Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-06"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Rota de turismo industrial e criativo no Arco Ribeirinho Sul - Almada, Seixal e BarreiroPublication . Silva, Verónica Alexandra Borda de Água; Gonçalves, Ana Cláudia dos Santos; Silva, Francisco António SantosNas últimas décadas, o setor turístico sofreu várias alterações no que diz respeito à oferta, não só influenciadas por alterações no comportamento dos turistas, mas também por alterações associadas ao desenvolvimento dos destinos. Neste sentido, tem-se verificado o surgimento de novos produtos turísticos associados ao património, cultura e história local, e a crescente aposta nestes produtos devido ao aumento da procura por estes elementos específicos. O turismo industrial e criativo é um dos produtos que tem conseguido satisfazer as várias necessidades tanto de turistas como de destinos devido ao potencial que tem para o desenvolvimento económico, social e turístico dos territórios. Devido à sua capacidade de dinamizar e renovar destinos, este tem sido uma aposta recorrente por parte de muitos territórios que, antes da desindustrialização, sobreviviam maioritariamente das indústrias e que acabaram por perder a sua principal fonte de sobrevivência. Muitos destes destinos viram no turismo uma possibilidade de renascer, ao mesmo tempo que contavam a sua história (com ênfase no período industrial), tirando proveito do património edificado que foi ficando ao abandono e em estado de degradação, assim como do saber-fazer e vivências dos trabalhadores, passando esses conhecimentos, muitas vezes de forma mais ativa, aos turistas que têm curiosidade em conhecer esse lado da história e da cultura locais. Este tem sido um produto em ascensão um pouco por toda a Europa, não sendo Portugal exceção neste processo. No caso do Arco Ribeirinho Sul, os destinos que o compõem, nomeadamente Seixal, Barreiro e Almada, têm tido em atenção o seu património industrial e espaços desocupados e obsoletos, e têm vindo a apostar no turismo industrial e criativo considerando as suas várias vertentes. Neste sentido, torna-se pertinente aprofundar o potencial que uma rota de turismo industrial e criativo poderia ter para o desenvolvimento do Arco Ribeirinho Sul, tendo em conta a proximidade e as similaridades de histórias, património edificado, indústrias que anteriormente eram desenvolvidas e projetos que atualmente são considerados para o desenvolvimento do produto nos três concelhos que o compõem.
- A perceção do turista relativamente aos impactos do alojamento local no destino turístico antes e após a experiência turística : o caso de LisboaPublication . Ascenção, Maria Inês Mendonça Gonçalves Curado; Calisto, Maria de Lurdes SantanaAs mudanças no paradigma turístico, especialmente na procura, exigem configurações diferenciadas de turismo, inovadoras. Nesta ótica surgem novas formas de alojamento, na qual se destaca o alojamento local, pelo seu crescimento exponencial nos últimos anos, tendo criado controvérsia a nível global. É, portanto, de relevo, compreender as especificidades deste modelo, tendo em conta a perspetiva de todos os stakeholders envolvidos. Este trabalho identifica a ausência de estudos que analisem a perspetiva dos turistas relativamente a esta temática. Pondo isto, esta investigação foi conduzida por um estudo de caso numa empresa de alojamento local em Lisboa, no sentido de, responder à questão: Qual a perspetiva dos turistas relativamente aos impactos do alojamento local nos destinos turísticos? Para além de tentar responder à questão, foi proposto tentar definir o perfil do turista que escolhe alojamento local e as suas motivações, os seus níveis de expetativa e satisfação, em relação ao destino e ao alojamento, a sua opinião sobre alojamento local e o conceito de gentrificação turística e ainda que imagem têm do destino Lisboa e como estas opiniões são afetadas pela experiência turística. Os resultados concluem que, a generalidade dos turistas inquiridos, tem uma opinião positiva em relação aos impactos do alojamento local nos destinos turísticos e que esta, não é alterada pela experiência turística.
