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- Plano de Comercialização de uma plataforma logística digital - o caso: plataforma bizcargo da mitmynidPublication . Pinto, Ivo Bruno Marques da Costa de Mesquita; Vilaça, Abílio da CunhaO presente relatório de estágio referente ao plano de comercialização da plataforma digital BIZCARGO da empresa MitMyNid tem como principal objetivo a expansão e dinamização desta plataforma digital a nível nacional. O BIZCARGO constitui-se como uma ferramenta de apoio ao planeamento e organização de serviços em tempo real pela internet e no domínio da economia digital. O setor da logística é um setor com um enorme potencial, porém ainda bastante relutante à modernização das suas práticas, não estando por isso a usufruir do seu potencial na sua plenitude. O BIZCARGO é um serviço que permite esta potencialização do setor, criando novas oportunidades e formas mais simples e eficazes de atuar. Este relatório pretende encontrar estratégias que permitam potenciar a divulgação e o crescimento da plataforma logística em estudo, quer ao nível comercial através de estratégicas de melhoramento de recolha e gestão de contactos e de apoio ao cliente, quer ao nível de marketing através de estratégias que permitam divulgar a plataforma e o seu conceito e características diferenciadoras. Numa primeira parte deste estudo é feito um diagnóstico à empresa e ao meio que envolve o projeto. Na segunda parte é efetuado o enquadramento técnico, seguindo-se as conclusões e as recomendações que apontam para a concretização de um plano comercial e um posicionamento estratégico inovadores.
- O Contributo da Cadeia de Fornecimento da Empresa Rangel na Obtenção de Vantagem Competitiva das Empresas Clientes O Caso SafiraPublication . Ferreira, Mário Artur Vieira; Vilaça, Abílio da CunhaO objetivo deste relatório de estágio é o de conhecer com maior detalhe o modelo estrutural da cadeia de fornecimentos adotado pelo GR (Grupo Rangel), e compreender de que forma influencia a obtenção de vantagem competitiva da empresa cliente. A metodologia de estudo consistiu na análise do processo de trabalho usado no GR, com o seu modelo de organização e gestão de armazenamento no tratamento dos produtos e mercadorias da Safira. O modelo de gestão do transporte garante o cumprimento das responsabilidades da sua cliente Safira O relatório terá assim vários objetivos integrados e complementares a saber: - Identificar a cadeia de valor do Grupo Rangel no domínio da logística em Portugal e conhecer as possíveis ligações entre os diferentes elos dessa SCM com os elos das SCM dos seus fornecedores de serviços, - Identificar os pontos fortes e fracos, que influenciam o funcionamento do GR em Portugal e como entende as ameaças e oportunidades presentes na envolvente ao setor de atividade, - Conhecer como responde a sua estrutura organizativa às contantes solicitações dos clientes nomeadamente da empresa Safira e como contribui para que aquela possua vantagem competitiva no mercado, - O potencial mercado para o desenvolvimento da logística em Portugal para o GR, - Conhecer e estudar a inter-relação entre o GR e Safira nos domínios da logística e distribuição Concluiu-se pela demonstração de que, a cadeia de fornecimento da Rangel no domínio da logística, contribui fortemente para o aumento de competitividade do cliente Safira.
- Sopros em Laboratório - Almost6 2011Publication . Charrinho, Sérgio Faria FrancoEste trabalho visa a apresentação de um protejo criado em conjunto com o grupo Almost6, quinteto de trompetes e percussão do qual o autor deste trabalho é fundador. Este ensemble de trompetes profissional, criado em 2007, veio preencher uma lacuna existente em Portugal, no que respeita ao tipo de formação.
- Luxo em hotelaria: luxo tradicional e luxo tecnológicoPublication . Nogueira, João Salvador Amaro; Costa, Ana Rita de Deus Rocha Alves Peres daA presente dissertação tem o intuito de compreender qual o luxo mais procurado na região do Estoril, entre o luxo tradicional e o luxo tecnológico. Assim, através da revisão da literatura, pretendemos definir o conceito de luxo bem como o conceito de luxo em hotelaria, verificar o perfil do cliente e averiguar quais as motivações que o levam a escolher os hotéis, averiguar o que se entende por luxo tecnológico e luxo tradicional para que seja possível efetuar a distinção entre estes, diferenciar o Hotel InterContinental Cascais-Estoril e o Palácio Estoril Hotel, Golf & Wellness. Como tal, para além da pesquisa efetuada, utilizamos como método de análise qualitativa, entrevistas estruturadas, quer ao diretor geral do Hotel InterContinental Cascais-Estoril doutor Alejandro Álvaro Bautista quer ao diretor geral do Palácio Estoril Hotel, Golf & Wellness doutor Francisco Corrêa de Barros. As questões assentam sobre as características dos hotéis, o cliente e as suas motivações para que seja possível a resposta aos objetivos e à questão de partida. Foram ainda estipuladas, no capítulo da metodologia, a pergunta de partida e os objetivos a esta associados bem como o modelo conceptual utilizado na dissertação. Através da análise de resultados constatamos que, de acordo com os dados recolhidos junto dos estabelecimentos hoteleiros, que apesar do luxo tradicional conseguir ter uma grande capacidade de atração de pessoas, o luxo tecnológico representa uma grande importância para os clientes de luxo que procuram constantemente novas tecnologias e gadgets bem como novas experiências tecnológicas que os hotéis de luxo tradicionais não conseguem oferecer.
- Localização de AGVs baseado na deteção de marcadores RFIDs, magnéticos e GPS-indoorPublication . Pereira, Daniel de Almeida; Moita, Fernando Domingues; Ramos, Urbano Manuel de OliveiraA robótica está cada vez mais presente nas nossas vidas cotidianas, num mundo cada vez mais globalizado e exigente, onde é necessário tirarmos benefícios do a que tecnologia nos oferece. Os AGVs são exemplo disso, aplicados cada vez mais na indústria para o transporte de materiais e apoio à produção. A sua flexibilidade e a sua rentabilidade são muito apreciadas na indústria que necessita de transportar matérias-primas ou até produtos acabados. Esta tecnologia atualmente adotada por muitas indústrias tem obtido um grande êxito uma vez que contribui para o aumento da produtividade e reduz os custos de produção. No entanto para que robôs tenham uma maior projeção no mercado, é imprescindível ultrapassar as limitações que os sistemas atuais apresentam. Daí este trabalho de projeto se concentrar no estudo da problemática da localização, por forma a encontrar otimizações e novas soluções de localização de um AGV. O sistema proposto baseia-se no uso de vetores de atributos compostos de medições momentâneas extraídas do ambiente através de sensores que se encontram exteriormente, bem como no próprio AGV. As estimativas de posição são detetadas por um sensor de guia magnético que gera uma leitura da posição global por meio de linhas e beacons magnéticos. Rede de sensores estáticos já instalados no local onde se pretende localizar com dispositivos moveis, de modo a se comunicarem e determinarem a sua posição. E a sinalética e orientação do robô móvel através de um sensor RFID passivo, ambos estes sensores, utilizados em conjunto nestes vetores de atributos, de forma a caracterizar os resultados obtidos pelo AGV. A nova solução de localização é então resolvida por estas três tecnologias agregadas, com uma topologia do ambiente já conhecida, e a correlação entre cada local neste ambiente e os seus atributos são armazenados através do uso de um servidor local. O sistema de localização foi avaliado de maneira experimental em campo, numa plataforma robótica modular desenvolvida exclusivamente para este propósito, bem como vários simuladores. Foi feito um estudo detalhado para cada tecnologia e os resultados obtidos, que são promissores, são apresentados e permitem validar a solução proposta.