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- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Lucas, Sónia Isabel Mateus; Ruivo, Isabel Maria SilvaO presente Relatório de Estágio Profissional pretende dar a conhecer as diferentes estratégias observadas e aplicadas, no decorrer do percurso académico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do estágio tive a oportunidade de identificar, aplicar, entender e refletir sobre práticas pedagógicas, o que é fundamental para o futuro profissional que anseio. O relatório está dividido em quatro capítulos. No primeiro encontram-se os relatos diários de algumas observações, bem como de algumas atividades e aulas que tive oportunidade de realizar com as crianças de diferentes faixas etárias (dos 3 aos 9 anos). Ao todo são dez relatos que cobrem diferentes áreas e domínios da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e estão devidamente fundamentados. O segundo capítulo apresenta oito planificações de atividades e aulas realizadas por mim nos referidos níveis de ensino. No terceiro capítulo apresento quatro dispositivos de avaliação de propostas de atividades aplicadas por mim em diferentes grupos e turmas, devidamente interpretados e fundamentados. Por último, no quarto capítulo dou a conhecer o Projeto – A abelha faz mal ou faz mel?, da minha autoria e pensado para ser realizado junto de crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pois considero fundamental o despertar das crianças para seres preciosos como as abelhas. As considerações finais, são o último ponto do relatório e apresentam uma reflexão de todo o trabalho realizado ao longo do Mestrado.
- Contributo para a Implementação de um Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2015 e ISO 22000:2018 numa indústria de congeladosPublication . Alves, Rita Margarida Amaral; Pedro, Dora Cristina CoelhoDentro de uma empresa do setor alimentar no ramo dos congelados, efetuou-se o estágio que tinha como propósito a implementação de um Sistema de Gestão Integrado, baseado na norma ISO 9001:2015 e ISO 22000:2018, que permitirá traçar um caminho que leve a ASA Congelados ao fornecimento de serviços de qualidade e produtos que satisfaçam as expectativas e necessidades dos clientes e outras partes interessadas, tendo sempre em conta a melhoria contínua. Através de uma relação entre os requisitos exigidos pelas duas normas, analisouse cada um e traçou-se um caminho para poder chegar-se à certificação. Para isso houve necessidade de se efetuar: um levantamento das necessidades da empresa e caracterizála, uma análise ao sistema documental existente e uma análise dos perigos (biológicos, físicos ou químicos) e determinar o índice de risco associado a cada um. Esta análise permitiu determinar os Pontos Críticos de Controlo (PCC) e o Programa de PréRequisitos Operacional (PRRO) e delinear a sua monitorização. Os objetivos propostos para a realização deste estágio foram atingidos, porém a ASA Congelados ainda não se certificou nas normas ISO, devido ao atraso existente na construção da nova unidade, que irá contemplar as condições necessárias. Palavras chave: Requisitos, Normas, Certificação, Congelados, Perigos e Monitorização
- Monitorização dos teores de acrilamida, humidade e gordura na produção de batata fritaPublication . Alves, Nadine Marques; Costa, Rui Manuel Machado daA presença de compostos tóxicos em alimentos sujeitos a elevadas temperaturas tem sido alvo de uma maior preocupação por parte dos consumidores. A acrilamida foi descoberta em alimentos pela primeira vez em 2002 e, desde então, que a pressão exercida sobre a indústria alimentar no sentido de realizar investigações acerca do teor desta substância nos seus produtos alimentares aumentou. Os produtos à base de batata, os cereais, incluindo o pão e as bolachas, o café e os seus derivados são os alimentos que apresentam maior quantidade de acrilamida e os que mais contribuem para a sua ingestão diária, uma vez que são géneros alimentícios que mais fazem parte dos hábitos alimentares da população em geral. Desta forma, este trabalho, desenvolvido na