Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-13"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- A influência do posicionamento empresarial no processo de tomada de decisão nos Destination Weddings: o caso de ViseuPublication . Costa, Ana Marta Pereira; Gonçalves, Susana Filipa dos SantosO sector do turismo de casamentos está em crescimento em diversas regiões de Portugal, estando a adquirir um papel cada vez mais relevante na economia das empresas fornecedoras de serviços para este tipo de eventos. Perante esta oportunidade, torna-se importante perceber se as empresas se posicionam para o nicho de mercado, associado aos destination weddings. Cada vez mais é imprescindível para uma empresa incluir a gestão do posicionamento e comunicação na sua estratégia. Com a existência de novos mercados, cabe ao sector dos eventos responder de forma dinâmica e atual às necessidades dos seus públicos-alvo. Para que as empresas possam ser competitivas, necessitam saber como se destacar das restantes do mercado. O conceito de posicionamento está diretamente relacionado com a gestão de qualquer empresa e qualquer sector, inclusive, é de extrema importância para o desenvolvimento de um destino turístico. É necessário optar por estratégias diferenciadoras que façam as pessoas optar por determinada empresa em função de outra. O propósito é sempre criar valor e potenciar o crescimento das empresas que trabalham no mercado dos destination weddings. Esta dissertação descreve o sector do turismo de casamentos de uma forma geral e respetiva abordagem no contexto português, sendo o caso de estudo a cidade de Viseu, onde se constatou uma tendência de crescimento deste mercado, em concordância com o que se consegue perceber no resto do país. O recurso a uma investigação empírica suportada por uma abordagem predominantemente qualitativa recolhida através de entrevistas a um conjunto de profissionais no tema, permitiu contribuir para conhecer a realidade deste segmento no município em estudo, quais as potencialidades e apontar algumas pistas para o seu desenvolvimento. Os resultados permitiram ainda concluir que ao nível do posicionamento este segmento ainda se encontra, neste território, numa fase primária de desenvolvimento.
- Turismo fluvial em Portugal: uma proposta para dinamizar a sua ofertaPublication . Océane Miret Fernandes; Gavinho, Elsa Maria da Conceição CorreiaEste trabalho de projeto, desenvolvido sobre o tema “Turismo fluvial em Portugal: uma proposta para dinamizar a sua oferta”, foi realizado no âmbito do Mestrado em Turismo e Comunicação. O objetivo principal do presente trabalho consiste em trazer uma abordagem inovadora e dinâmica do turismo fluvial, mas também mostrar o seu potencial na perspetiva de desenvolvimento deste tipo de turismo em Portugal. O turismo fluvial apresenta várias características que atestam o seu potencial tal como a diversidade da oferta e das atividades propostas, a adequação com o perfil do turista contemporâneo, a proximidade com a natureza e a atmosfera aquática. Trata-se na verdade de uma tipologia de turismo que vai além do conceito que o define como o “conjunto muito diversificado de atividades ligadas a planos de água interiores” (Moreira & Santos, 2016, p. 256), ilustra uma verdadeira filosofia de vida. Foram auscultados diversos dos atores com papel ativo nesta tipologia de turismo e é apresentada uma proposta com vista a dinamizar a oferta turístico-fluvial em Portugal. Esta proposta baseia-se num portal, procurando associar as vantagens e emergência das tecnologias de informação e comunicação ao turismo fluvial. Além disso, os elementos integrados nesta proposta resultaram de consultas realizadas aos atores envolvidos, nomeadamente de oito questionários que posteriormente foram analisados qualitativamente. Na sua base, esta investigação visa, não só contribuir para a dinamização do turismo fluvial em território português, mas também a aliar a si a oportunidade inerente às TIC.
