Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-27"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Revistas de prevenção e segurança intrusivas: competência policial inalienável?Publication . Rodrigues, Gonçalo Manuel Quinteiro; Santo, Paula Espírito; Raposo, JoãoEm Portugal, a delegação legal em entidades privadas de funções asseguradas previamente pela Polícia tornou-se uma realidade no caso das revistas de prevenção e segurança intrusivas, no controlo de acesso a recintos desportivos – passaram, pela Lei n.º 46/2019, de 8 de julho, a poder ser realizadas por assistentes de recinto desportivo. É sobre a privatização destas revistas que a presente investigação incide, tendo-se como foco do estudo a admissibilidade da delegação desta tarefa em entidades privadas. A investigação tem como objetivo geral analisar as alterações legislativas que delegaram, legalmente, a tarefa de realização de revistas intrusivas no controlo de acesso a recintos desportivos a entidades privadas. Pretende-se, ainda, caraterizar o papel a assumir pela Polícia, sob a forma de supervisão, nesta transferência de poderes. Em termos metodológicos, este estudo recorre às análises legal, jurisprudencial e doutrinária, por um lado. Por outro lado, socorre-se da técnica de entrevista (realizada pelo autor a 17 especialistas na área) e de análise de conteúdo dessas mesmas entrevistas. Os resultados incidirão sobre a verificação do cumprimento dos requisitos de constitucionalidade da delegação legal das revistas intrusivas em assistentes de recinto desportivo e sobre o papel admitido para as forças de segurança nesta delegação. Pretende-se, com isso, concluir se, face ao ordenamento jurídico-constitucional português, as revistas de prevenção e segurança intrusivas deviam ser prosseguidas unicamente pela Polícia
- Bioanalytical approach-ageing, exercise and oxidative stressPublication . Valado, Ana; Lopes, Diana; Osório, Nádia; Caseiro, Armando; Figueiredo, João; Patrício, Cristina; Pacheco, Maria Paula; Oostingh, Gertie Janneke; Gabriel, António José dos SantosAbstract: Exercise interferes with the ageing, causing changes in markers of the antioxidant system, such as nitric oxide (NO) and uric acid. Aim: The objective of this study was to evaluate if regular exercise affects the ageing process by causing changes in the antioxidant markers, nitric oxide and uric acid, in individuals aged ≥ 65 years, subjected to an exercise plan. Methods: The study involved 12 participants distributed in an experimental and control group. The experimental group performed exercises guided by a physiotherapist during 12 weeks. Three blood samples were collected from participants: T0, at the start of the study; T1, after 12 weeks of exercise and T2, 12 weeks after finishing the exercise. NO and uric acid were quantified with commercial kits. The statistics were performed using SPSS and the ANOVA and Student t-tests were applied. Result: In the experimental group, the mean values of NO showed an increase between T0 and T1, with a slight decrease between T1 and T2. Similar effects were observed for the uric acid concentration in the experimental group, with statistical significance from T0 to T1. Conclusion: After exercise, there was an increase in blood uric acid and NO levels, highlighting the importance of moderate and controlled exercise practice. Therefore, exercise seems relevant and beneficial in activating antioxidant mechanisms.
- Experiência e crenças sobre violência conjugal: uma abordagem comparativa em cenários operacionais distintosPublication . Nunes, André Filipe Mendes; Machado, PauloA Violência Doméstica, enquanto tipologia criminal que regista uma taxa de prevalência significativa, afigura-se como um dos maiores desafios com que a Polícia se depara no seu quotidiano operacional. Perpetrada através de violações dos direitos humanos no ambiente íntimo, onde, por norma, nos devíamos sentir mais seguros e apoiados, muitas vítimas permanecem em silêncio até serem ajudadas ou corajosamente pedirem ajuda. O impacto que a violência conjugal tem nas suas vítimas demonstra-se muito severo uma vez que é exercido por cônjuges ou companheiros, pessoas em quem a vítima deposita a sua confiança e com quem mantém uma relação. A brutalidade com que este tipo de violência impacta as suas vítimas é precisamente o que justifica este tipo de investigações. A Polícia é muitas vezes a primeira fonte de auxílio que as vítimas procuram e nesse sentido os polícias que se encontram a desempenhar funções em Esquadras de Polícia têm de estar devidamente capacitados para intervir em primeira linha perante uma situação desta natureza. Seja em resposta a uma ocorrência a pedir auxílio por haver notícia da prática deste crime, seja quando a própria vítima se dirige a instalações policiais, os polícias têm de ser profissionais e saber lidar de forma adequada com a situação. Assim, estudou-se neste trabalho o nível de crenças que as amostras de dois Comandos da Polícia de Segurança Pública com características antagónicas revelam, dando-se ênfase ao papel da experiência profissional. Dos resultados obtidos resulta a perceção de que os polícias que desempenham funções operacionais nos Comandos de Polícia de Lisboa e Beja não evidenciam de forma significativa crenças sobre este fenómeno. Ainda assim, verifica-se existir margem para melhorias e deve ser esse o caminho pelo qual se deve enveredar.