- Pequenos turistas: a oferta de empresas hoteleiras direcionada ao segmento infantilPublication . Belo, Ana Catarina Raimundo; Calisto, Maria de Lurdes SantanaAtualmente, o mercado das famílias com crianças constitui um dos segmentos mais significativos no turismo. Apesar disto, verifica-se a tendência de negligência da criança nos estudos de turismo. Na qualidade de consumidoras de produtos e serviços turísticos, também as crianças possuem necessidades e desejos, o que releva a importância de que produtos e serviços turísticos sejam para si planeados, adequados e direcionados, para que o turismo lhes seja também acessível. Os destinos de Sol e Mar são populares entre as famílias com crianças. Percecionado como destino familiar, o Algarve é especialmente atrativo para este público, o que justifica a opção de investigar a oferta para o segmento infantil, de vinte e nove estabelecimentos hoteleiros dos concelhos de Portimão, Albufeira e Loulé e o seu posicionamento para este público. Através da análise dos seus websites e páginas oficiais na plataforma Booking foi possível caraterizar a oferta destas empresas para o segmento infantil, que se destaca especialmente em termos de espaços de lazer, atividades e serviços. Constata-se que todas as empresas disponibilizam, pelo menos, um espaço adequado e ou direcionado ao público-infantil, nomeadamente a piscina. Adicionalmente, destaca-se a oferta de parque infantil e Kids Club em alguns estabelecimentos e outras particularidades numa minoria de empresas. Atividades são oferecidas por alguns estabelecimentos, destacando-se os trabalhos manuais, jogos, brinquedos, jogos de grupo, atividades desportivas e atividades didáticas. A oferta de serviços é disponibilizada em quase todas as empresas, sendo mais comuns o serviço de babysitting, alimentação para crianças, camaextra e canais de televisão infantil. Adicionalmente, um mapa de posicionamento com recurso à análise de clusters permitiu identificar quatro grupos de hotéis, em função da sua oferta de espaços de lazer e atividades. Os Non-Providers correspondem à maioria da amostra e caraterizam-se por uma oferta diminuta e insuficiente para o segmento infantil. Os Facility Providers limitam a sua oferta a espaços de lazer. Os Providers disponibilizam uma oferta significativa de espaços de lazer e elevada de atividades. Finalmente, o Full Provider corresponde apenas a uma empresa e apresenta a oferta mais vasta e completa a nível de espaços de lazer e atividades. Estes dois últimos grupos parecem dedicar-se especialmente à satisfação das necessidades e desejos do segmento infantil, que constitui um dos seus públicos-alvo. Tendo isto presente, é fulcral que o setor adeque e desenvolva produtos e serviços turísticos dirigidos a este público e reconheça o seu papel social de turista.
- FORSCells: 40-days fixed prepared reagent for detection of anti-Forssman in humansPublication . Ferreira, Sofia; Mourato, Cristiana; Corpuz, Alyssa; Galvão, Sofia; Hesse, Camilla; Rocha, Clara; Jesus, Carlos; Mendes, Fernando, 1973-In 2012, the FORS system was accepted by the International Society of Blood Transfusion as the 31st blood group system. Forssman (Fs) antigen (Ag) expression is most commonly found on sheep red blood cells (RBC) but rare in human RBC. Anti-Fs antibodies (Ab) are naturally occurring in human sera and are predominantly IgM but they can also be IgG. To this day, the global prevalence of the FORS system is unknown. Currently, there is a lack of natural FORS1-positive RBC available to use for anti-Fs screening in large populations. This study was designed to produce FORS1-positive cells viable for 40 days use in the anti-Fs screening. Three to 5% FORS1-positive cells were produced using sheep's blood and CellStab stabilizer solution. The quality of the FORS1-positive cells was investigated in more than three independent experiments of ABO titration, osmotic fragility test and supernatant haemolysis. For each batch of FORS1-positive cells produced, an extended antibody panel was performed. To demonstrate that the FORS1-positive cells can be used for up to 40 days, anti-Fs screening and classification were carried out in a patient and donor population. Antigenic expression and membrane integrity of FORS1-positive cells remained stable for 40 days. Good FORS1 Ag preservation was established, and minimal haemolysis was observed. In conclusion, a novel and easy-to-produce reagent has been developed and submitted to a patent with stable FORS1 Ag expression. With this FORS1-positive cell suspension, it is now possible to screen and classify anti-Fs Ab in large populations.
