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Authors
Abstract(s)
As empresas dedicadas à gestão de água, quer a nível do fornecimento e gestão da
infraestrutura de abastecimento, quer ao nível do tratamento e drenagem, têm, hoje,
implementados Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). A Águas de Coimbra, E.M.,
empresa que gere o abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho
de Coimbra enquadra-se neste grupo, tendo nos últimos anos obtido reconhecimento do
cumprimento da sua missão com elevado padrão de exigência. Sendo o SGQ uma
estrutura que necessariamente tem de ser gerida e melhorada, a integração do estágio na
Águas de Coimbra, E.M., visa a melhoria contínua do seu desempenho pela correta
gestão e planeamento. Neste ponto, enquadra-se a verificação de equipamento por via
de ensaios internos, que requer análise de incerteza de medidas.
No presente relatório estudou-se a evidência de como várias varáveis distintas podem
afetar a condição de medição de um contador de água, daí a importância de desenvolver
estudos que analisem e verifiquem o erro de medição. Assim, estudou-se os contadores
de água de três marcas diferentes para analisar o efeito da marca na incerteza; estudouse
contadores reparados e contadores novos no sentido de analisar o efeito da reparação
na incerteza; estudou-se a performance de contadores de calibre 15 mm vs. 20 mm, para
analisar o efeito do caudal na incerteza. Finalmente, analisou-se a degradação de
contadores com o tempo; calculou-se a repetibilidade da operação de verificação no
laboratório da Águas de Coimbra, E.M. Parte considerável deste trabalho está centrado
na resolução do problema, de caracterização e monitorização do erro de medida.
Com os estudos realizados é possível avaliar e identificar as medidas de melhoria a
serem implementadas no processo de verificação dos contadores, de modo a maximizar
a sua política de qualidade ativa enquadrada no paradigma da melhoria contínua.
Description
Keywords
Gestão da qualidade Melhoria contínua Verificação do equipamento Análise de incerteza