Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-13"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Dependência Funcional e Qualidade de Vida dos Clientes Alvo de Cuidados de Enfermagem de Reabilitação: Um Estudo Descritivo-Correlacional nas Unidades de Rede da Região Autónoma da MadeiraPublication . Freitas, Mar Andreína; Gouveia, BrunaEnquadramento: A funcionalidade e a qualidade de vida são focos indiscutíveis da intervenção da Enfermagem de reabilitação. A sua avaliação é relevante no estabelecimento do plano terapêutico e na mensuração de ganhos em saúde dos clientes. Contudo, verifica-se existir uma insuficiente caraterização destes indicadores de resultado. Objetivos: Determinar os níveis de dependência funcional e de qualidade de vida dos clientes alvo de cuidados de Enfermagem de reabilitação nas unidades de cuidados continuados da Região Autónoma da Madeira, tal como, analisar a relação entre estas duas variáveis. Metodologia: Desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, descritivocorrelacional, nas unidades de cuidados continuados da Região Autónoma da Madeira, envolvendo 34 participantes. Os níveis de dependência funcional e de qualidade de vida foram avaliados pelo Índice de Barthel e o SF-36, respetivamente, e a relação entre estas variáveis foi investigada através da correlação de Spearman. Resultados: Constatou-se a prevalência de dois níveis de dependência funcional, sendo esses, a independência total (44%) e a dependência ligeira (32%). Identificaram-se baixos níveis de qualidade de vida (M=377,3), percecionados mais negativamente ao nível da componente física (M=134). Porém, confirmou-se existir uma relação estatisticamente significativa entre estas duas variáveis, particularmente traduzida pelas correlações positivas e moderadas-a-fortes, entre o domínio da mobilidade do Índice de Barthel e as componentes física, mental e o score total do SF-36 (.443 rho .521, n=34, p<.014) e entre o score total do Índice de Barthel e as componentes física, mental e o score total do SF-36 (.462 rho .522, n=34, p<.010). Conclusão: Os resultados sugerem que uma melhor capacidade funcional está associada a uma melhor qualidade de vida dos participantes. O desenvolvimento de estudos que permitam compreender o impacto na qualidade de vida dos ganhos decorrentes da intervenção da Enfermagem de reabilitação no que respeita à independência funcional seria assim relevante no aperfeiçoamento da práxis.
- Segurança da aviação civil: a apreciação do risco e a segurança da cadeia de abastecimento de provisões de bordo na União EuropeiaPublication . Montezo, Lázaro Emanuel dos Santos; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasO presente trabalho tem como objetivo elaborar um modelo de apreciação do risco para a cadeia de abastecimento de provisões de bordo na União Europeia, procurando compreender como se relaciona a apreciação do risco com a segurança da cadeia de abastecimento e qual o seu papel para a segurança da mesma. Trata-se de uma investigação qualitativa, pela sensibilidade interpretativa a partir de um conjunto de postulados teóricos, aplicando-se uma abordagem dedutiva pela perceção que se teve em não estar contemplado pela regulamentação da União Europeia um processo de apreciação do risco para a segurança da cadeia de abastecimento de provisões de bordo, recorrendo-se a estudos exploratórios para recolha de informação e estudos descritivos e correlacionais para explorar as suas variáveis. Verifica-se com o decorrer da investigação que a apreciação do risco contribui significativamente para a eficiência da segurança da cadeia de abastecimento, uma vez que esta visa produzir informação para dotar o decisor de conhecimentos que lhe permitam selecionar as medidas de segurança mais adequadas para garantir a proteção das provisões de bordo, sendo este o seu papel, relacionando-se assim de forma causal com a segurança da cadeia de abastecimento, ou seja, originando a implementação de medidas de segurança de forma racional com vista ao custo/benefício.
- O (des)controlo do mercado de armas do mercosul: o ingresso ilegal de armamento no BrasilPublication . Passos, Nelmo dos Santos; Afonso, JoãoCom proporções continentais, o Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto do mundo em extensão territorial. Um país com 15.719 km de fronteiras terrestres com dez outros países. Dada a tendência global do estreitamento de relações ecónomicas entre blocos de países que buscam uma integração regional, através de uma política comercial de livre circulação de bens, quatro desses países formaram o Mercado Comum do Sul, nomeadamente conhecido por MERCOSUL. As relações comerciais estabelecidas entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, desde a criação do MERCOSUL em 21 de novembro de 1991, não ficaram restritas ao universo do comércio legal. Concomitante ao mercado crescente entre esses países do Cone Sul, cresce também um cenário diferente: o comércio norteado pela ilegalidade. Nos dias que correm, é notável que uma das fontes de inquietação dos Estados soberanos é o de prover a segurança do seu território, uma obrigação resultante do surgimento e perpetuação de hodiernas ameaças, como os fluxos transfronteiriços de organizações criminosas, do contrabando de mercadorias e do tráfico de drogas e armas. Nesta exposição, busca-se entender a dinâmica do tráfico de armas para o Brasil. Uma temática que tem sua motivação desencadeada pela perceção generalizada do crescente emprego de armas de uso restrito em ações criminosas, no território brasileiro. O uso dessas armas ocorre, principalmente, para roubos às instituições bancárias e transportes de valores e na proeminente reação dos criminosos as forças de segurança. Doravante, num continuum, o elemento de maior relevância que é a questão da (in)eficiente vigilância e controlo da tríplice fronteira: Brasil Paraguai e Argentina, em relação ao tráfico de armas para o Brasil.
- Desenvolvimento de uma gaivota de água com recurso à engenharia inversaPublication . Trindade, Sandro Miguel Neves; Ferreira, Pedro Miguel SoaresA engenharia inversa teve a sua origem na análise de objetos, peças e equipamentos de forma a obter vantagem comercial ou militar. Esta técnica permite acelerar o processo de desenvolvimento de um equipamento do qual se tem pouca informação. Também quando existe necessidade de replicar algum componente com superfície de forma livre, esta é uma técnica valiosa quando utilizada com equipamentos de digitalização tridimensional e interligá-la com o desenho assistido por computador (CAD) e o fabrico assistido por computador (CAM). Sendo assim é possível reproduzir uma determinada peça ou objeto com um muito elevado grau de precisão dimensional. Este trabalho de estágio está inserido no 2º ano do Mestrado de Engenharia Mecânica, especialização em Construção e Manutenção de Equipamentos Mecânicos no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra no âmbito da unidade curricular de Estágio/Projeto/Dissertação. O estágio foi realizado em ambiente industrial, nomeadamente na empresa ScalesOceans. Foi a empresa que propôs o projeto e foi na empresa que foram aprofundados conhecimentos sobre engenharia inversa, digitalização tridimensional, materiais compósitos, desenho assistido por computador e fabrico assistido por computador por forma a ser possível produzir duas matrizes de molde de uma gaivota de água de acordo com as especificações solicitadas pelo cliente.
- Envelhecer com autonomia. Estilos de vida dos idosos que não se encontram em instituiçõesPublication . Júlio Francisco Aragonêz Beja, Contente; Amiguinho, AbílioO impacto provocado pela alteração da dinâmica demográfica exigiu o reequilíbrio das interacções sociais e fomentou a necessidade de caracterizar o fenómeno e repensar o papel e o valor da pessoa idosa na sociedade. Como tal, no século em que o trabalho viu o seu papel principal ser partilhado com o lazer, o envelhecimento ganhou projecção e reconduziu as suas orientações fazendo recair sobre a ocupação do tempo livre uma importante fatia do quotidiano, ancorando-se no seu estudo a compreensão dos usos e costumes da população idosa no que respeita às práticas culturais. É neste âmbito, que o estudo - “Envelhecer com autonomia” Estilos de vida dos idosos que não se encontram em instituições - que o problema central desta investigação encontra o seu foco e procura responder à insuficiente informação sociológica, demarcando-se das perspectivas meramente físicas ou psicológicas e incidindo de uma forma mais completa nos comportamentos culturais e sociais deste grupo. Pretendemos por isso, caracterizar as diferentes formas de autonomia, autorrealização e prazer em realizar as actividades deste grupo social. Identificando que usos fazem do tempo livre e espaço, aferindo também constrangimentos e motivações. A amostra é constituída por 50 idosos reformados e não institucionalizados do Alter do Chão. Destes, 29 são mulheres e 21 são homens, ambos com idades superiores a 65 anos. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário. As conclusões revelaram essencialmente que os idosos possuem uma visão dual do processo de envelhecimento; que o tempo livre é um elemento fundamental nas vivências deste grupo, fomentando a manutenção de actividades várias de índole pessoal e social; e que os factores socioculturais assumem uma influência categórica nos seus costumes diários.
