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Abstract(s)
Num mundo globalizado, o processo de internacionalização é, cada vez mais, sinónimo de
progresso e de criação de valor para as empresas e constitui uma das formas mais eficazes de
desenvolver e potenciar as vantagens competitivas. E apesar de não constituir um fenómeno
novo, a internacionalização tem vindo a assumir uma dimensão significativa e é transversal a
todas as empresas, independentemente, da sua dimensão ou ramo de atividade.
O presente trabalho insere-se nesta temática e pretende clarificar os motivos que levam as
Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas ao processo de internacionalização no setor
das Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), em Moçambique.
Para a operacionalização do estudo será utilizada uma metodologia mista. Assim, numa
primeira fase serão realizadas entrevistas semiestruturadas (abordagem qualitativa) a 16
Diretores de oito empresas moçambicanas, do setor das TIC. E posteriormente para facilitar a
interpretação dos resultados, recorrer-se-á a uma análise de frequências (abordagem
quantitativa) que permitirá descrever os resultados sob a forma de percentagens.
Os resultados obtidos sugerem que entre os principais motivos que levam as PME ao processo
de internacionalização se encontra a procura de novas oportunidades de negócio, a ampliação
de conhecimentos, os incentivos governamentais e a garantia de continuidade da empresa.
Constatou-se, ainda, que a opção pelo mercado moçambicano se deve à atratividade do mercado
e à aquisição de matéria-prima/mão-de-obra mais barata.
Description
Keywords
internacionalização, pequenas e médias empresas, tecnologias da informação e comunicação, Moçambique.