- Potencial reestruturação das subunidades do COMETLIS: as divisões integradas de competência territorialPublication . Cruz, Jaime Carlos Gomes da; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Elias, Luís Manuel AndréA Polícia de Segurança Pública (PSP) desempenha um papel preponderante no panorama securitário nacional. Para prosseguir a sua missão e atribuições, a instituição dispõe de uma panóplia de subunidades policiais, sejam elas de competência territorial ou específica. Hodiernamente, a PSP desenvolve o seu policiamento assente no paradigma das denominadas Esquadras de bairro, conferindo um caráter de proximidade entre a polícia e a comunidade. Contudo, fatores internos e externos à Instituição têm despertado a necessidade de se repensar o atual número de subunidades, no intuito de se encontrarem alternativas que, numa ótica economicista e de racionalização de recursos, e sem comprometer a atuação policial, permitam tornar a PSP mais eficiente. Nesta senda, o presente estudo tem como objetivo geral propor uma possível reestruturação ao nível das Divisões e Esquadras integradas de competência territorial do Comando Metropolitano de Polícia de Lisboa. Para tal recorreu-se ao método qualitativo, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a profissionais policiais e não policias que desempenham, ou já desempenharam, funções que estão diretamente relacionadas com a nossa investigação, o que os torna fontes de informação privilegiada. Efetuada a análise de conteúdo das respostas dos entrevistados foi possível aferir que o atual número de Divisões Policiais e Esquadras é excessivo, tendo sido, com base nos critérios identificados pelos participantes, proposta uma possível reestruturação destas subunidades que permite alocar um maior número de polícias para funções operacionais como o patrulhamento.
- Redes sociais e a polícia: desafios a uma relação simbióticaPublication . Matias, Luís António Semedo; Machado, PauloA presente dissertação tem como objetivo principal a comparação de opiniões internas e externas, relativamente à instituição Polícia de Segurança Pública (PSP), acerca da sua participação nas redes sociais, mais concretamente nas publicações da página do Facebook. Esta comparação tem em vista apurar quais os conteúdos mais simbióticos, ou seja, aqueles conteúdos que representam uma interação social virtual recíproca e que, por esse mesmo motivo, poderão ser benéficos para emissor (PSP) e recetor (leitor). Desde a criação da internet até aos dias de hoje surgiram inúmeras alterações estruturais, evoluções desta tecnologia de informação e, também, uma mudança nas formas de comunicar e da troca de informação. Esta rede é um recurso cada vez mais utilizado pela sociedade, assumindo um papel preponderante para o desenvolvimento das relações entre empresas/comunidade, funcionando como um elo de ligação. Neste sentido, também a PSP adotou esta estratégia de comunicação através da sua constante presença nas várias redes sociais existentes, conseguindo influir, não só em Portugal como a nível internacional, uma mudança na comunicação e proximidade com a comunidade. Deste modo, as redes sociais tornaram-se num dos principais meios de comunicação e informação a instituição. Com o intuito de conseguirmos responder à pergunta de partida e às suas hipóteses, foram aplicados questionários a duas populações, interna e externa à instituição, com vista a conhecer quais os que eram mais e menos apreciados por ambas. Os questionários, elaborados através de uma escala de diferenciadores semânticos, continham conteúdos das diversas categorizações da página de Facebook da PSP. Foi também realizada uma entrevista ao Diretor do GIRP, com vista a avaliar, de um ponto de vista qualitativo, a sua opinião em relação ao tema abordado, sendo a entidade mais indicada dentro da instituição para esclarecer quer as opiniões internas tal como as externas à PSP. Perante os resultados obtidos é possível afirmar que, no geral, os conteúdos publicados na página de Facebook da PSP são positivos apesar de existirem pontos negativos no que concerne a publicações sobre “Tendências das Redes Sociais” e “Promoção de Imagem”.
- Hotel Tivoli Oriente: Departamento ComercialPublication . Farias, Erika Mesquita de; Monteiro, AnabelaO presente relatório tem por base o estágio realizado no Hotel Tivoli Oriente, com duração de 240 horas curriculares, entre 02 de setembro de 2019 e 14 de outubro de 2019, com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Turismo e da Hotelaria da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia. O estágio decorreu no departamento comercial, com o objetivo de adquirir conhecimentos práticos sobre o processo de vendas, reservas de grupos e acompanhamento de eventos. O trabalho está dividido em duas partes: revisão de literatura, onde é possível encontrar dados atuais sobre a indústria turística a nível internacional e nacional, assim como sobre o segmento do turismo MICE; e apresenta a unidade hoteleira onde decorreu o estágio curricular, do mesmo modo que a descrição da rotina de trabalho no departamento e a proposta de valor elaborada para o mesmo.