- Comunicação eficaz entre o enfermeiro e a pessoa com entubação orotraquealPublication . Leite, Ana; Marques, Maria do CéuObjetivo: Realizar uma análise reflexiva sobre o processo formativo desencadeado ao longo dos estágios e sobre a sua importância no desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem. Metodologia: Na elaboração do presente relatório foi utilizada uma metodologia reflexiva, em que são descritas e analisadas criticamente as atividades desenvolvidas ao longo dos Estágio 1 e Estágio Final, assim como no processo formativo realizado ao longo do curso. A intervenção profissional major foi desenvolvida de acordo com a metodologia de projeto. Resultados: O presente relatório demonstra de que forma foram adquiridas e desenvolvidas as competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem. A intervenção profissional major culminou num conjunto de propostas de melhoria contínua a ser implementadas, na Unidade de Cuidados Intensivos que acolheu o Estágio Final. Conclusão: Neste relatório foram abordadas de forma sistematizada as atividades desenvolvidas nos Estágio 1 e Estágio Final, com maior enfoque na comunicação com a pessoa com entubação orotraqueal, finalizando com a análise crítico reflexiva sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem, tendo sido considerados atingidos os objetivos definidos
- A pessoa em situação crítica com intubação traqueal - da segurança à qualidade dos cuidados de enfermagemPublication . Vaz, Ana; Pereira, MarianaNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na Área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica, o presente relatório reflete a análise reflexiva das atividades realizadas durante o percurso académico e da prática clínica nos estágios de enfermagem num Serviço de Urgência Geral e numaUnidade de Cuidados Intensivos. Utilizando a metodologia de projeto descreve a implementação de um Projeto de Intervenção em Serviço com o objetivo de promover a segurança e a qualid ade dos cuidados de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com intubação traqueal na Unidade de Cuidados Intensivos. A monitorização da pressão do cuff traqueal assume relevância na valorização da investigação e na recolha de evidência científica segundo o Modelo de Enfermagem da Prática Baseada em Evidência de June Larrabee (1999), com a elaboração de uma Revisão Sistemática da Literatura, a realização de uma sessão de formação em serviço e a atualização de uma norma de procedimento interna na UCI. Corroborando a filosofia defendida no Modelo de Aquisição de Competências de Patrícia Benner (2001), as experiências pessoais e profissionais contribuíram para a aquisição e o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista na área de Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de competências de Mestre em Enfermagem
- Comunicar com o doente ventilado em cuidados intensivosPublication . Gomes, Bárbara; Pedro, AdrianoOs enfermeiros que prestam cuidados nas Unidades de Cuidados Intensivos deparam-se sistematicamente com dificuldades a nível da comunicação com o doente ventilado. Esta dificuldade na relação desperta sentimentos de frustração e negligência em ambas as partes. De forma a colmatar esta lacuna, existem vários instrumentos que podem ser utilizados e adaptados a cada contexto, favorecendo assim uma relação em que haja troca de mensagens entre o doente e o enfermeiro de forma eficaz. Para a realização do projeto de intervenção, recorreu-se à Metodologia de Projeto. O objetivo geral do presente relatório é demonstrar a aquisição de competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica, competências apreendidas ao longo do Mestrado em Enfermagem e dos seus estágios. O projeto de intervenção desenvolvido, permitiu dotar os enfermeiros de capacidades e estratégias para comunicar com o doente ventilado, através de um instrumento criado e adaptado ao serviço
- Regras de Cidadania numa sala de Jardim de InfânciaPublication . Cardoso Rosário, Silvia Alexandra; Rosa, Celeste
- Classificação e análise do uso do solo com base em pontos de interessePublication . Andrade, Renato Ribeiro de; Alves, Ana Cristina da Costa Oliveira; Bento, Carlos LisboaA gestão dos espaços urbanos tem se tornado um desafio cada vez maior para a administração pública. A evolução das cidades ocasiona um aumento significativo na sua complexidade, em termos de distribuição geográfica. Com o crescimento da população, muitas regiões enfrentam problemas no que diz respeito ao planeamento urbano. À medida que as mudanças ocorrem na dinâmica das grandes metrópoles, garantir a qualidade de vida das pessoas, a sustentabilidade e o equilíbrio económico dos diversos setores, revela-se uma crescente preocupação. Por outro lado, com as recentes evoluções da tecnologia, surgiram também oportunidades para colmatar as necessidades enfrentadas neste contexto. A disseminação dos sensores remotos levou a um aumento exponencial no volume de dados georreferenciados gerados diariamente. Aliado ao avanço da capacidade computacional e à modernização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), a disponibilidade dos dados georreferenciados impulsionou a adoção de um vasto conjunto de metodologias, utilizadas para as mais variadas finalidades nos estudos dos espaços urbanos. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de explorar o potencial dos dados colaborativos, nomeadamente os Pontos de Interesse (POIs), para a caracterização das regiões geográficas. O foco principal do estudo foi a região metropolitana de Lisboa, por ser uma das zonas mais importantes do país. Foi desenvolvida uma aplicação que realiza a coleta automática dos POIs na Internet. Os dados coletados foram tratados e organizados para permitir a sua utilização. Com a ajuda de outros dois conjuntos de dados de validação, foi implementado um método para a classificação dos espaços, onde foram testadas diferentes técnicas. A área estudada foi dividida em unidades que representam áreas de tamanho padrão e cada unidade foi classificada quanto ao seu tipo de uso ou cobertura. Como forma de aprofundar o estudo, foi proposto um método automático que permite a análise das correlações existentes entre os tipos de uso e cobertura dos espaços e as mais diversas categorias de empresas, serviços e POIs localizados na região de estudo. Foi ainda proposto um segundo método, também automático, que permite a análise das correlações entre as diferentes categorias de POIs. O estudo realizado é um contributo para a administração pública, considerando que constitui uma alternativa aos métodos atuais de caracterização do uso e da ocupação dos espaços, que envolvem um elevado investimento financeiro. Além disso as metodologias propostas para a análise das correlações podem ser empregadas também no setor privado, como forma de produzir conhecimento para ajudar a suportar a tomada de decisões no que diz respeito à escolha das localizações mais adequadas para cada tipo de empresa ou serviço.