Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-16"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de marketing digitalPublication . Couto, Mariana FerreiraO presente trabalho retrata um estágio curricular realizado na organização WYSIWYG, de forma a concluir o Mestrado em Marketing e Comunicação da Escola Superior de Educação de Coimbra e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Ao longo do relatório estão descritas as atividades realizadas na WYSIWYG, durante dos quatro meses de estágio, envolvendo a temática Marketing Digital e respetivas ferramentas. Estas atividades envolvem a Gestão de Redes Sociais e do Website, a Criação de Conteúdo, a Edição de Imagem e a Divulgação de Eventos. O objetivo final é dar solução ao problema organizacional, detetado pela empresa. De uma forma sumária, os resultados obtidos através destas atividades promoveram a criação de conteúdo e o aumento da interação e dos “gostos” nas diversas redes sociais da marca On Centro.
- Central Airway Stenosis: Opening the PathPublication . Guedes, F; Maurício, AC; Bugalho, A
- Quintas com Piano - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Salvado, Lúcia; Monteiro, Jacqueline; Russo, Ana; Perestrelo, Beatriz; Ceia, Carolina; Cunha, Alessio; Mata, Marta; Varela, Raquel; Ferreirinho, Ana; Martins, João; Ricardo, Luís; Santos, Luís; Mason, Simão; Pereira, Luís Xavier; Herculano, Cristiana; Ribeiro, Samuel; Mendes, LíviaBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 16 de Janeiro de 2020 no AUDITÓRIO do 3ºANDAR - SEDE da METROPOLITANA em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Grieg, Muczynski, Poulenc, Gabrielli, Lachner e Mozart. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- An Econophysics Study of the S&P Global Clean Energy IndexPublication . Ferreira, Paulo; Loures, Luis
- Relação Escola - FamíliaPublication . Aguiar, Lígia; Almeida, AnaEste estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e visa a conclusão deste ciclo de estudos. Insere-se na temática do Envolvimento Parental e tem por objetivo principal estudar o envolvimento parental na vida escolar dos educandos e no sucesso escolar dos mesmos. O Envolvimento Parental é uma temática que tem vindo a ser estudada face à sua importância na vida dos educandos e dos demais intervenientes. Embora, ao longo dos anos, se tenha vindo a assistir a uma crescente preocupação e efetivo envolvimento e participação por parte dos encarregados de educação na vida escolar e educativa dos alunos, continua a demonstrar-se pertinente estudar e aprofundar esta temática, visto ser bastante atual e de extrema importância. Para a concretização do estudo foram definidos dois grandes objetivos que conduziram a investigação, designadamente: Descrever e analisar os diferentes tipos de envolvimento parental e Conhecer e compreender as representações de diferentes atores sobre a importância do envolvimento parental no processo formativo e sucesso escolar dos alunos. Para dar resposta a estes objetivos, o estudo de investigação adotou uma Abordagem Geral Qualitativa e Investigação Descritiva com recurso ao uso de Técnicas Mistas (questionários e entrevistas), sendo estes implementados numa amostra de participantes composta por 117 respondentes. Com a realização deste estudo, conclui-se que é fundamental que escola e família mantenham uma boa relação, assente na cooperação e corresponsabilização pelo desenvolvimento integral das crianças. Esta deve basear-se na comunicação e respeito pelo papel do outro, assim as famílias procurarão envolver-se e serão acolhidas pela escola/docente. É, portanto, de importância máxima que se fomente o envolvimento parental, pelos seus múltiplos benefícios, dos quais se destaca a forte correlação com o sucesso escolar dos alunos.
- Atividades de Enrequeciemnto Curricular: Perspetivas dos atores sobre a sua importância no 1º CEB - Importância das Actividades de Enriquecimento Curricular no EnsinoPublication . Rodrigues, Diana; Almeida, AnaO estudo foi realizado durante o percurso académico, no Mestrado de qualificação para a docência em Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico, com o tema das Atividades de Enriquecimento Curricular. Este tema surgiu de dúvidas decorrentes de estágios realizados no âmbito da educação. Tendo o intuito de comparar a teoria com a realidade, no que diz respeito às Atividades de Enriquecimento Curricular, a partir das conceções dos diferentes atores envolvidos nesta temática. Para compreender esta temática, foi analisada alguma literatura relacionada com os temas que este estudo abrange e resultante dessa análise surgiu a problematização, as questões de pesquisa, os objetivos gerais e específicos e a abordagem geral de investigação. Alguns dos objetivos que surgiram após a formulação das questões de pesquisa, foram, analisar a forma como é feita a seleção das Atividades de Enriquecimento Curricular mediante o contexto de cada escola, conhecer a relação entre os Professores Titulares de Turma e o Professores Atividades de Enriquecimento Curricular e qual o modo de articulação entre eles, conhecer o caráter lúdico das Atividades de Enriquecimento Curricular, entre outros. Para atingir estes objetivos, este estudo adotou uma abordagem geral metodológica qualitativa e quantitativa e utilizou como técnicas de recolha de dados, as entrevistas realizadas aos Professores Titulares de Turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aos Professores de Atividades de Enriquecimento Curricular, aos alunos do 1.º Ciclo e à Coordenadora de Estabelecimento e a aplicação de questionários aos Encarregados de Educação. No final deste estudo foi possível tecer algumas considerações finais, nomeadamente, o pouco interesse de alguns atores no que diz respeito à flexibilização do horário como possível estratégia promotora de um maior envolvimento entre os intervenientes e a difícil relação entre a escola e a família, que apesar do interesse mútuo de participação tanto na vida escolar, como na vida familiar, pouco fazem para que haja essa articulação.
- A comunicação no setor imobiliário – Caso LUXIMO´S Christie´sPublication . Costa, Maria; Lopes, JorgeO presente relatório descreve as atividades levadas a cabo no local de estágio no âmbito do Mestrado em Direção Comercial e Marketing, com o objetivo da obtenção do grau de mestre por parte da estagiária. O estágio decorreu na Luximo’s Christie’s onde foi supervisionada pela Dr.ª Sofia Barreto. No Instituto Superior de Administração e Gestão foi orientada pelo Professor Doutor Jorge Lopes. O relatório inclui uma parte teórica que procura fundamentar a prática da estagiária, bem como enquadrar conceptualmente os temas abordados durante o estágio. De seguida, a estagiária dá a conhecer a empresa, os objetivos e filosofia da mesma, o seu modus operandi, bem como as funções de cada um dentro da mesma. Apresenta detalhadamente todas as funções, papéis e tarefas que desempenhou ao longo do estágio. É compreendido o impacto da comunicação para o sucesso de uma empresa, onde a comunicação interna estimula a criação de um bom ambiente de trabalho, incentivando a troca de informações e conhecimentos de forma a concretizar os objetivos organizacionais em equipa. A observação participativa e as entrevistas realizadas pela estagiária, mostram que a empresa LUXIMO´S Christie´s considera que formar e motivar os seus colaboradores é apostar no sucesso da empresa, a qual possui uma comunicação externa forte, muito em resultado de todo o esforço que é feito internamente pelos colaboradores e líderes. Tem vindo a crescer não só com a aposta nas redes sociais e ferramentas de marketing digital, mas também pela crescente preocupação em proporcionar experiências únicas aos clientes, objetivando criar relações fieis.
- O perfil do Auditor de Sistemas e Tecnologias de InformaçãoPublication . Pires, João Rui Martins; Lopes, SílviaA segurança e fiabilidade dos Sistemas de Informação (SI) e Novas Tecnologias (TI) são preocupações que existem praticamente desde o seu aparecimento. Atualmente com o crescimento exponencial dos SI/TI a que se tem assistido nas últimas décadas estes aspetos assumem ainda maior relevância. Neste sentido o papel desempenhado pelo Auditor de SI/TI é fundamental, sendo esta uma profissão em crescimento e bastante aliciante, mas também muito exigente. Importa assim definir o perfil do Auditor de SI/TI que é procurado pelas várias empresas. Sendo os SI/TI, e toda a sua envolvente, algo que está em constante mutação o estudo basear-se-á, numa primeira fase, em revisão de literatura, em especial de artigos, dissertações maioritariamente internacionais e publicações de entidades oficiais com relevância na matéria abordada. Esta opção permite, até pela própria velocidade de mudança dos SI/TI, que o presente estudo esteja o mais atual possível à data da sua apresentação, e numa segunda fase pela análise de anúncios de emprego publicados on-line em Portugal, comparando os resultados obtidos com a revisão de literatura, permitindo assim saber o estado da arte em Portugal. A definição do perfil do Auditor de SI, e aquilo que o mercado procura, poderá ser uma importante ferramenta para vários interessados, nomeadamente estudantes que pensem seguir carreira nesta área, profissionais que já exerçam a função mas que pretendam adquirir novas competências, instituições de ensino que pretendam reformular ou adaptar os currículos dos cursos que lecionam e ainda às empresas de auditoria externa, às empresas com departamentos de auditoria interna e às empresas de recrutamento para melhor definirem os perfis a contratar.
- Estratégia de comunicação para aumentar a notoriedade de um programa público de empreendedorismo académico: O caso do Born from KnowledgePublication . Serra, Inês Filipa Carvalho; Casais, BeatrizAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm vindo a assumir gradualmente um compromisso maior com a procura de soluções que respondam aos desafios sociais emergentes e futuros, o que resulta numa contribuição notória para promover significativamente a competitividade, o desenvolvimento regional e a sustentabilidade numa ótima nacional e internacional. A valorização das atividades de inovação e investigação (I&I) permitem a obtenção de mais financiamento para as IES. No âmbito científico, 214 participações advêm de IES e 231 são provenientes de centros de investigação. Estes resultados refletem a qualidade da inovação e investigação desenvolvida a nível nacional, que têm vindo a ser melhoradas consideravelmente nas últimas décadas pelas IES e respetivos institutos de interface. O presente estudo pretende definir uma estratégia de comunicação para aumentar a notoriedade de um programa público de incentivo ao empreendedorismo académico de inovação de base científica e tecnológica (Born from Knowledge) e fazer com que os agentes da comunidade académica, após tomarem conhecimento do programa, participem ativamente nestas atividades de produção de conhecimento e transferência do mesmo para o mercado. A abordagem teórica recaiu sobre o conceito de marca e notoriedade da marca, a par do conceito de comunicação. O cruzamento destes dois tópicos permitiu definir as melhores estratégias de comunicação para trabalhar a notoriedade de um programa de incentivo às “ideias nascidas do conhecimento académico”. De forma a complementar a literatura realizou-se um questionário a uma amostra da população académica portuguesa (N=405), com o intuito de identificar a eficácia dos diferentes meios de comunicação na notoriedade. O questionário objetivava também medir o atual grau de notoriedade do programa Born from Knowledge. A presente investigação apresenta uma metodologia quantitativa e descritiva, que se baseia na técnica questionário. Os resultados apontam para uma maior importância das redes sociais, dos eventos, da recomendação de professores, amigos e gabinetes de transferência das IES na notoriedade dos programas de incentivo ao empreendedorismo académico. Foi ainda possível inferir que o Born from Knowledge tem pela frente um trabalho intensivo a realizar no que respeita à comunicação, pois a maioria dos inquiridos não conhece o programa.