- Marketing e Comunicação numa atração de turismo culturalPublication . Rocha, Miriam Sofia Correia Fragoso daO trabalho que aqui se apresenta corresponde a um relatório de estágio com projeto, realizado no Projeto Especial Turismo e Loja da Universidade de Coimbra. As instituições de património cultural, que se apresentam como atração turística, preocupam-se, cada vez mais, com os seus públicos e com os serviços que oferecem. Por estas razões este relatório de estágio apresenta um relato das atividades de marketing que desenvolvi e uma proposta de plano de marketing para o Turismo da Universidade de Coimbra.
- Avaliação de riscos profissionais de uma empresa da indústria extrativaPublication . Aguilera, Paula Estefany Castillo; Carrana, Pedro Miguel F. GomesO princípio da segurança e saúde no trabalho é a conservação da integridade física e psicológica dos trabalhadores. A gestão de riscos nasce para dar resposta a esta necessidade, sendo a avaliação de riscos ao núcleo da gestão dos ricos. A avaliação de riscos é uma ferramenta de carater dinâmico para a qual existem variados métodos de aplicação. A escolha do método conforme a necessidade de cada organização é fundamental para que a avaliação cumpra com o propósito de prevenir acidentes e doenças profissionais. O presente estudo apresenta a implementação da metodologia de avaliação de riscos simplificada numa empresa do sector da indústria extrativa de material calcário da região centro de Portugal. Detalhando a identificação dos perigos de cada uma das tarefas, em seguimento ao processo produtivo da organização, seguida pela avaliação dos possíveis riscos de cada um dos perigos identificados e finalmente a definição das medidas preventivas segundo o nível de intervenção obtido da avaliação. A identificação das medidas preventivas é realizada tendo em consideração o estado atual da organização em matéria de segurança e saúde no trabalho, considerando as necessidades que esta apresenta, criando ferramentas para dar resposta às necessidades provocadas pela restruturação interna e migração da norma de segurança. Atendendo também a carência de uma “cultura de segurança” na que se encontra a organização este estudo procura o envolvimento de todos os intervenientes no processo produtivo da pedreira em estudo.
- Gestão de segurança operacional na indústria de petróleo e gás: estudo de caso de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleoPublication . Azevedo, Alexsander Wellington Nunes de; Pinto, Marta Vasconcelos; Carrana, PedroO petróleo e o gás natural vêm contribuindo enormemente para a melhoria da qualidade de vida da sociedade no século XX. Com a economia em crescimento, a demanda energética torna-se cada vez mais um fator limitante para o desenvolvimento permanente. O advento de novas tecnologias associadas a crescentes exigências de mercado vêm acarretando significativas transformações nos meios de produção em todos os sectores industriais. A indústria de exploração e produção de petróleo não é dissemelhante e, esses elementos associados com a necessidade de encontrar e produzir grandiosos volumes em condições mais hostis concebe um cenário no qual as Companhias permanentemente se encontram expostas a maiores riscos de incidentes, que podem causar danos ambientais, as instalações e sociais, com consequentes perdas irreparáveis. Entende-se desta forma que a gestão de segurança operacional sustenta a longo prazo o desempenho e busca em prevenir a ocorrência de acidentes com danos à vida humana, ao meio ambiente e as instalações industriais, podendo ser considerado como uma ferramenta para ajudar a tomada de decisões. Assim, torna-se imperativo garantir que as atividades de exploração e produção de petróleo ocorram de forma controlada, em conformidade com os regulamentos e boas práticas da indústria, com enfoque em segurança operacional e preservação ambiental, sendo, portanto, imprescindível compreender a dinâmica dos acidentes ampliados, bem como as suas causas e consequências.
- Implementação de um Sistema de Segurança Alimentar numa ChocolateriaPublication . Sara Ribeiro, Miranda; Gândara, João Filipe MarquesO estágio profissionalizante desenvolvido na Chocolateria Delícia, Unipessoal Lda encontra-se integrado no plano curricular do Mestrado em Engenharia Alimentar lecionado pela Escola Superior Agrária de Coimbra, tendo decorrido entre 25 de Fevereiro e 23 de Agosto de 2019. A Chocolateria Delícia, Unipessoal Lda dedica-se à produção, distribuição e venda por grosso ou retalho de chocolates. A empresa possui duas unidades de produção, uma unidade de produção industrial de chocolates e uma loja de produção artesanal e posterior venda ao público. O estágio decorreru na unidade de produção e venda de chocolates artesanais O principal objetivo do estágio foi a implementação de um sistema de segurança alimentar eficaz e eficiente na unidade de produção e venda de chocolates artesanais. Assim, no âmbito do estágio foram revistos e elaborados os pré-requisitos e posterior implementação de um sistema de segurança alimentar baseado nos princípios do HACCP. Outros trabalhos realizados foram: atualização das fichas técnicas, elaboração de instruções de trabalho, realização de formações, realização de auditorias internas, realização de inquéritos internos, registo de não conformidades, etc. Palavras Chave: Segurança Alimentar, Qualidade, HACCP, Higiene.