- As motivações e o impacto social da doação de bens pela hotelariaPublication . Jesus, Carla Sofia Lampreia de; Umbelino, Jorge Manuel RodriguesA hotelaria pode ser colocada ao serviço da comunidade. Sendo um negócio de pessoas para pessoas, a hotelaria não pode ignorar as pessoas da comunidade em que se insere. Com uma consciência cada vez mais clara da responsabilidade social que lhe compete, este setor de atividade desenvolve inúmeros programas de responsabilidade social que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações, impactando a sociedade de uma forma positiva. A doações de bens pela hotelaria é uma realidade em Portugal e os seus efeitos são, reconhecidamente, positivos. Este estudo tem como objetivo avaliar quais as principais motivações inerentes à doação de bens pelas unidades hoteleiras portuguesas, bem como o impacto causado por estas doações. De modo a fazer uma análise mais adequada, recorreu-se ao programa Hospes, da Associação Hotelaria de Portugal, dado que é um programa de referência que faz a ligação entre hotéis doadores e instituições recetoras. Das entrevistas a oito hotéis e a oito instituições, conclui-se que não há uma mensuração objetiva do impacto social causado pelas doações, mas uma perceção generalizada de um impacto significativo provocado por estas doações. Por parte dos hotéis, conclui-se que as motivações são, essencialmente, a prática de um turismo responsável e sustentável e o contributo para a comunidade.
- O contributo dos eventos para a estratégia de branding de um destino - O caso do Millennium Estoril OpenPublication . Martinho, Maria Monteiro de Oliveira; Silva, Francisco António Santos da; Gonçalves, Susana Filipa dos SantosOs eventos desportivos, o turismo e o marketing dos destinos apresentam uma forte ligação, que tem vindo a aumentar de forma progressiva, particularmente após a segunda metade do século XX. Os destinos têm competido entre si tentando apresentar propostas únicas e diferenciadas para acolherem os eventos mais atrativos e que apresentem maior identificação com as caraterísticas intrínsecas dos seus territórios, procurando atrair visitantes, envolver as comunidades locais, valorizar a marca do destino e estimular a economia. A presente investigação teve como principal objetivo contribuir para o conhecimento sobre o impacto do Millennium Estoril Open para a imagem do destino Cascais. Pretendeu-se assim, analisar se a aposta neste evento é uma estratégia adequada para valorizar a marca Cascais. Para responder a esta questão foi conduzida uma investigação empírica aplicada à edição de 2019 deste evento, utilizando uma metodologia mista de recolha de dados através da aplicação de 373 questionário a espetadores, entrevista a quatro stakeholders e à observação participativa no evento. Assim, foi possível caraterizar o evento, o perfil dos participantes, a ligação do evento ao destino e ainda os contributos do evento para a marca Cascais. Estes resultados mostram claramente que o público-alvo deste evento é jovem, dinâmico e que muitos deles vêm em família. Por sua vez, a imagem do evento e do destino é bastante positiva considerando igualmente positiva a relevância do evento para a marca Cascais.
- Turismo acessível : a qualidade do serviços prestados na hotelaria a hóspedes com necessidades especiais de acesso na região de LeiriaPublication . Louro, Patrícia Ascenso; Umbelino, Jorge Manuel RodriguesO objetivo fulcral deste estudo é debater a problemática da qualidade do serviço prestado a hóspedes com necessidades especiais de acesso. Esta problemática enquadra-se na temática do turismo acessível, ou turismo inclusivo, ou turismo para todos. Com este estudo, pretendemos compreender a importância que os hoteleiros e os trabalhadores em hotelaria atribuem ao serviço prestado a turistas com necessidades especiais de acesso e de que forma este influencia a satisfação dos mesmos, mostrando a necessidade de investimento e de sensibilização para a temática do turismo acessível. E ainda mostrar que, apesar de existirem muitas lacunas nesta área, alguns hotéis já deram passos significativos neste sentido, e a própria legislação, apesar de ainda não estar totalmente consistente, defende o direito à igualdade. Procurámos, em concreto, averiguar se os hotéis da Região de Leiria se encontram preparados para receber e atender pessoas com necessidades especiais, através da realização de 13 entrevistas aos proprietários/diretores de hotéis, e 12 inquéritos a rececionistas desses mesmos hotéis. E, também, compreender se existe alguma discrepância entre a perceção da satisfação destes hóspedes por parte dos proprietários/diretores hoteleiros e os rececionistas, que são as pessoas que usualmente têm mais contacto com as mesmas. Após o tratamento dos dados, foram obtidos os seguintes resultados principais: a hotelaria na região de Leiria ainda não está preparada para receber convenientemente estes hóspedes; não existe um gap significativo entre a opinião da direção e dos colaboradores do hotel no que toca ao serviço prestado pelos próprios neste segmento; a maioria dos hotéis não fornece formação aos rececionistas no âmbito do atendimento de pessoas com necessidades especiais; a formação influencia positivamente a qualidade do serviço prestado e, consequentemente, a satisfação dos hóspedes.Por fim, foram apresentadas reflexões críticas sobre o tema, discutidas as implicações e as limitações deste estudo, bem como indicações para possíveis futuras investigações.
