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Abstract(s)
Objetivo – Este estudo debruça-se sobre a investigação da intenção de compra de alimentos biológicos em embalagens sustentáveis em Portugal.
Metodologia - Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, a partir da qual se testa a aplicabilidade da Teoria do Comportamento Planeado, modelo teórico sustentado na revisão de literatura, testando hipóteses operacionais que pretendem explicar e prever a intenção de compra do consumidor biológico. A recolha dos dados foi realizada através de um questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra válida de 311 inquiridos. De igual importância, destaca-se a análise temática de conteúdo que permitiu reconhecer as perceções dos consumidores quanto à definição atribuída às embalagens sustentáveis.
Resultados e principais conclusões – Do modelo teórico testado, verificou-se que a intenção de compra de alimentos biológicos em embalagens sustentáveis é explicada em 70,3% pelo conjunto das variáveis - atitude, normas pessoais e controlo percebido. Ainda assim, é importante mencionar que se infirmou o impacto da preocupação ambiental e do conhecimento ambiental percebido na intenção de compra dos inquiridos, ainda que sejam variáveis que influenciam a atitude dos consumidores. Perante estes dados, confirma-se a adequação deste modelo à problemática de investigação. Por último, em termos qualitativos, apurou-se que a amostra demonstra conhecer as embalagens sustentáveis, embora, genericamente, tenha apresentado definições incompletas.
Limitações – Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução no sentido de se ter utilizado uma amostra não probabilística por conveniência. O facto de não ter sido identificado nenhum estudo que aborde especificamente esta temática originou algumas limitações na parte da discussão dos resultados.
Originalidade/ Valor - Ainda que a temática das embalagens sustentáveis já tenha sido estudada em Portugal, a investigação a este nível ainda é incipiente. O facto de não se ter realizado um estudo cujo público de interesse foram os consumidores biológicos revela a originalidade desta investigação, trazendo implicações úteis tanto para as empresas de certificação biológica como para a indústria das embalagens alimentares.
Description
Keywords
Embalagens sustentáveis Sustentabilidade Consumo alimentar biológico Consumidores biológicos Intenção de compra Teoria do comportamento planeado