- OS DIREITOS DA CRIANÇA.Publication . Rodrigues, Maria; Baltazar, IsabelA participação das crianças na sociedade é um direito afirmado pela Declaração sobre os Direitos das Crianças desde a sua ratificação em Portugal, em 1990. Sendo este o tema em estudo, constata-se que a sua efetivação na vida das crianças é muito condicionada pelas conceções sociais da infância e pelas políticas e práticas para a infância, em Portugal. Não obstante, esse condicionamento parece mais acentuado na faixa etária entre os zero e os três anos de idade. Para enquadrar a infância em Portugal descreveu-se sucintamente o percurso desta até aos dias de hoje, a creche como contexto das crianças pequenas, bem como as críticas de vários autores que realçam uma não participação da criança em prol do interesse dos adultos. Assim, este estudo pretende realçar a importância que o tema tem no desenvolvimento das crianças e na construção de uma cidadania ativa na qual o educador de infância tem um papel fundamental. Para o efeito, optou-se por uma metodologia qualitativa com a recolha de cinco entrevistas a educadoras que exercem funções no contexto da creche. O estudo revela que as educadoras procuram proporcionar o máximo de escolhas feitas pelas crianças e têm em conta as opiniões destas no dia-a-dia da creche, reconhecendo na criança um ser de direitos próprios e a importância da cidadania e da participação para o seu desenvolvimento. Em contrapartida, reafirmam as dificuldades e entraves descritos pelos autores ao longo do presente trabalho, espelhadas no contexto da creche, isto é, as políticas e práticas existentes em Portugal, a legislação vigente, bem como a visão que a sociedade tem da infância (as educadoras, as famílias, a restante equipa educativa, a comunidade e a própria instituição), ainda estão aquém do desejado para uma efetivação real dos direitos de participação das crianças. Porém, verifica-se nos testemunhos das educadoras uma mudança real e prometedora nas suas ideias e na sua ação educativa e pedagógica para a efetivação do direito de participação das crianças pequenas.
- Fontes paramétricas e fontes interpoladas: o renascimento de fontes dinâmicas e a sua utilização no design gráficoPublication . Fernandes, Ana; Vasconcelos, MariaEste trabalho de investigação incidiu num atual interesse de designers de tipo, programadores e utilizadores na aplicação de tipos dinâmicos re-emergentes. O nossos principal objetivo, foi contribuir para o conhecimento histórico da prática tipográfica, bem como de métodos e processos que mais diretamente estabeleceram o uso das fontes paramétricas e variáveis. Assim, esta investigação interligou dois universos que consideramos relevantes no campo da tipografia: a produção do tipo e a experiência do utilizador na sua aplicação. Foi abordada a terminologia e os momentos que se associaram à evolução tecnologia que caracterizou a produção e o uso dos tipos, desde os caracteres móveis aos tipos digitais, e o módulo como a programação se aliou ao design, nomeadamente a sua relação com a tipografia. Foram também analisadas as tecnologias tradicionais e contemporâneas que têm permitido ao designer de tipos gerar as possibilidades de exploração da forma das letras, os quais, por outro lado,têm permitido uma maior liberdade ao designer gráfico na concretização das suas composições. Por fim, este trabalho de investigação introduz a proposta de estabelecer uma mediação entre o conhecimento do designer de tipos e a experiência do utilizador. As ferramentas digitais que viabilizam ao utilizador a exploração livre da estrutura das letras, deverão ser enquadradas através de determinados de controlos definidos na própria interface e que contribuam para se estabelecer o uso tipógrafo.
