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- Simulação imersiva virtual na formação contínua em enfermagem: Estudo desenvolvido num hospital do MinhoPublication . Marques, Diana Manuel Pereira; Machado, Paulo Alexandre PugaA formação contínua em enfermagem é uma das estratégias em uso para garantir a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem. Devido à evolução e inovação tecnológica torna-se premente a modificação e atualização das estratégias e ferramentas pedagógicas em uso. É neste âmbito que a simulação imersiva virtual (SIV) tem vindo a ganhar relevância. Contudo, pouco se conhece sobre a utilização e o impacte da SIV na formação contínua em enfermagem, bem como a utilidade, facilidade e intenção percebida pelos enfermeiros para a sua utilização. Com esta dissertação pretendíamos dar resposta a dois objetivos: o primeiro de conhecer o estado da arte relativo à efetividade da SIV, na formação contínua em enfermagem e, o segundo, de conhecer a facilidade, utilidade percebida e intenção para a utilização de um simulador imersivo virtual na formação contínua em enfermagem. Para dar resposta ao primeiro objetivo realizamos uma revisão sistemática da literatura (RSL) com base no modelo conceptual da Cochrane. A RSL permitiu clarificar que a simulação imersiva virtual contribui para a melhoria do conhecimento, para o desenvolvimento de competências profissionais, para a melhoria da performance, para o aumento da satisfação, facilidade de compreensão, perceção da aprendizagem e pensamento crítico dos enfermeiros. Para dar resposta ao segundo objetivo realizamos um estudo exploratório descritivo, transversal, de carácter quantitativo, em que participaram 50 enfermeiros de um serviço de urgência de um Hospital do Minho. Na recolha de dados utilizamos um questionário com recurso a uma escala de Likert de 10 pontos. Neste estudo os enfermeiros percecionaram uma média de 8,75 (SD±1,32) na facilidade, uma média de 8,8 (SD±1,12) na utilidade e um valor médio de 8,37 (SD±1,45) na intenção para a utilização do simulador imersivo virtual na formação contínua de enfermagem. Os resultados obtidos revelam a aceitação, satisfação, facilidade, utilidade e intenção dos enfermeiros para utilizarem a simulação imersiva virtual enquanto estratégia pedagógica na formação contínua em enfermagem.
- Simulação imersiva virtual na formação contínua de enfermagem num hospital do Douro LitoralPublication . Rosa, João Luís Frias; Padilha, José MiguelNa sociedade contemporânea o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na saúde, aliado à crescente complexidade dos contextos da prática clínica e à procura pela melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem, torna premente a necessidade de transformação dos paradigmas de ensino/formação e das estratégias de educação existentes. A simulação imersiva virtual (SIV) como estratégia pedagógica, pode constituir um contributo essencial para inovação nos modelos, estratégias e tecnologias pedagógicas, contribuindo para a desmaterialização da educação contínua e para a otimização dos resultados em enfermagem. Contudo, pouco se sabe, sobre a efetividade desta estratégia pedagógica na formação contínua de enfermagem, bem como sobre a utilidade, facilidade e intenção dos enfermeiros para a sua utilização. Este estudo foi concretizado em duas etapas distintas. Num primeiro momento estudamos o impacte, já conhecido, da SIV na formação contínua em enfermagem, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL). Posteriormente para conhecer a facilidade, utilidade e intenção, percebida pelos enfermeiros, para a utilização de um simulador imersivo virtual na formação contínua, realizamos um estudo exploratório descritivo e transversal, de abordagem quantitativa. Utilizamos uma amostra não probabilística de conveniência, de 81 enfermeiros, de um Serviço de Urgência, num Hospital do Douro Litoral Português. A RSL permitiu clarificar que a SIV contribui para a melhoria do conhecimento, para o desenvolvimento de competências profissionais, para a melhoria da performance, para o aumento da satisfação, facilidade de compreensão, perceção da aprendizagem e pensamento crítico dos enfermeiros. O estudo exploratório revelou altos scores médios de facilidade, utilidade e intenção percebidas pelos enfermeiros, para utilizar um simulador imersivo virtual na formação contínua. Resultados que não têm relação com a formação (profissional e experiência), idade ou género dos enfermeiros. Em síntese a SIV é uma estratégia pedagógica que agrega qualidade à formação contínua de enfermagem e segurança aos cuidados. É percebida como fácil de utilizar, útil e os enfermeiros demonstram intenção em utilizá-la na sua formação contínua.
