Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.35 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A cannabis tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante no mundo da saúde, e a plantação da mesma poderá vir a ser uma ferramenta indispensável para o crescimento deste setor na economia do país. O crescimento inevitável do uso da canábis para fins terapêuticos e medicinais tem sido indiscutível, aliado a um aumento de doenças cuja parte do tratamento passa pela sua utilização, confronta-nos com a realidade de produzir essa mesma substância em Portugal.
O marketing e a comunicação têm o papel de tratar esta informação, de forma a não alimentar ou criar estigmas/preconceitos que possam existir ou eventualmente vir a existir, relativamente ao tema. Desta forma, este projeto tem como objetivo perceber qual o papel do marketing na vertente da comunicação relativamente à aceitação da plantação de cannabis medicinal na sociedade portuguesa e no mercado da canábis em Portugal.
Relativamente à metodologia utilizada, trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório de forma a responder aos objetivos geral e específicos do projeto. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista semi-estruturada, realizada nomeadamente a consumidores/utilizadores de produtos para a saúde e bem-estar, tirando apenas dois entrevistados que estão apenas familiarizados com o tema. O trabalho apresentado demonstra a importância de estudos nesta área, sendo que aponta algumas pistas com o potencial de investigação não só na área do marketing como também na área comportamental. Apresenta limitações tais como a dificuldade de generalização dos resultados uma vez que se trata da demonstração de opiniões e experiências de um conjunto de indivíduos selecionado aleatoriamente. O processo de comunicação com a finalidade de que o uso destes medicamentos se tornem comuns, vai ser lento, desta forma o marketing detém um papel fundamental nos processos de comunicação para com os portugueses, de forma a alterar a perceção existente, associada à utilização da canábis medicinal no mercado da saúde e bem-estar.
Description
Keywords
Marketing Comunicação Canábis medicinal Mercado da canábis em Portugal