Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-05"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Make It DigitalPublication . Guedes, Mafalda Sofia Morgado; Leal, Maria do CarmoPara concluir o Mestrado em Marketing Digital foi proposta a elaboração de uma Dissertação, de um Projeto ou de um Estágio para então apresentar um relatório do mesmo. Neste caso específico, a aluna optou por realizar um estágio que lhe permitisse aliar os conhecimentos adquiridos durante o período de aulas com experiência profissional. O Estágio decorreu entre novembro de 2017 e janeiro de 2018 numa agência de Marketing Digital – Make It Digital. Assim, a primeira parte deste relatório aborda o enquadramento teórico sobre o aparecimento do conceito de Marketing, passando pelo Marketing Digital até à importância das redes sociais. A segunda parte do presente documento aborda o enquadramento prático, onde a empresa é apresentada e é feita uma descrição das tarefas desenvolvidas. Por último, serão apresentados os resultados destas tarefas e algumas conclusões e sugestões de melhoria.
- O Líder emocionalmente inteligente como fator crítico no Employer BrandingPublication . Guitana, Patrícia Neves; Lourenço, LuísCom as mudanças repentinas que se verificam nos dias de hoje, torna-se importante estudar o modo como a liderança influencia a imagem que as organizações transmitem aos seus clientes, sendo esta imagem caracterizada por employer branding. O ritmo acelerado das mudanças não se verifica somente ao nível da liderança, como também a respeito dos critérios de seleção do mercado de trabalho, sendo que na atualidade o mercado procura essencialmente pessoas que sejam detentoras de competências sociais, cruciais para compreenderem não só as suas emoções como a dos outros, demonstrando assim empatia. Neste sentido, pretende-se dar resposta à seguinte questão de partida: “Em que medida a relação entre a liderança e employer branding é explicada pela empatia, como domínio da inteligência emocional?”. Para se proceder ao estudo, analisou-se a liderança como sendo contingencial, ou seja, dependendo da circunstância em que o líder se encontre. Para se descobrir que tipo de líder se adequa a cada situação recorreu-se à escala Least Preferred Co-worker, de Fiedler (1965), sendo possível distinguir líder orientado para a tarefa e líder orientado para a relação. Relativamente à dimensão empatia, como domínio da inteligência emocional, assim como à dimensão dos sistemas e processos de gestão de recursos humanos, baseados no employer branding, foram utilizadas escalas que permitissem medir estes constructos. A relação entre estas três variáveis testou-se, numa primeira fase, com os líderes orientados para a tarefa, sendo que depois se verificou a sua significância com os líderes orientados para a relação. Os resultados demonstraram que, de todas as relações analisadas, apenas se verifica uma situação de antecedência. O presente estudo permite obter uma visão ampla dos três constructos, permitindo compreender igualmente a relação entre os mesmos.
- Relatório de Estágio na Magnetikalchemy: plataforma de E-commerce SpotyStorePublication . Borges, Mónica Alexandra Assis; Redondo, EduardoNo decorrer do Mestrado em Marketing Digital, optou-se pelo desenvolvimento de um relatório de estágio, como forma de término do mesmo. A escolha recaiu de imediato sobre este formato, uma vez que teria uma parte prática onde poderiam ser consolidados e desenvolvidos conhecimentos, e adquirir experiência profissional na área do marketing digital. O estágio foi realizado na Magnetikalchemy, incidindo sobre a plataforma SpotyStore, durante três meses, no período compreendido entre 04 de outubro de 2017 a 04 de janeiro de 2018. O presente relatório está divido em três partes principais. A primeira parte diz respeito ao enquadramento teórico, onde serão apresentados os temas centrais do relatório, nomeadamente o aparecimento do e-commerce, o estado do e-commerce em Portugal, a evolução do marketing tradicional para o marketing digital, terminando na temática das redes sociais. A segunda parte, referente à componente prática, descreve e contextualiza a empresa, bem como a plataforma SpotyStore. É também nesta parte, que estão descritas as funções desempenhadas durante o estágio. A terceira e última parte, apresenta os desafios propostos, bem como os problemas identificados e as suas respetivas propostas de melhoria.
- Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso AirbnbPublication . Tomé, Sara Fortuna; Leal, Maria do CarmoA economia de partilha é um sistema socioeconómico que se baseia no consumo de bens e serviços com foco na partilha, sendo um fenómeno que registou um rápido crescimento e tem já uma posição claramente definida no setor do alojamento turístico. Ao mesmo tempo, Portugal tem registado um aumento indiscutível de Alojamentos Locais registados, impulsionado, entre outros, por este movimento socioeconómico. A presente investigação procura compreender quais as motivações do consumidor para participar nesta nova forma de mercado. É utilizado o caso Airbnb, uma plataforma para estadias de curta duração, pioneira na economia de partilha, no contexto português como exemplo. São abordados os fatores que determinam o comportamento do consumidor, nomeadamente os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos; e estudadas as várias motivações, entre elas, a localização, o preço, a sustentabilidade económica, o conforto e comodidades, a autenticidade, interação social, a novidade, o prazer, a sustentabilidade ambiental, a reputação e o Ethos do consumo colaborativo. Como principais motivações foram determinadas o preço, localização, comodidades, autenticidade, motivação social e interação, novidade e prazer e sustentabilidade económica.
- Competências percecionadas pelos estudantes e Profissionais de RHPublication . Bragança, Maria Tomé Da Mata Sequeira; Lourenço, LuísA competência tem sido uma chave de sucesso para o mercado de trabalho particularmente para profissionais de Recursos Humanos (RH). O presente estudo baseou-se na seguinte pergunta: as competências percecionadas pelos estudantes são, globalmente, as mesmas que as empresas procuram no concelho de Lisboa? O propósito deste estudo é estudar as competências dos profissionais de recursos humanos percecionadas pelos estudantes e profissionais de recursos humanos, tendo como principal objetivo identificar se existem gaps nas competências percecionadas pelos estudantes de recursos humanos da universidade Europeia e as procuradas no mercado. Neste sentido, para responder à questão atrás formulada, realizámos uma revisão de literatura que permitiu desenvolver temas como as abordagens concetuais sobre “competências” na perspetiva de vários autores, modelos de competências, gestão de recursos humanos, profissionais de RH. Em termos de metodologia, o estudo seguiu o método quantitativo onde as variáveis foram as nove competências adaptadas no modelo de SHRM que constituíram o questionário. Para tal a amostra foi constituída por 37 estudantes do curso de Gestão de Recursos Humanos do 3º anos e de 37 profissionais de RH de diversas empresas circunscritas ao concelho de Lisboa. Os resultados obtidos permitiram confirmar que os profissionais dão mais importância às competências que os estudantes, com exceção da competência especialização que é mais valorizadas por estes. Constatou-se, a partir dos resultados obtidos, que a maior parte dos estudantes e profissionais são do género feminino. Confirmou-se a existência de gaps de competências entre os estudantes e profissionais.
- A Influência da Liderança no Employer BrandingPublication . Silva, Joel Martins; Lourenço, LuísEste estudo visa fornecer evidências empíricas adicionais sobre o impacto dos tipos de Liderança (Transformacional e Transacional) no Employer Branding, assim como o efeito moderador do setor (Público ou Privado) nesta relação. Para esse fim formulou-se a seguinte questão de investigação: qual o tipo de Liderança, Transformacional ou Transacional, que tem uma associação mais forte com o Employer Branding? Formulou-se ainda as seguintes hipóteses: (1) o setor (público ou privado) tem um efeito moderador na relação entre a Liderança Transformacional e o Employer Branding; (2) O setor (público ou privado) tem um efeito moderador na relação entre a Liderança Transacional e o Employer Branding. Participaram neste estudo 321 participantes, colaboradores em diferentes organizações de todo o território português. Os resultados revelaram que a associação entre a Liderança Transformacional e o Employer Branding é mais forte do que a associação entre a Liderança Transacional e o Employer Branding. Revelaram ainda que o setor (Público ou Privado) tem um efeito moderador na relação entre a Liderança Transformacional e o Employer Branding, mas o mesmo não acontece na relação entre a Liderança Transacional e o Employer Branding.