SIA, procura desenvolver e otimizar um método de quantificação deste composto, em contexto industrial, garantindo assim o cumprimento do estabelecido no regulamento e possibilitando a deteção e prevenção de possíveis desvios face aos valores de referência. Numa fase inicial procedeu-se à calibração de um equipamento presente nas linhas de fritura que são responsáveis pela monitorização da humidade e gordura da batata frita à saída da fritadeira. A calibração permitiu uma redução no erro associado à leitura pelo equipamento numa média de 0,19% no caso da humidade e 2,23% no caso da gordura. No que concerne à acrilamida, a metodologia utilizada na SIA ainda se encontra em fase de investigação, porém foi possível verificar a influência da humidade no teor deste composto no produto final. Em todas variedades de batata em estudo observou-se que humidades mais baixas originavam teores de acrilamida mais elevados e vice-versa. Desta forma, a importância do controlo da humidade em todo o processo produtivo mostrou ser uma variável fulcral para uma maior compreensão e acompanhamento do teor de acrilamida em batatas fritas. PALAVRAS-CHAVE: Acrilamida, batatas fritas, humidade, gordura, açúcares, asparagina
- Circuitos Curtos AgroalimentaresPublication . Costa, Liliana Maria Oliveira; Guilherme, Rosa Isabel Marques MendesOs Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA) são um sistema de distribuição alternativo à comercialização agrícola convencional, caracterizada por vários intervenientes na cadeia de distribuição. A sua aplicação tem ganho reconhecimento a nível nacional, regional e internacional, pois podem aportar valor acrescentado, importante para o desenvolvimento dos territórios. A presente dissertação estuda os CCA, explorando a sua potencial aplicação, contribuição e barreiras, num estudo de caso real, nomeadamente, o concelho de Águeda, que se caracteriza principalmente por minifúndios. No intuito de atingir os objetivos acima descritos, esta investigação combinou métodos quantitativos e qualitativos de recolha de dados. Foram realizadas 6 entrevistas a participantes privilegiados do concelho, e foi também desenvolvido e aplicado um questionário a 22 produtores presentes nas feiras no concelho. Como principais conclusões destaca-se a existência de atividade agrícola ao nível de propriedades fundiárias de pequena dimensão para o autossustento, denominadas de minifúndios. Estes são rentabilizados pelos proprietários do concelho, e mantêm-se por tradição familiar. Ainda, concluímos que os CCA, caracterizados por um a dois intermediários no máximo, ainda não existem no concelho de Águeda. Os sistemas de distribuição atuais são mais tradicionais, aplicados à luz do autossustento familiar. Os tipos de CCA mais utilizados são o circuito curto direto e o face to face, sendo que os principais meios de distribuição usados são seculares: as feiras, a venda na exploração e por encomenda. Como trabalhos futuros, sugere-se a aposta e o desenvolvimento dos CCA como estratégia para o desenvolvimento rural, local e sustentável do concelho de Águeda. Palavras-chave: Agricultura, Circuitos curtos agroalimentares; Desenvolvimento local; Desenvolvimento sustentável
- Motivações dos espetadores de desporto onlinePublication . Silva, Tiago André Vaz Fernandes Terruta da; Búrcio, CarlosEste estudo pretende aferir os motivos dos consumidores de desporto para assistir a espetáculos desportivos online em Portugal, e se existe uma variação das motivações consoante variáveis sociodemográficas. Foram recolhidas 157 respostas, das quais 75 consumiam desporto online, e, através de uma análise fatorial, identificámos que o sentimento de pertença à equipa; socialização; escape; drama; apreciar as habilidades técnicas dos jogadores; comunidade; interesse nos jogadores; e entretenimento, são os motivos mais importantes para os espetadores de espetáculos desportivos online. Verificando-se, ainda, através de uma análise sociodemográfica, que existe uma pequena variabilidade nas motivações consoante o género; as habilitações literárias e o rendimento do agregado familiar.
- Consumo sustentável: perfil, atitudes e comportamento: o caso portuguêsPublication . Neves, Maria João Catrau Neto; Valentim, LuísO objetivo do presente projeto é estudar o perfil, atitudes e comportamentos dos consumidores face à sustentabilidade. Perceber de que forma os três pilares da sustentabilidade, triple bottom line, estão presentes no consumo dos portugueses e quais as dimensões que se revelam mais importantes. Foi realizada uma revisão de literatura para que fossem abordados temas imprescindíveis para a realização do projeto: sustentabilidade, comportamento do consumidor e consumo sustentável. O modelo de pesquisa descritiva foi o método utilizado neste projeto, tendo sido aplicados dois instrumentos diferentes: um inquérito por questionário e uma entrevista semiestruturada, sendo realizada posteriormente uma análise aos dados obtidos. Como principal conclusão deste estudo verifica-se que as faixas etárias a partir dos 35 anos são as que apresentam uma maior preocupação quanto à sustentabilidade, uma vez que os padrões económicos ditam os seus comportamentos de compra e os padrões ambientais surgem como última preocupação.
- Plano de Negócios: a Antiga Colónia, uma startup na região de Lisboa, especializada na Gastronomia Étnica IndianaPublication . Metichande, Maduri Ragendra; Valentim, LuísO presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um plano de negócios de uma Startup no setor da restauração especializada na gastronomia da zona de Diu, Índia, em Lisboa. Como resultado da globalização e do número crescente de restaurantes étnicos a nível nacional, mas especialmente na zona de Lisboa, verifica-se uma mudança no perfil e comportamento do consumidor face a restaurantes étnicos. O consumidor procura cada vez mais ofertas especializadas e autênticas, há uma maior preferência por pratos diferentes dos que normalmente confecionados em casa e interesse pela gastronomia de outros países. Este consumidor é, também, exigente, informado e espera uma experiência global satisfatória em restaurante. O projeto A Antiga Colónica pretende focar-se neste consumidor e oferecer um serviço de qualidade e autêntico. A revisão da literatura aborda os conceitos-chave do projeto: Princípios de Marketing de Serviços, Operadores de Restaurantes, Satisfação do consumidor e Comportamento pós-compra. A metodologia do projeto engloba uma recolha de dados primários e secundários. A primeira com o objetivo de estudar os conceitos-chave e o comportamento do consumidor e a segunda com o intuito de conhecer o mercado, o potencial cliente pormenorizadamente e o seu nível de aceitação perante o produto proposto no projeto. Como tal, foi feito um trabalho de campo onde se recolheram dados quantitativos através da divulgação de um questionário online e presencial, e dados qualitativos junto a players de mercado. Com base nos resultados obtidos, construi-se a estratégia empresarial e o Marketing Mix, terminando com uma avaliação estratégica e financeira do projeto.
- Perceção da qualidade dos serviços prestados pela SolincaPublication . Lopes, Ana Catarina Andrade; Valentim, LuísO presente relatório reflete o trabalho desempenhado durante o Estágio Profissional, realizado no departamento de marketing da Solinca Health & Fitness do grupo Sonae Capital Fitness. A Solinca é uma rede de ginásios que opera no mercado Fitness desde 1995, é composta por 20 clubes ativos e cujo objetivo é garantir o bem-estar e boa forma física dos sócios. A verdade é que, com a constante evolução em que vivemos, também os ginásios enfrentam novos desafios, nomeadamente uma concorrência cada vez mais feroz. Nesse sentido, é fundamental que estes se adaptem ao que os consumidores mais procuram, apostando na qualidade dos serviços que prestam. Só assim conseguirão atrair novos sócios e reter os atuais, e consequentemente destacar-se positivamente neste mercado extremamente competitivo e globalizado. Com este trabalho pretende-se avaliar a qualidade dos serviços prestados pela Solinca e perceber a que nível os sócios recomendam estes serviços, bem como o GAP existente entre a avaliação dos sócios e a visão dos membros da organização. Tendo por base a análise do estudo de satisfação de qualidade realizado aos sócios – Net Promoter Score (NPS) e as entrevistas efetuadas a dois colaboradores. O estudo aplicado a todos os sócios, avalia o grau de satisfação relativamente aos serviços prestados pela Solinca. Para além da recolha de dados quantitativos, efetuou-se a pesquisa de dados qualitativos através das entrevistas realizadas a dois membros da organização. Os resultados sugerem que maior parte dos serviços apresentam NPS negativo, e consequentemente não são recomendados pelos sócios. Por outro lado, os colaboradores acreditam que os clubes têm muito potencial, desde que seja feito algum investimento.