Browsing by Issue Date, starting with "2018-03"
Now showing 1 - 10 of 97
Results Per Page
Sort Options
- A magnitude que os festivais de música, Rock in Rio, NOS Alive e Super Bock Super Rock têm para a hotelaria de 4 e 5 estrelas em Lisboa, Cascais e OeirasPublication . Umbelino, Ana Filipa Rosado; Moita, Pedro Francisco Manique SilvaA relação entre eventos e turismo é verídica e sempre foi muito forte. Essa relação, que hoje adquire uma fenomenal importância económica, cultural e social, resulta do progresso e expansibilidade dos eventos, do fenómeno turístico e da cada vez mais a intrínseca ligação entre eles. Nos dias de hoje realizam-se todos os dias inúmeros eventos que reúnem milhares de participantes, uma parcela deles turistas nacionais e internacionais. Estes usufruem dos transportes rodoviários, aéreos e ferroviários, da hotelaria, restauração e outros serviços turísticos, contribuindo assim para a economia do turismo e dos eventos. Os festivais de música consagram uma das vertentes dos eventos em Portugal onde têm tido uma evolução espantosa, cada vez são em maior número, com cartazes apelativos, preparados para receber qualquer tipo de público, uns em sítios fechados outros em espaços verdes abertos, todos com o mesmo propósito, oferecer ao turista uma experiência única. A hotelaria e este tipo de eventos acabam por ser uma parceria, dado que uma parte dos turistas necessitam de pernoitar em estabelecimentos, estabelecimentos estes que muitas das vezes são unidades hoteleiras. Desta ligação entre as unidades hoteleiras e os festivais de música, surge o interesse em estudar a influência que os festivais de música como o Rock in Rio, NOS Alive e Super Bock Super Rock, detêm na hotelaria de 4 e 5 estrelas na área da Grande Lisboa, objetivando assim a magnitude que estes proporcionam em relação à Taxa de Ocupação, Room Night, Receita Geral das unidades hoteleiras bem como para o turismo em Lisboa, Cascais e Oeiras. Com o estudo efetuado pode-se concluir que a maioria das unidades hoteleiras em estudo não aumenta o room night, que estes festivais de música influenciam bastante as unidades hoteleiras a nível de taxa de ocupação e receita geral e que a realização destes festivais são um forte contributo para a hotelaria e para o Turismo em Lisboa.
- Turismo gastronómico street food: um contributo para o turismo na região de CascaisPublication . Duarte, Sara Pedro; Silva, Ana Isabel Inácio Gomes daO street food é um fenómeno, uma novidade e curiosidade para todos aqueles interessados em gastronomia. O street food consiste na comida de rua feita no momento e vendida em espaços públicos. Tornou-se assim um componente novo da oferta turística, permitindo o seu enriquecimento e diversificação. Esta novidade é uma tendência no Mundo, e está a tornar-se também uma tendência em Portugal. Uma vez que Portugal é muito conhecido pela sua gastronomia (OTL, 2015) e atrai muitos turistas que visitam o país com esse intuito - provar a comida portuguesa - os próprios eventos de street food passam a ser mais uma referência neste universo da gastronomia portuguesa. Este trabalho tem como principal objetivo estudar o street food em Portugal e de que forma tem evoluído no país. Sendo que, o trabalho centra-se no estudo de caso do concelho de Cascais, sendo este um destino turístico que apresenta bastante oferta e procura desta natureza. No trabalho que se desenvolveu, foi realizado um inquérito por entrevista à Associação de Street Food em Portugal que permitiu uma análise mais detalhada do fenómeno. Foram também realizados inquéritos por questionário a vários dos seus associados. Os resultados do estudo revelam-se consistentes com a literatura, revelando que o street food tem potencial para a dinamização dos locais em que se desenvolve, criando uma oferta lúdica e turística que se reconhece relevante pelo tipo de experiências que possibilita,sendo que em Portugal este é um setor ainda muito recente, mas que está a ter uma boa aceitação por parte do público, tanto no âmbito do consumo quotidiano, como também do turístico.
- Eficiência hídrica e energética em aproveitamentos hidroagrícolasPublication . Carriço, Nelson; Loureiro, Dália; Luz, Paulo Brito da; Rijo, Manuel; Moreira, Madalena; Arranja, Carina; Coelho, André; Ferreira, Bruno; Cunha, Henrique; Fiúza, Fernanda; Muniz, Estela; Rodrigues, Gonçalo; Chibeles, Carlos; Sousa, Gonçalo; Matos, ManuelO objetivo do presente artigo é dar a conhecer à comunidade técnico-científica o projeto de investigação AGIR - Avaliação da Eficiência do Uso a Água e da Energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas (AH), coordenado pela Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) e financiado pelo PDR2020 na Operação 1.0.1 – Grupos Operacionais, e que tem como objetivos principais a criação de um sistema de indicadores para a avaliação da eficiência do uso da água e da eficiência energética nos AH e o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de fácil utilização pelas respetivas entidades gestoras, para avaliar e identificar as ineficiências dos sistemas e para apoiar a seleção de medidas de melhoria da eficiência de uso da água, da eficiência energética e da recuperação de energia.
- A influência do fenómeno terrorista na arquitetura da segurança em angolaPublication . Falcão, Whitney Alexandra Leite; Matos, Hermínio Joaquim deA questão desta investigação assenta no entendimento das características do fenómeno terrorista que pode ser uma ameaça para Angola. Uma vez que os esforços no combate ao terrorismo ao nível do continente africano se fazem sentir cada vez mais em resposta ao crescimento do fenómeno em África, materializado através da presença de diversos grupos terroristas e as suas respetivas ações, surge a necessidade de perceber se o combate ao fenómeno terrorista deve, ou não, constituir uma prioridade no planeamento da segurança em Angola. Procuramos entender a perspetiva sobre a qual os arquitetos da segurança em Angola interpretam o fenómeno terrorista, qual a tipologia dos potenciais alvos de uma hipotética ação terrorista em Angola, e ainda analisar o alcance dos instrumentos legais existentes que visam fazer face à ameaça.
- Empowering students in higher educationPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria RosárioIn this article we present and discuss some of the preliminary national results of the project “Empowering Eportfolio Process” (EEP), an Erasmus+ KA2 program. At this stage of the research, the Portuguese team of the College of Education of the Polytechnic Institute of Setúbal (ESE-IPS) will present some of the emerging ideas that have come to light from the first stage of the ongoing qualitative study, which is focused on the students’ perspectives on the use of ePortfolios — more specifically the students of the International Semester. We will discuss into what extent these practices can contribute to students’ empowerment and to develop transformative capabilities — such as autonomy, reflexivity, critical thought, creativity and cooperation, amongst others. We also intend to discuss these practices implications to Higher Education, particularly orienting the discussion to the scope of pedagogy.
- As mouras encantadas no imaginário galaico-portuguêsPublication . Pereira, Luciano (José Dos Santos Baptista)
- Biomarkers of presbycusis and tinnitus in a Portuguese older populationPublication . Haider, Haúla; Flook, Marisa; Ribeiro, Diogo; Antunes, Marília; Szczepek, Agnieszka; Hoare, Derek; Paço, João; Caria, Helena
- Infeção por vírus dengue : fitoterapia como tratamento e profilaxiaPublication . Santos, Tiago Alexandre Pena; Moutinho, Maria GuilherminaA infeção por vírus dengue consiste numa arbovirose categorizada como uma das principais responsáveis pela morbilidade e mortalidade constatadas nas regiões tropicais e subtropicais, especialmente nos países pertencentes à Ásia e à América Central e do Sul. A disseminação dos vetores e do vírus tem acrescido nos últimos anos devido a várias condições como alterações climáticas, aumento de viagens para países endémicos e urbanização. Várias medidas têm sido efetuadas no âmbito da mitigação de ambos os fatores, como a implementação de técnicas de controlo químico e biológico para os mosquitos e recentemente a vacinação contra o vírus, existente em vários países endémicos. Contudo, devido ao uso excessivo de métodos químicos nos mosquitos e à inexistência de agentes antivirais, tem-se pesquisado e desenvolvido estratégias alternativas, nomeadamente a utilização de plantas medicinais. A fitoterapia constitui uma área que combina conhecimento tradicional com métodos de pesquisa e desenvolvimento fitoquímico, com o intuito da criação de novas abordagens terapêuticas e profiláticas. Plantas medicinais como Cissampelos pareira Linn compreende atividades farmacológicas muito distintas, desde ação analgésica e antipirética até antivírica. O progresso científico alcançado nesta área pode criar uma cura para esta patologia.
- Complicação intra e pós-operatórias em cirurgia de implantes dentáriosPublication . Sillam, David Clement Maxence; Gomes, João CarvalhoPerante o desenvolvimento e sucesso da implantologia dentária, os cirurgiões expandiram as suas indicações. A chegada constante de novas técnicas e materiais trazidos pelo progresso tecnológico e científico aumenta o alcance das possibilidades de implantação dentária. Esta evolução ampliou a noção de riscos na cirurgia de implantes para a possibilidade de lesões de estruturas anatómicas com as complicações que decorrem delas. Assim, para o cirurgião, o conhecimento das várias estruturas e obstáculos anatómicos, bem como suas variações individuais, são essenciais para a realização de toda a cirurgia de implantes e pré-implantes. O resultado bem-sucedido de qualquer procedimento cirúrgico requer atenção a uma série de parâmetros relacionados com o doente e dependentes do procedimento. O bom conhecimento da anatomia cirúrgica, a experiência e treino nos fundamentos da medicina interna são prérequisitos importantes para que a cirurgia de implantes seja previsível. Além disso, o planeamento pré-cirúrgico (anamnese, exame objetivo, exames complementares de diagnostico) adequado, a qualidade e a quantidade de osso disponível, uma técnica cirúrgica bem executada, um bom período de cicatrização e instruções pós-operatórias detalhadas são fatores que desempenham um papel vital no sucesso da cirurgia de implantes dentários e da osteointegração. O presente trabalho tem como principais objetivos saber quais as principais complicações que podem ocorrer durante e após as cirurgias de implantes dentários e saber quais os meios de prevenção à nossa disposição para antecipar e evitar essas complicações.
- Facetas dentárias : diferentes materiais e principais causas de falhasPublication . Silva, Sâmella Neves da; Tavares, Vítor GlaziouA procura de um sorriso harmonioso aumenta cada vez mais o nível de exigência e a expectativa dos pacientes quando procuram um profissional de Medicina Dentária. Esse facto proporciona, não só o desenvolvimento de novos materiais, como também o aperfeiçoar de técnicas dentárias que englobam procedimentos conservadores e resultados mais previsíveis. O aumento exponencial dessa procura pelo sorriso perfeito, levou a que as facetas estéticas fossem consideradas tratamentos de excelência. Alguns materiais, como é o caso das cerâmicas, têm-se tornado uma alternativa viável para reabilitações de alto nível de exigência estética, uma vez que possuem biomimetismo com o esmalte, na medida em que apresentam uma elevada biocompatibilidade e uma estabilidade de cor, longevidade e resistência compatíveis com o material dentário. O objetivo deste estudo foi não só realizar uma revisão de literatura sobre facetas, onde foram avaliadas as suas indicações, contraindicações, benefícios e desvantagens, assim como o diagnóstico, plano de tratamento, e também analisar as principais causas de falhas deste tipo de restauração, sendo elas: a falha na indicação, a seleção dos materiais, os tipos de preparo, as técnicas de moldagem, o erro na cimentação, o acabamento, o ajuste oclusal e o acompanhamento do caso.