Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gestão e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa municipal Águas de Coimbra

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Carina-Raquel-Ferrao-Bogalho.pdf3.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As empresas dedicadas à gestão de água, quer a nível do fornecimento e gestão da infraestrutura de abastecimento, quer ao nível do tratamento e drenagem, têm, hoje, implementados Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). A Águas de Coimbra, E.M., empresa que gere o abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho de Coimbra enquadra-se neste grupo, tendo nos últimos anos obtido reconhecimento do cumprimento da sua missão com elevado padrão de exigência. Sendo o SGQ uma estrutura que necessariamente tem de ser gerida e melhorada, a integração do estágio na Águas de Coimbra, E.M., visa a melhoria contínua do seu desempenho pela correta gestão e planeamento. Neste ponto, enquadra-se a verificação de equipamento por via de ensaios internos, que requer análise de incerteza de medidas. No presente relatório estudou-se a evidência de como várias varáveis distintas podem afetar a condição de medição de um contador de água, daí a importância de desenvolver estudos que analisem e verifiquem o erro de medição. Assim, estudou-se os contadores de água de três marcas diferentes para analisar o efeito da marca na incerteza; estudouse contadores reparados e contadores novos no sentido de analisar o efeito da reparação na incerteza; estudou-se a performance de contadores de calibre 15 mm vs. 20 mm, para analisar o efeito do caudal na incerteza. Finalmente, analisou-se a degradação de contadores com o tempo; calculou-se a repetibilidade da operação de verificação no laboratório da Águas de Coimbra, E.M. Parte considerável deste trabalho está centrado na resolução do problema, de caracterização e monitorização do erro de medida. Com os estudos realizados é possível avaliar e identificar as medidas de melhoria a serem implementadas no processo de verificação dos contadores, de modo a maximizar a sua política de qualidade ativa enquadrada no paradigma da melhoria contínua.

Description

Keywords

Gestão da qualidade Melhoria contínua Verificação do equipamento Análise de incerteza

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue