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- Gestão e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa municipal Águas de CoimbraPublication . Bogalho, Carina Raquel Ferrão; Duarte, Belmiro Pereira Mota; Silva, Nuno Filipe Reis daAs empresas dedicadas à gestão de água, quer a nível do fornecimento e gestão da infraestrutura de abastecimento, quer ao nível do tratamento e drenagem, têm, hoje, implementados Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). A Águas de Coimbra, E.M., empresa que gere o abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho de Coimbra enquadra-se neste grupo, tendo nos últimos anos obtido reconhecimento do cumprimento da sua missão com elevado padrão de exigência. Sendo o SGQ uma estrutura que necessariamente tem de ser gerida e melhorada, a integração do estágio na Águas de Coimbra, E.M., visa a melhoria contínua do seu desempenho pela correta gestão e planeamento. Neste ponto, enquadra-se a verificação de equipamento por via de ensaios internos, que requer análise de incerteza de medidas. No presente relatório estudou-se a evidência de como várias varáveis distintas podem afetar a condição de medição de um contador de água, daí a importância de desenvolver estudos que analisem e verifiquem o erro de medição. Assim, estudou-se os contadores de água de três marcas diferentes para analisar o efeito da marca na incerteza; estudouse contadores reparados e contadores novos no sentido de analisar o efeito da reparação na incerteza; estudou-se a performance de contadores de calibre 15 mm vs. 20 mm, para analisar o efeito do caudal na incerteza. Finalmente, analisou-se a degradação de contadores com o tempo; calculou-se a repetibilidade da operação de verificação no laboratório da Águas de Coimbra, E.M. Parte considerável deste trabalho está centrado na resolução do problema, de caracterização e monitorização do erro de medida. Com os estudos realizados é possível avaliar e identificar as medidas de melhoria a serem implementadas no processo de verificação dos contadores, de modo a maximizar a sua política de qualidade ativa enquadrada no paradigma da melhoria contínua.
- A representação discursiva de refugiados sírios no jornalismo luso-brasileiro: uma perspetiva de alteridadePublication . Silva, Adam Lucas Weber da; Guimarães, Adriana Mello; Lisboa, Wellington TeixeiraEsta pesquisa tem como propósito identificar, compreender e analisar os padrões discursivos na construção das representações dos refugiados no contexto da crise humanitária na Síria, tomando como objetos de estudo os textos noticiosos publicados no mês de setembro de 2015 nas versões digitais dos jornais Público, de Portugal, e Folha de São Paulo, do Brasil, em um corpus principal que reúne 197 artigos. Pretende-se perceber, assim, de que modo se articulam seus discursos, e a perceção e representação do ‘Outro’. Para tanto, combinam-se referenciais teóricos dos estudos do fenómeno das migrações internacionais contemporâneas (A. Portes e D. Massey), das noções de alteridade e identidade (T. Todorov, S. Hall, K. Woodward, M. Sodré, M. Barbosa), bem como estudos no campo da linguagem, incluindo autores como P. Baker, T. Van Dijk. Para além de seu contributo científico, esta investigação fornece um suporte para a formatação de estruturas textuais amparadas por narrativas de alteridade.
- Assessing the Effectiveness of Precision Agriculture Management Systems in Mediterranean Small FarmsPublication . Loures, Luis; Chamizo-Ampudia, Alejandro; Ferreira, Paulo; Viegas Loures, Ana; Castanho, Rui Alexandre; Panagopoulos, Thomas
- O papel do marketing no mercado da canábis em PortugalPublication . Reis, João Nuno de Castro e Pinho Matos; Alves, CaetanoA cannabis tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante no mundo da saúde, e a plantação da mesma poderá vir a ser uma ferramenta indispensável para o crescimento deste setor na economia do país. O crescimento inevitável do uso da canábis para fins terapêuticos e medicinais tem sido indiscutível, aliado a um aumento de doenças cuja parte do tratamento passa pela sua utilização, confronta-nos com a realidade de produzir essa mesma substância em Portugal. O marketing e a comunicação têm o papel de tratar esta informação, de forma a não alimentar ou criar estigmas/preconceitos que possam existir ou eventualmente vir a existir, relativamente ao tema. Desta forma, este projeto tem como objetivo perceber qual o papel do marketing na vertente da comunicação relativamente à aceitação da plantação de cannabis medicinal na sociedade portuguesa e no mercado da canábis em Portugal. Relativamente à metodologia utilizada, trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório de forma a responder aos objetivos geral e específicos do projeto. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista semi-estruturada, realizada nomeadamente a consumidores/utilizadores de produtos para a saúde e bem-estar, tirando apenas dois entrevistados que estão apenas familiarizados com o tema. O trabalho apresentado demonstra a importância de estudos nesta área, sendo que aponta algumas pistas com o potencial de investigação não só na área do marketing como também na área comportamental. Apresenta limitações tais como a dificuldade de generalização dos resultados uma vez que se trata da demonstração de opiniões e experiências de um conjunto de indivíduos selecionado aleatoriamente. O processo de comunicação com a finalidade de que o uso destes medicamentos se tornem comuns, vai ser lento, desta forma o marketing detém um papel fundamental nos processos de comunicação para com os portugueses, de forma a alterar a perceção existente, associada à utilização da canábis medicinal no mercado da saúde e bem-estar.
- A influência do marketing na subscrição de um serviço cultural: Estudo de caso do jornal " As artes entre as letras"Publication . Tavares, Teresa Rita Relvas; Alves, CaetanoA partir do estágio desenvolvido, no jornal “As Artes Entre As Letras”, surgiu o interesse de compreender e estudar as estratégias de marketing praticadas pela empresa. Com o decorrer do estágio e após investigação, tornou-se percetível que estratégias de marketing e comunicação não estavam muito presentes nem implantadas na empresa. Este aspeto fazia com que não fosse possível alcançar os objetivos estabelecidos pela mesma. Desta forma, tornou-se foco de interesse e objeto de estudo a compreensão de quais as estratégias e ferramentas necessárias, a implementar e foram elaboradas sugestões, para ser possível atingir as metas delineadas pela empresa. Tendo em conta o foco de estudo desta investigação, a revisão de literatura incorporou temas como a cultura, o marketing cultural e a influência da cultura no comportamento do consumidor. A metodologia neste estudo, teve uma abordagem qualitativa, no sentido de conseguir compreender melhor as ferramentas utilizadas pela empresa, mas também compreender os fatores que influenciam os subscritores a procurar este jornal. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semi-estruturadas, realizadas à diretora do jornal e a alguns subscritores deste. Os objetivos deste estudo definem-se com a análise das estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelo jornal e a proposta de algumas ações que vão de encontro com os objetivos futuros da empresa.