Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-02"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Perfil do consumidor online esotéricoPublication . Coelho, Telma Jael Vieira; Reis, José LuísUma vez que o mundo tecnológico está em crescente evolução, novas oportunidades de investimento e desenvolvimento aparecem. O Marketing Digital ganha uma nova vida com a utilização do Marketing de permissão associada, mais concretamente a lead generation e posteriormente, o envio de informação através de E-mail Marketing. A lead generation consiste num termo de Marketing, onde um possível cliente demonstra interesse pelo produto ou serviço da empresa. Existem diversos métodos para a adquirir, através de publicidade com campanhas em redes sociais, o e-mail marketing remetendo para outro produto ou serviço e a publicidade em motores de busca. Com a realização do estágio curricular numa empresa de Marketing Digital onde o principal meio de lucro consistia na geração de leads através de websites de esoterismo, surgiu um problema de investigação sobre qual o perfil do consumidor online esotérico. Este relatório de estágio responde a algumas questões como: Qual o sexo e faixas etárias predominantes? Quais os adgroups com maior interesse? Será que existem diferenças entre o consumidor da América Latina e o consumidor Europeu? No trabalho foi utilizada uma metodologia mista, com os dados da Web Analytics/Digital Analytics para a metodologia quantitativa e entrevistas aos funcionários da empresa para a metodologia qualitativa. Da análise efetuada concluiu-se que no perfil do consumidor esotérico quer no México, quer em Portugal predomina o sexo feminino nas faixas etárias acima dos 35 anos e que os adgroups preferenciais são o amor e o dinheiro. A partir dos resultados das entrevistas, as pessoas recorrem ao esoterismo por terem preocupações pessoais, por curiosidade ou necessidade de ouvir algo positivo sobre um assunto que as incomoda.
- A intenção de compra de alimentos biológicos em embalagens sustentáveisPublication . Santos, Vera Lúcia Guedes dos; Gomes, SandraObjetivo – Este estudo debruça-se sobre a investigação da intenção de compra de alimentos biológicos em embalagens sustentáveis em Portugal. Metodologia - Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, a partir da qual se testa a aplicabilidade da Teoria do Comportamento Planeado, modelo teórico sustentado na revisão de literatura, testando hipóteses operacionais que pretendem explicar e prever a intenção de compra do consumidor biológico. A recolha dos dados foi realizada através de um questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra válida de 311 inquiridos. De igual importância, destaca-se a análise temática de conteúdo que permitiu reconhecer as perceções dos consumidores quanto à definição atribuída às embalagens sustentáveis. Resultados e principais conclusões – Do modelo teórico testado, verificou-se que a intenção de compra de alimentos biológicos em embalagens sustentáveis é explicada em 70,3% pelo conjunto das variáveis - atitude, normas pessoais e controlo percebido. Ainda assim, é importante mencionar que se infirmou o impacto da preocupação ambiental e do conhecimento ambiental percebido na intenção de compra dos inquiridos, ainda que sejam variáveis que influenciam a atitude dos consumidores. Perante estes dados, confirma-se a adequação deste modelo à problemática de investigação. Por último, em termos qualitativos, apurou-se que a amostra demonstra conhecer as embalagens sustentáveis, embora, genericamente, tenha apresentado definições incompletas. Limitações – Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução no sentido de se ter utilizado uma amostra não probabilística por conveniência. O facto de não ter sido identificado nenhum estudo que aborde especificamente esta temática originou algumas limitações na parte da discussão dos resultados. Originalidade/ Valor - Ainda que a temática das embalagens sustentáveis já tenha sido estudada em Portugal, a investigação a este nível ainda é incipiente. O facto de não se ter realizado um estudo cujo público de interesse foram os consumidores biológicos revela a originalidade desta investigação, trazendo implicações úteis tanto para as empresas de certificação biológica como para a indústria das embalagens alimentares.
- Otimização da estratégia digital da Facestore nas redes sociaisPublication . Patrício, João Pedro Barroso; Alves, CaetanoO objetivo geral do presente estudo é aumentar o número de interações nas publicações das Redes Sociais da Facestore. Especificamente, pretendeu-se caracterizar o perfil dos seguidores de páginas de empresas no Facebook, determinar as ações de comunicação mais atrativas com vista a aumentar o engagement dos seguidores e, por fim, delinear a estratégia digital para aumentar o número de interações nas redes sociais e, consequentemente, a notoriedade da empresa. Participaram no estudo 132 pessoas, tendo preenchido um questionário online “OTIMIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA DIGITAL NAS REDES SOCIAIS DE EMPRESAS” que constituía uma parte sociodemográfica e outra de conteúdo específico. Os resultados mostraram que o instrumento utilizado é adequado ao contexto das redes sociais nas empresas. O comportamento/interação dos inquiridos nas redes sociais, face à forma como as empresas comunicam foi um fator predominante para a obtenção dos resultados deste estudo. No entanto, são necessários mais estudos futuros para aprofundar o tipo de empresa e a que meio se adequa.
- O luxo na perspectiva do Millennium portuguêsPublication . Almeida, Susana Isabel da Silva Martins de; Neves, CidáliaÉ reconhecido ao Luxo, o seu poder de desenvolvimento e transformação de culturas e sociedades. Tal como são reconhecidas aos Millennials, características como a sua grande ambição, a sua exigência pela excecionalidade e até o seu materialismo. Consequentemente, torna-se inverosímil ignorar a potencialidade da junção dos Millennials, os novos e prováveis maiores consumidores da sociedade, ao Luxo, um dos seus maiores impulsionadores. Desta forma, ambicionou-se como maior propósito desta investigação compreender o Luxo, pela perspetiva do consumidor Millennial Português. Assim, como fundamentação teórica de todo o trabalho de investigação, foi realizada uma Revisão Crítica da Literatura que se centrou nos dois temas gerais da dissertação: o Luxo e os Millennials. Posteriormente, através da aplicação de uma Metodologia Quantitativa, utilizou-se um inquérito por questionário destinado a todos os Millennials residentes em Portugal, onde se obtiveram 148 respostas, que permitiram a análise e compreensão das motivações e do comportamento desse segmento, em relação à indústria do Luxo. Os resultados obtidos permitiram a resposta aos três objetivos específicos propostos, com uma compreensão profunda de quem é o consumidor Millennial, quais são suas necessidade e exigências na hora de comprar Luxo e a sua opinião sobre vários conceitos que envolvem o mundo do Luxo, e que tornar-se-ão pertinentes para todas as Marcas que pretendam conhecer este seu novo consumidor.