- Implementação do sistema GlobalG.A.P, numa exploração agrícola de MirtilosPublication . Cruz, Nuno Alexandre Videira; Cunha, Maria José Moreno daO setor alimentar apresenta-se cada vez mais exigente, no que a qualidade dos seus produtos diz respeito. Os consumidores começam a ler os rótulos das embalagens e a demonstrar preferência por aqueles que evidenciam boas práticas quer no tratamento do produto, quer no tratamento do meio ambiente. O GLOBALG.A.P é uma organização privada que visa a sustentabilidade e segurança da agricultura e dos produtos agrícolas a nível mundial. Para tal, baseados em referenciais próprios para o efeito, estabelecem com os produtores condições para que a certificação seja uma realidade. Este relatório surge como resultado do trabalho desenvolvido num estágio profissionalizante que combinou a implementação de certificação GLOBALG.A.P na empresa BEOOR, com a análise e identificação de pragas e doenças no laboratório de proteção vegetal na Escola Superior Agrária de Coimbra. O objetivo deste estudo foi acompanhar a condução da cultura de mirtilo, segundo o referencial GLOBALG.A.P, nomeadamente na proteção da cultura contra pragas e doenças. Palavras-Chave: Certificação; Segurança Alimentar; Agricultura Sustentável
- Transição para o SNC-AP: realidade das instituições de ensino superior públicoPublication . Marques, Isabel Cristina Figueiredo; Coelho, Paula Cristina Mendes dos SantosPortugal, à semelhança de muitos outros países europeus, não escapou à grave crise económica e financeira e, em 2011, entra em recessão, vendo-se obrigado a pedir auxílio à TROIKA. É neste contexto, e com o objetivo de ultrapassar a desatualização, fragmentação e inconsistência existentes ao nível da normalização contabilística em Portugal para o setor público, promovendo uma maior harmonização contabilística, em que o Estado passa a ser reconhecido como entidade que relata mediante a preparação de demostrações orçamentais e financeiras numa base individual e consolidada, que Portugal procedeu à publicação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP). Com a nova Lei de Enquadramento Orçamental (LEO) e com o SNC-AP, Portugal dá início a uma das mais importantes reformas das finanças públicas. Tendo consciência da complexidade que a plena implementação desta nova reforma representa, e por forma a minimizar os riscos e aumentar a probabilidade de sucesso na sua execução, foram designadas um conjunto de entidades representativas de diferentes setores das administrações públicas para adotar o SNC-AP em fase piloto, durante o ano de 2016. Com o trabalho desenvolvido, pretendemos aferir o grau de implementação do novo referencial contabilístico no subsetor das Instituições de Ensino Superior Público, com referência a 31 de dezembro de 2018. A metodologia adotada foi a qualitativa de natureza interpretativa e permitiu-nos concluir que o processo de transição para o SNC-AP nas Instituições de Ensino Superior Público está em curso, embora se tenha verificado que muitos foram, ou ainda são, os constrangimentos sentidos durante este processo.
- O ecossistema de uma incubadora na região interior de Portugal - estudo de caso da incubadora / BLC3Publication . Brito, Hélder Diogo Gonçalves de; Coelho, Paula Cristina Mendes dos SantosA presente tese de mestrado tem como objetivo analisar o ecossistema de uma incubadora de empresas na região interior de Portugal, pelo estudo de caso da Incubadora|BLC3, pertencente à BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Oliveira do Hospital, sendo objetivo do estudo perceber o contributo desta incubadora na região, os benefícios que faculta às empresas/projetos incubados, assim como, o contributo das empresas para a economia regional e nacional, pela análise de informação económica e social. Metodologicamente, esta investigação desenvolveu duas abordagens complementares: a revisão bibliográfica, na análise teórica, e o estudo de caso, na análise prática. A revisão bibliográfica proporcionou uma visão abrangente de investigações científicas no âmbito do empreendedorismo e startups, bem como das incubadoras de empresas. Foi possível constatar o contributo desta incubadora de empresas para a região em que se insere, onde 21 das empresas incubadas geraram nos anos de 2013 a 2017, cerca de 3,5 Milhões de Euros em volume de negócios, com a criação de 43 postos de trabalho. Estes resultados assumem elevada relevância no contexto da região, pois tratam-se de empresas constituídas, na sua maioria, há menos de 5 anos, cuja atividade tem permitido a criação de diversos postos de trabalho e a geração de riqueza para a região de forma direta e indireta, pelas contribuições e impostos fiscais, e pela deslocação destes recursos humanos para o concelho de Oliveira do Hospital.
