Repository logo
 
Publication

Turismo gastronómico street food: um contributo para o turismo na região de Cascais

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Ana Isabel Inácio Gomes da
dc.contributor.authorDuarte, Sara Pedro
dc.date.accessioned2018-10-31T19:12:11Z
dc.date.available2018-10-31T19:12:11Z
dc.date.issued2018-03
dc.description.abstractO street food é um fenómeno, uma novidade e curiosidade para todos aqueles interessados em gastronomia. O street food consiste na comida de rua feita no momento e vendida em espaços públicos. Tornou-se assim um componente novo da oferta turística, permitindo o seu enriquecimento e diversificação. Esta novidade é uma tendência no Mundo, e está a tornar-se também uma tendência em Portugal. Uma vez que Portugal é muito conhecido pela sua gastronomia (OTL, 2015) e atrai muitos turistas que visitam o país com esse intuito - provar a comida portuguesa - os próprios eventos de street food passam a ser mais uma referência neste universo da gastronomia portuguesa. Este trabalho tem como principal objetivo estudar o street food em Portugal e de que forma tem evoluído no país. Sendo que, o trabalho centra-se no estudo de caso do concelho de Cascais, sendo este um destino turístico que apresenta bastante oferta e procura desta natureza. No trabalho que se desenvolveu, foi realizado um inquérito por entrevista à Associação de Street Food em Portugal que permitiu uma análise mais detalhada do fenómeno. Foram também realizados inquéritos por questionário a vários dos seus associados. Os resultados do estudo revelam-se consistentes com a literatura, revelando que o street food tem potencial para a dinamização dos locais em que se desenvolve, criando uma oferta lúdica e turística que se reconhece relevante pelo tipo de experiências que possibilita,sendo que em Portugal este é um setor ainda muito recente, mas que está a ter uma boa aceitação por parte do público, tanto no âmbito do consumo quotidiano, como também do turístico.pt_PT
dc.description.abstractStreet food is a phenomenon, a novelty and curiosity for all those interested in gastronomy. Street food consists in food made at the moment and sold in public spaces. It has thus become a new component of the tourist offer, allowing its enrichment and diversification. This novelty is a trend in the world, and is also becoming a trend in Portugal. Since Portugal is well-known for its gastronomy (OTL, 2015) and attracts many tourists who visit the country with this purpose - to taste Portuguese food - the street food events themselves become another reference in Portuguese gastronomy. The main goal of this work was to study the street food in Portugal and how it has evolved in the country. Being that, the work focuses on the case study of Cascais region, being this one tourism destination that presents / displays a lot of supply and demand of this nature. In the work that was developed, an interview was conducted to the Association of Street Food in Portugal that allowed a more detailed analysis of the phenomenon. Several of its associates were also inquired. The results of the study are consistent with the literature, revealing that street food has the potential to stimulate the places in which it develops, creating a leisure and tourism offer that is recognized by the type of experiences that it makes possible. In Portugal this is a very recent sector, but it is getting a good acceptance by the public, both in terms of daily consumption and tourism.pt_PT
dc.identifier.tid201990911pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24650
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismo gastronómicopt_PT
dc.subjectEventos gastronómicospt_PT
dc.subjectStreet foodpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectFood tourismpt_PT
dc.subjectFood eventspt_PT
dc.subjectStreet foodpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.titleTurismo gastronómico street food: um contributo para o turismo na região de Cascaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Eventospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2018.04.003_.pdf
Size:
2.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: