Repository logo
 
Publication

O papel do marketing no mercado da canábis em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Caetano
dc.contributor.authorReis, João Nuno de Castro e Pinho Matos
dc.date.accessioned2020-08-19T10:41:13Z
dc.date.available2020-08-19T10:41:13Z
dc.date.issued2020-05-06
dc.description.abstractA cannabis tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante no mundo da saúde, e a plantação da mesma poderá vir a ser uma ferramenta indispensável para o crescimento deste setor na economia do país. O crescimento inevitável do uso da canábis para fins terapêuticos e medicinais tem sido indiscutível, aliado a um aumento de doenças cuja parte do tratamento passa pela sua utilização, confronta-nos com a realidade de produzir essa mesma substância em Portugal. O marketing e a comunicação têm o papel de tratar esta informação, de forma a não alimentar ou criar estigmas/preconceitos que possam existir ou eventualmente vir a existir, relativamente ao tema. Desta forma, este projeto tem como objetivo perceber qual o papel do marketing na vertente da comunicação relativamente à aceitação da plantação de cannabis medicinal na sociedade portuguesa e no mercado da canábis em Portugal. Relativamente à metodologia utilizada, trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório de forma a responder aos objetivos geral e específicos do projeto. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista semi-estruturada, realizada nomeadamente a consumidores/utilizadores de produtos para a saúde e bem-estar, tirando apenas dois entrevistados que estão apenas familiarizados com o tema. O trabalho apresentado demonstra a importância de estudos nesta área, sendo que aponta algumas pistas com o potencial de investigação não só na área do marketing como também na área comportamental. Apresenta limitações tais como a dificuldade de generalização dos resultados uma vez que se trata da demonstração de opiniões e experiências de um conjunto de indivíduos selecionado aleatoriamente. O processo de comunicação com a finalidade de que o uso destes medicamentos se tornem comuns, vai ser lento, desta forma o marketing detém um papel fundamental nos processos de comunicação para com os portugueses, de forma a alterar a perceção existente, associada à utilização da canábis medicinal no mercado da saúde e bem-estar.pt_PT
dc.identifier.tid202509931pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33155
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectCanábis medicinalpt_PT
dc.subjectMercado da canábis em Portugalpt_PT
dc.titleO papel do marketing no mercado da canábis em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
joao_reis.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format