- Análise de Espécies Invasoras e Respetiva Proposta de IntervençãoPublication . Marques, Bruno Guerreiro; Marchante, Hélia Sofia Duarte CanasEm Portugal, de acordo com o Decreto-Lei 92/2019 de 10 de julho, existem cerca de 300 espécies Invasoras. As espécies exóticas, sejam animais, plantas ou outros organismos não representam por si só um problema. Essa questão surge quando uma espécie apresenta um comportamento invasor. O concelho de Gavião, à semelhança de outros em Portugal, é atingido pelo fenómeno das espécies invasoras, nomeadamente espécies de Acacia e Hakea. Os objetivos deste trabalho consistiram, numa primeira fase, na localização e caracterização de uma seleção de plantas invasoras presentes no concelho de Gavião e, numa segunda fase, na definição de uma proposta de intervenção para controlo das mesmas com vista a minimizar os seus impactes. Utilizei a deteção remota (DR) e os métodos de aprendizagem automática para a classificação das imagens. Complementarmente à informação de campo, foram delimitadas várias áreas aleatoriamente no sentido de potenciar a validação efetuada. Posteriormente efetuouse a validação de campo das áreas delimitadas com base nos classificadores Random Forest e Máquina Vetor Suporte, que revelaram valores de eficácia diferentes. A aplicação do algoritmo da floresta aleatória (Ramdom Forest) alcançou um índice Kappa de 65% o que significa que a sua classificação é substancial. A área ocupada por espécies invasoras através do algoritmo em causa, foi de aproximadamente 4% do território, o que equivale a mais de 1000 hectares de acácias. O algoritmo Máquina Vetor Suporte alcançou um índice de 51%, obtendo uma classificação moderada. A aprendizagem automática revela-se uma excelente ferramenta de deteção e de classificação de imagens. Através da deteção remota foi possível identificar e definir um plano estratégico. Foi possível através da DR extrair as áreas de acácias, para as háqueas não foi possível definir as áreas devido à confusão no espectro com os matos. De acordo com as espécies indicadas, foi elaborada uma proposta abrangendo as várias etapas de controlo, incluído as metodologias mais adequadas, bem como o custo possível para execução de ações de controlo numa área piloto PALAVRAS-CHAVE: Espécies Invasoras, Deteção Remota, Índice Kappa, Floresta Aleatória, Aprendizagem automática, Sentinel-2
- Definição de uma metodologia para extração e quantificação de microplásticos em areia de praiaPublication . Couceiro, Denise Carla da Silva; Ferreira, Célia Maria DiasOs microplásticos são fragmentos de plástico cuja dimensão mais longa não ultrapassa os 5 mm. Apesar dos progressos que foram conquistados, ainda não existem métodos analíticos harmonizados para quantificar e determinar a ocorrência e composição de microplásticos em sedimentos marinhos. No presente trabalho foi desenvolvido um método para extração de microplásticos em areia de praia, usando uma solução de ZnCl2 (1,8-2,0 g/cm3 ). A separação de areia de praia foi obtida por flotação considerando as diferenças de densidade entre os diferentes tipos de plásticos a extrair e a areia. Comparativamente a outras metodologias existentes o método proposto apresenta boas taxas de recuperação (92-100%) para os microplásticos selecionados (PE, PP, PS, PVC, PET e EPS) com diferentes frações granulométricas, permitindo que este seja aplicado em amostras reais recolhidas em Angola. A metodologia proposta reduz substancialmente o tempo de extração de amostras de areia e pode ser facilmente aplicada em laboratório. Palavras-chave: Microplásticos Areia de praia Técnicas de extração Separação por densidades Quantificação Angola