Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Turismo gastronómico street food: um contributo para o turismo na região de Cascais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2018.04.003_.pdf2.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O street food é um fenómeno, uma novidade e curiosidade para todos aqueles interessados em gastronomia. O street food consiste na comida de rua feita no momento e vendida em espaços públicos. Tornou-se assim um componente novo da oferta turística, permitindo o seu enriquecimento e diversificação. Esta novidade é uma tendência no Mundo, e está a tornar-se também uma tendência em Portugal. Uma vez que Portugal é muito conhecido pela sua gastronomia (OTL, 2015) e atrai muitos turistas que visitam o país com esse intuito - provar a comida portuguesa - os próprios eventos de street food passam a ser mais uma referência neste universo da gastronomia portuguesa. Este trabalho tem como principal objetivo estudar o street food em Portugal e de que forma tem evoluído no país. Sendo que, o trabalho centra-se no estudo de caso do concelho de Cascais, sendo este um destino turístico que apresenta bastante oferta e procura desta natureza. No trabalho que se desenvolveu, foi realizado um inquérito por entrevista à Associação de Street Food em Portugal que permitiu uma análise mais detalhada do fenómeno. Foram também realizados inquéritos por questionário a vários dos seus associados. Os resultados do estudo revelam-se consistentes com a literatura, revelando que o street food tem potencial para a dinamização dos locais em que se desenvolve, criando uma oferta lúdica e turística que se reconhece relevante pelo tipo de experiências que possibilita,sendo que em Portugal este é um setor ainda muito recente, mas que está a ter uma boa aceitação por parte do público, tanto no âmbito do consumo quotidiano, como também do turístico.
Street food is a phenomenon, a novelty and curiosity for all those interested in gastronomy. Street food consists in food made at the moment and sold in public spaces. It has thus become a new component of the tourist offer, allowing its enrichment and diversification. This novelty is a trend in the world, and is also becoming a trend in Portugal. Since Portugal is well-known for its gastronomy (OTL, 2015) and attracts many tourists who visit the country with this purpose - to taste Portuguese food - the street food events themselves become another reference in Portuguese gastronomy. The main goal of this work was to study the street food in Portugal and how it has evolved in the country. Being that, the work focuses on the case study of Cascais region, being this one tourism destination that presents / displays a lot of supply and demand of this nature. In the work that was developed, an interview was conducted to the Association of Street Food in Portugal that allowed a more detailed analysis of the phenomenon. Several of its associates were also inquired. The results of the study are consistent with the literature, revealing that street food has the potential to stimulate the places in which it develops, creating a leisure and tourism offer that is recognized by the type of experiences that it makes possible. In Portugal this is a very recent sector, but it is getting a good acceptance by the public, both in terms of daily consumption and tourism.

Description

Keywords

Turismo gastronómico Eventos gastronómicos Street food Comunicação Food tourism Food events Street food Communication

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue