Repository logo
 
Publication

A intenção de compra de alimentos biológicos em embalagens sustentáveis

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorSantos, Vera Lúcia Guedes dos
dc.date.accessioned2019-10-10T13:18:48Z
dc.date.available2019-10-10T13:18:48Z
dc.date.issued2019-10-02
dc.description.abstractObjetivo – Este estudo debruça-se sobre a investigação da intenção de compra de alimentos biológicos em embalagens sustentáveis em Portugal. Metodologia - Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, a partir da qual se testa a aplicabilidade da Teoria do Comportamento Planeado, modelo teórico sustentado na revisão de literatura, testando hipóteses operacionais que pretendem explicar e prever a intenção de compra do consumidor biológico. A recolha dos dados foi realizada através de um questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra válida de 311 inquiridos. De igual importância, destaca-se a análise temática de conteúdo que permitiu reconhecer as perceções dos consumidores quanto à definição atribuída às embalagens sustentáveis. Resultados e principais conclusões – Do modelo teórico testado, verificou-se que a intenção de compra de alimentos biológicos em embalagens sustentáveis é explicada em 70,3% pelo conjunto das variáveis - atitude, normas pessoais e controlo percebido. Ainda assim, é importante mencionar que se infirmou o impacto da preocupação ambiental e do conhecimento ambiental percebido na intenção de compra dos inquiridos, ainda que sejam variáveis que influenciam a atitude dos consumidores. Perante estes dados, confirma-se a adequação deste modelo à problemática de investigação. Por último, em termos qualitativos, apurou-se que a amostra demonstra conhecer as embalagens sustentáveis, embora, genericamente, tenha apresentado definições incompletas. Limitações – Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução no sentido de se ter utilizado uma amostra não probabilística por conveniência. O facto de não ter sido identificado nenhum estudo que aborde especificamente esta temática originou algumas limitações na parte da discussão dos resultados. Originalidade/ Valor - Ainda que a temática das embalagens sustentáveis já tenha sido estudada em Portugal, a investigação a este nível ainda é incipiente. O facto de não se ter realizado um estudo cujo público de interesse foram os consumidores biológicos revela a originalidade desta investigação, trazendo implicações úteis tanto para as empresas de certificação biológica como para a indústria das embalagens alimentares.pt_PT
dc.identifier.tid202287696pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29904
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmbalagens sustentáveispt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectConsumo alimentar biológicopt_PT
dc.subjectConsumidores biológicospt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectTeoria do comportamento planeadopt_PT
dc.titleA intenção de compra de alimentos biológicos em embalagens sustentáveispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
vera_santos.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: