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- Momentum : Centro cultural e criativoPublication . Pimentel, Diogo Silva Carvalho; Completo, Francisco António SantosO presente plano de negócio visa definir e apresentar uma estratégia para a criação, implementação e gestão de um centro cultural e criativo na Grande Lisboa. Para além de toda a parte teórica que faz referência ao crescimento da economia e das indústrias culturais e criativas por todo o mundo e, com especial foco, em Lisboa, este plano consiste em apresentar detalhadamente todas as etapas necessárias para a implementação do centro, descrevendo não só uma proposta de um conceito, os seus valores, a visão e a missão, assim como o mercado que abrange, o seu público-alvo, os recursos humanos, os equipamentos, fornecedores, parceiros, operações, estratégias e ainda o plano de investimento que o projeto necessita para colocar em prática as atividades propostas, tendo como intuito, viabilizar a implementação de um centro criativo que responda às exigências, necessidades, interesses e desejos associados às tendências emergentes. Este documento apresenta por escrito uma proposta que, através da dinamização de diversas atividades de valor cultural e criativo, tem como objectivo, solucionar necessidades e interesses crescentes nas sociedades desenvolvidas quer por consequência da emergência de novos estilos e culturas de vida, quer devido a inúmeros outros factores, sendo que, com base em pressupostos próximos da realidade foi possível projetar resultados financeiros credíveis e, desta maneira, testar e analisar a viabilidade do negócio em estudo. Este plano, tal como as conclusões e recomendações retiradas do trabalho indicam, o projeto vai ao encontro das informações e ideias apresentadas no desenvolvimento teórico, sendo que, para isso, foi essencial recorrer a métodos de pesquisa apropriados à consistência do plano e, tendo como objectivo, agregar valor e eliminar riscos, adequando o projeto ao território envolvente da melhor forma e, assim, tirar o máximo proveito possível, numa primeira fase é apresentada a fundamentação teórica fazendo referência às sociedades e às tendências emergentes, apresentando as dinâmicas de sucesso que as cidades devem adoptar para enfrentar o futuro com base no uso da criatividade e da inovação, bem como, os atores e os instrumentos deste novo sistema. Após esta análise, com vista a clarificar o conceito do centro e a sua influência, o plano apresenta uma breve análise à expansão e desenvolvimento da economia criativa e das indústrias e atividades presentes na Europa e, particularmente, em Portugal, bem como, o estado do sector cultural em Lisboa e ainda os fatores de atratividade que têm contribuído para o desenvolvimento exponencial da região em questão. Para concluir, com base na problemática identificada, foi necessário desenvolver o plano em concreto, tendo em consideração, todas as exigências necessárias e obrigações legais para implementar e garantir o bom funcionamento do centro. Neste sentido, o plano de negócio que se segue é então uma ferramenta essencial quer para analisar com maior detalhe todas as atividades, processos e etapas que devem ser executados para garantir o bom funcionamento do centro, quer para elucidar as etapas de implementação e expansão do negócio, contribuindo para a geração de conteúdos e demonstrações de resultados com o intuito de seduzir ora investidores, ora parcerias estratégicas e, assim, solicitar empréstimos, apoios, financiamentos ou incentivos com maior probabilidade de sucesso.
- Segurança pessoal e segurança internaPublication . Magalhães, Carlos Alberto Sousa; Elias, Luís Manuel AndréA história da humanidade está marcada pela violência entre os homens. Os líderes das sociedades enquanto representantes de um poder instituído - político ou religioso - foram sempre destinatários de ameaças de natureza difusa transformando-se amiúde em alvos das mesmas. Os atentados realizados contra esses dirigentes potenciaram a existência de conflitos armados, modificaram regimes políticos e instalaram um clima de medo e de insegurança em diversas sociedades europeias e mundiais, para além de depauperarem os fundamentos dos Estados modernos. As forças policiais, de natureza civilista, foram encarregues da segurança pessoal dos líderes políticos nacionais, internacionais e de outros cidadãos quando sujeitos a uma ameaça relevante. Portugal atualmente é um país com índices de insegurança muito baixos e com uma atividade terrorista praticamente inexistente e sem relatos de ataques concretizados contra altas entidades nacionais ou estrangeiras, mas nem sempre assim foi. O mundo em que vivemos, globalizado e complexo com uma criminalidade organizada, transnacional e profissionalizada e com incontáveis terroristas “sem rosto” – cidadãos anónimos, instiga-nos para continuarmos a proteger os representantes eleitos pelo povo como um dos pilares fundamentais de qualquer sociedade, daí a importância da segurança pessoal como um instrumento garantístico.
- A satisfação do cliente interno da polícia técnica: o caso do comando distrital de SetúbalPublication . Reis, Rui Pedro Guerreiro dos; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosAo abordar o tema da Investigação Criminal na Polícia de Segurança Pública, a primeira impressão que se sugere são termos técnico-jurídicos, um modus faciendi. No entanto, a grande premissa dessa atividade são as pessoas que o fazem. A pertinência do tema está relacionada com a implementação de um processo de qualidade na Polícia de Segurança Pública (PSP), que abrange também a Unidade de Polícia Técnica do Comando Distrital de Setúbal. Neste sentido, a satisfação do cliente e a natureza do trabalho desenvolvido pela Unidade de Polícia Técnica de Setúbal implica uma relação com outros elementos da PSP, pelo que o cliente pode ser entendido como externo (tribunais e outros) ou interno (esquadras). Nesta investigação abordar-se-á a satisfação do cliente interno, isto é, uma visão da investigação criminal enquanto valência do conhecimento e a relação interna com a segurança pública prestada pelos homens e mulheres das esquadras de competência genérica, Intervenção e Fiscalização e Investigação Criminal, numa perspetiva de qualidade de serviços na PSP. Pretende-se utilizar um instrumento de avaliação da Common Assessment Framework (CAF), questionário de avaliação de serviços/clientes, adaptado à realidade da instituição. Para responder à questão inicial de aferir da satisfação do cliente interno da Unidade de Polícia Técnica de Setúbal, foram estabelecidas várias etapas para que a utilização do instrumento se mostrasse adequado à realidade da PSP. Após a revisão de conceitos teóricos e de um estado da arte, foram concebidas várias etapas de modo a responder à questão “qual o grau de satisfação com o serviço da Polícia Técnica de Setúbal”. Numa primeira fase, foram efetuadas (n=16) entrevistas junto do público-alvo, com critérios de inclusão, através de amostra nãoprobabilística, de modo a extrapolar quais os fatores determinantes para a satisfação com o serviço. Após a análise de conteúdo, foram extrapolados doze fatores. Uma vez que se pretendia utilizar o Modelo 10 da CAF, questionário de avaliação de serviços, que foi cruzado com os fatores aferidos na análise de conteúdo. Daqui resultou uma adaptação do instrumento, com a inclusão de cinco novos critérios e adaptação de um já presente, sendo as expressões “serviços/clientes” substituída ad initio por elementos policiais. Após a adaptação do instrumento foi sujeito a pré-teste (n=20), através de amostra não probabilística, com critérios de inclusão, de modo a aferir dificuldades e a corrigir os defeitos. Deste pré-teste, em sede de análise de conteúdo, resultaram algumas alterações. As alterações ficaram-se pela mera substituição das expressões ”colaboradores” por “elementos policiais da Polícia Técnica” e “Polícia Técnica” por “unidade de Polícia Técnica”. Após a consolidação do instrumento adaptado foi escolhida uma amostra nãoprobabilística (n=255) de uma população que todos os dias ativa os serviços da Polícia Técnica (n=750) do efetivo geral do Comando Distrital de Setúbal. Os dados foram tratados através de estatística descritiva simples com recurso à ferramenta Excel®. Numa aferição dos dados e numa escala de Likert de (1 = Muito Insatisfeito, 2 = Insatisfeito, 3 = Pouco Satisfeito, 4 = Satisfeito e 5 = Muito Satisfeito), a satisfação centra-se em “4 = satisfeito” sendo que a dimensão “participação e envolvimento” é onde se centram os valores mais baixos. Os resultados recolhidos demonstram um nível geral de “satisfeito” com os serviços da Polícia Técnica de Setúbal. O nível de envolvimento e participação deste serviço com os seus clientes internos, no entanto, é de “pouco satisfeito”. A investigação parece indiciar uma grande vontade de participação e maior envolvimento por parte do cliente interno da Polícia Técnica de Setúbal. Tanto na fase de entrevistas, adaptação de questionário, aplicação e posterior avaliação que é dada uma grande importância ao envolvimento e participação naquilo que é o conhecimento e trabalho, em parceria, com a Polícia Técnica de Setúbal.
