Repository logo
 
Publication

Gestão e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa municipal Águas de Coimbra

dc.contributor.advisorDuarte, Belmiro Pereira Mota
dc.contributor.advisorSilva, Nuno Filipe Reis da
dc.contributor.authorBogalho, Carina Raquel Ferrão
dc.date.accessioned2021-05-11T11:34:14Z
dc.date.available2021-05-11T11:34:14Z
dc.date.issued2020-05-06
dc.date.submitted2019-10
dc.description.abstractAs empresas dedicadas à gestão de água, quer a nível do fornecimento e gestão da infraestrutura de abastecimento, quer ao nível do tratamento e drenagem, têm, hoje, implementados Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). A Águas de Coimbra, E.M., empresa que gere o abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho de Coimbra enquadra-se neste grupo, tendo nos últimos anos obtido reconhecimento do cumprimento da sua missão com elevado padrão de exigência. Sendo o SGQ uma estrutura que necessariamente tem de ser gerida e melhorada, a integração do estágio na Águas de Coimbra, E.M., visa a melhoria contínua do seu desempenho pela correta gestão e planeamento. Neste ponto, enquadra-se a verificação de equipamento por via de ensaios internos, que requer análise de incerteza de medidas. No presente relatório estudou-se a evidência de como várias varáveis distintas podem afetar a condição de medição de um contador de água, daí a importância de desenvolver estudos que analisem e verifiquem o erro de medição. Assim, estudou-se os contadores de água de três marcas diferentes para analisar o efeito da marca na incerteza; estudouse contadores reparados e contadores novos no sentido de analisar o efeito da reparação na incerteza; estudou-se a performance de contadores de calibre 15 mm vs. 20 mm, para analisar o efeito do caudal na incerteza. Finalmente, analisou-se a degradação de contadores com o tempo; calculou-se a repetibilidade da operação de verificação no laboratório da Águas de Coimbra, E.M. Parte considerável deste trabalho está centrado na resolução do problema, de caracterização e monitorização do erro de medida. Com os estudos realizados é possível avaliar e identificar as medidas de melhoria a serem implementadas no processo de verificação dos contadores, de modo a maximizar a sua política de qualidade ativa enquadrada no paradigma da melhoria contínua.pt_PT
dc.identifier.tid203002407
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36458
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão da qualidadept_PT
dc.subjectMelhoria contínuapt_PT
dc.subjectVerificação do equipamentopt_PT
dc.subjectAnálise de incertezapt_PT
dc.titleGestão e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa municipal Águas de Coimbrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Carina-Raquel-Ferrao-Bogalho.pdf
Size:
3.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format