- Internacionalização das PME em Moçambique: Setor das TICPublication . Bico de Matos, João Manuel; Lopes Costa, JoséNum mundo globalizado, o processo de internacionalização é, cada vez mais, sinónimo de progresso e de criação de valor para as empresas e constitui uma das formas mais eficazes de desenvolver e potenciar as vantagens competitivas. E apesar de não constituir um fenómeno novo, a internacionalização tem vindo a assumir uma dimensão significativa e é transversal a todas as empresas, independentemente, da sua dimensão ou ramo de atividade. O presente trabalho insere-se nesta temática e pretende clarificar os motivos que levam as Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas ao processo de internacionalização no setor das Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), em Moçambique. Para a operacionalização do estudo será utilizada uma metodologia mista. Assim, numa primeira fase serão realizadas entrevistas semiestruturadas (abordagem qualitativa) a 16 Diretores de oito empresas moçambicanas, do setor das TIC. E posteriormente para facilitar a interpretação dos resultados, recorrer-se-á a uma análise de frequências (abordagem quantitativa) que permitirá descrever os resultados sob a forma de percentagens. Os resultados obtidos sugerem que entre os principais motivos que levam as PME ao processo de internacionalização se encontra a procura de novas oportunidades de negócio, a ampliação de conhecimentos, os incentivos governamentais e a garantia de continuidade da empresa. Constatou-se, ainda, que a opção pelo mercado moçambicano se deve à atratividade do mercado e à aquisição de matéria-prima/mão-de-obra mais barata.
- A Internacionalização da Marca SportingPublication . Mendes Falcão , André Gustavo; Moreira de Carvalho, RuiA presente dissertação tem como objetivo analisar o modelo de internacionalização da marca Sporting, e os principais instrumentos que o clube utiliza para a expandir a nível internacional. Para a investigação deste tema, foi dado ênfase a conceitos como a i) internacionalização, ii) a importância da marca, iii) o valor das parcerias, bem como iv) o marketing desportivo. O estudo qualitativo foi baseado em três entrevistas, com quadros superiores do Sporting, que estão por dentro da realidade do clube, e que por consequência têm conhecimentos ímpares. De acordo com a análise feita ao teor das entrevistas, é possível analisar a evolução do processo de internacionalização da marca Sporting, e o valor da criação de parcerias que servem para promover as relações de cooperação com clubes internacionais, o que consequentemente, gera um aumento da notoriedade e competitividade para o clube. Segundo o estudo feito de natureza exploratória, bem como o que foi possível apurar das entrevistas, percebe-se que a maior caraterística distintiva da marca Sporting em relação aos seus concorrentes se baseia na identidade e na maneira como concretiza o seu desenvolvimento. O facto de ser o único clube no mundo, a formar dois atletas “bolas de ouro” na modalidade de futebol, tende a oferecer ao Sporting uma distinção única, sendo a Academia de Alcochete um importante fator diferenciador de qualidade e de notoriedade pela quantidade de referências a nível mundial que tem desenvolvido. Assim, a investigação sugere que a marca Sporting tem espaço para crescer, seja através do estabelecimento de parcerias estratégicas com diversas entidades, nomeadamente através da venda de merchandising oficial, pela promoção de estratégias de marketing desportivo inovadoras que os canais de comunicação digitais podem ajudar a divulgar, e ainda pela internacionalização do conceito “Academia de Futebol”. Finalmente, a necessidade de assegurar a sustentabilidade económico-financeira do modelo de desenvolvimento desportivo não permite descurar o modelo do denominado “fair play financeiro”, nem a problemática da sustentabilidade da responsabilidade social o que obriga a conferir aos órgãos de governo da sociedade uma formação transversal desde as áreas jurídica, a de marketing,
- Moeda Digital em MoçambiquePublication . Smith Colce, Cátia Alexandra; Moreira de Carvalho, RuiA presente dissertação de mestrado é um estudo sobre a contextualização e o desenvolvimento da evolução da “moeda móvel” em Moçambique. O processo de desenvolvimento de estruturação, implementação e adoção do telefone móvel concedeu uma nova e importante perspetiva ao conceito de moeda e de sistema financeiro, em particular, a banca de retalho. A emergência da denominada quarta revolução industrial e a sua importância para o avanço do conhecimento da tecnologia, bem como a introdução de mecanismos digitais são o epilogo desta mudança disruptiva. Esses mecanismos digitais ditam o percurso e transformação da humanidade através de possibilidades ilimitadas de conexões, levando a que se encare esta revolução como uma oportunidade de ajudar as pessoas a “escap ar” à pobreza e a ajudar a conquistar o seu futuro. A análise da evolução do conceito da moeda, nomeadamente a moeda digital e o nascimento da “moeda móvel”, oferece pistas para o ganho de valor, em especial para os mercados emergentes, devido à facilidade de utilização, usufruto de uma ampla gama de serviços a custos baixos, permitindo assim, uma melhor competitividade a nível empresarial. Em países onde o acesso ao serviço financeiro se encontra restrito, a “moeda móvel” é capaz de oferecer essa infraestrutura que a banca tradicional não tem sido capaz de promover. A oferta passa pela aquisição de um telemóvel, mesmo sem acesso à internet , possibilita transações básicas, como trocar dinheiro eletrónico por dinheiro físico. O estudo mostra as desvantagens e restrições inerentes a este tipo de moeda, nomeadamente um menor nível de confiança, segurança e apoio por parte da sociedade, mas não dos utilizadores. É apresentado a importância deste tipo de iniciativas em sociedades de muito frágeis rendimentos e lacunas ao nível da rede financeira.
- Educar para Empreender em Cabo Verde Uma abordagem no ensino secundárioPublication . Furtado Ferreira, Zuleika; Moreira de Carvalho, RuiO presente trabalho de investigação pretende analisar a importância do ensino para o empreendedorismo e as propensões empreendedoras dos alunos nas escolas secundárias em Cabo Verde. A educação é identificada como instrumento fundamental, onde desempenha um papel preponderante na modelagem de atitudes, no desenvolvimento de aptidões empreendedoras, que traduzem em benefícios à sociedade, transcendendo a aplicação da atividade empresarial. Neste sentido o apoio ao incentivo à educação para o empreendedorismo torna-se fundamental para que se tenha um ensino focado nas práticas empreendedoras, inovadoras e promotoras de desenvolvimento sustentável. Tratando-se de um trabalho de investigação, é feito uma revisão da literatura sobre o tema “empreendedorismo”, e a “educação para o empreendedorismo”, sendo que o seu desenvolvimento teve como base métodos e técnicas de pesquisa com enfoque exploratório e quantitativo na análise dos dados obtidos através de questionários, com o intuito de compreender os traços de personalidades empreendedores nos alunos das escolas secundárias em Cabo Verde. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos alunos tem propensão para empreender no futuro ou de criar o próprio negócio. Suportado neste desiderato é possível sugerir a pertinência do ensino para empreendedorismo nas escolas secundárias, bem como a criação de condições estruturais para incentivar a adoção do espirito empreendedor e um modelo de ensino virado às práticas de gestão empreendedora e projetos de ideias de negócios inovadores. Por fim, evidenciam-se algumas ilações frisando sugestões para trabalhos futuros.