- O programa apoio 65 – idosos em segurança: proposta de referencial de formação para equipas de proximidade e de apoio à vítimaPublication . Cabral, Melissa Maria da Costa; Poiares, Nuno Caetano Lopes de Barros; Guinote, Hugo Duarte de Sousa Batista eHodiernamente, o fenómeno do envelhecimento em Portugal tem vindo a crescer e a evidenciar-se comparativamente ao índice de natalidade. O progressivo aumento do número de idosos, aliado à elevada esperança média de vida, exigirão cada vez mais um maior e mais adequado acompanhamento por parte das estruturas de apoio. No âmbito policial, a Polícia de Segurança Pública, através do Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, tem desenvolvido esforços junto da população idosa, mas ainda muito pode ser feito. A formação sobre idosos nesta Força de Segurança já existe e está enquadrada na formação do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, contudo pode e deve ser melhorada. Na ausência de formação específica nesta área, torna-se da maior importância promover um reforço das competências dos agentes de proximidade, no sentido de os tornar mais capazes para lidar com o público idoso. Neste trabalho, optou-se pelo método qualitativo, levando a cabo inquéritos por entrevista a informantes-chave com formação e experiência profissional nas áreas em estudo na presente investigação. A partir da análise de conteúdo das respostas dos entrevistados, foi possível concluir que as principais competências necessárias estão relacionadas com a capacidade de comunicação, empatia e compreensão, bem como com as competências teóricas e técnicas que apenas se obtêm através da formação. Assim, segundo a opinião da maior parte dos entrevistados, faz sentido que seja desenvolvida uma formação de especialização nesta área que constitui uma das principais valências do policiamento de proximidade.
- Relatório de estágio na Empresa Interlock Consulting: Gestão de EquipasPublication . Benchimol, Kássia Daniela Sirgado; Sabino, AnaO presente relatório tem dois objetivos. O primeiro objetivo, consiste na apresentação das atividades desenvolvidas no âmbito do estágio realizado. O segundo objetivo visa apresentar um projeto de diagnóstico e intervenção de uma equipa integrada na empresa onde foi realizado o estágio. Pretendeu-se assim, potenciar a eficiência da equipa, não a nível individual, mas sim a nível grupal, para que todos os membros conseguissem trabalhar juntos, facilitando assim a melhoria das relações entre eles e, consequentemente o aumento de eficácia da equipa. Para tal, foi criado um projeto implementado em três fases distintas. A primeira visava diagnosticar o perfil individual e de equipa tendo como referência os seus estilos comportamentais, o modo como gerem conflitos e como comunicam. Tendo em conta os resultados obtidos, foi criado um team building exclusivamente para a equipa em estudo e direcionado para as suas necessidades especificas. Por fim, todo o processo foi sujeito a uma avaliação da satisfação dos participantes sobre o trabalho realizado. Esta metodologia foi aplicada à equipa de uma empresa do sector de Recrutamento e Seleção e Outsourcing em Portugal denominada Interlock Consulting, tendo-se verificado resultados positivos na sua implementação.
- Recrutamento de Profissionais na área de TIPublication . Garrinhas, Maria Margarida Joaquim; Cesário, FranciscoO presente relatório de estágio apresenta o estágio curricular realizado na empresa SKILL-LIS, no Departamento de Recursos Humanos, a fim de concluir o mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial. As atividades desenvolvidas centraram-se no recrutamento online de profissionais especializados na área de Tecnologias da Informação. Foi aprofundado o modo como um processo de recrutamento deve ser executado e como deve ser realizada uma entrevista de pré-seleção com o intuito de avaliar se um candidato possui os requisitos mínimos para uma vaga. Este relatório está dividido em cinco capítulos. O primeiro capítulo diz respeito à revisão de literatura, onde são abordados os temas relacionados com o processo de recrutamento e seleção, bem como, o recrutamento via redes sociais, de modo a sustentar as atividades desenvolvidades durante o estágio curricular. Segue-se o capítulo destinado à organização onde é descrita a sua origem e história, a sua estrutura atual, em conjunto com outras informações importantes. O terceiro capítulo foca-se no estágio curricular onde é descrito o processo de acolhimento e integração assim como a descrição de todas as tarefas desenvolvidas durante o estágio. No quarto capítulo apresenta-se uma proposta de melhoria relativa a alguns procedimentos na organização e por último é apresentado o balanço crítico. O balanço crítico refere-se a uma reflexão sobre as expectativas, competências e capacidades pessoais desenvolvidas, acompanhado por uma conclusão final desta experiência.
