, a antevisão e previsão das atividades e rotinas destas crianças foi facilitada através da criação de um dispositivo eletrónico portátil.

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Design de Produto Design Inclusivo Perturbações do Espectro do Autismo Crianças Objeto Lúdico-Pedagógico

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