Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.17 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho de investigação pretende analisar a importância do ensino para o empreendedorismo e as propensões empreendedoras dos alunos nas escolas secundárias em Cabo Verde.
A educação é identificada como instrumento fundamental, onde desempenha um papel preponderante na modelagem de atitudes, no desenvolvimento de aptidões empreendedoras, que traduzem em benefícios à sociedade, transcendendo a aplicação da atividade empresarial.
Neste sentido o apoio ao incentivo à educação para o empreendedorismo torna-se fundamental para que se tenha um ensino focado nas práticas empreendedoras, inovadoras e promotoras de desenvolvimento sustentável.
Tratando-se de um trabalho de investigação, é feito uma revisão da literatura sobre o tema “empreendedorismo”, e a “educação para o empreendedorismo”, sendo que o seu desenvolvimento teve como base métodos e técnicas de pesquisa com enfoque exploratório e quantitativo na análise dos dados obtidos através de questionários, com o intuito de compreender os traços de personalidades empreendedores nos alunos das escolas secundárias em Cabo Verde.
Os resultados obtidos revelam que a maioria dos alunos tem propensão para empreender no futuro ou de criar o próprio negócio. Suportado neste desiderato é possível sugerir a pertinência do ensino para empreendedorismo nas escolas secundárias, bem como a criação de condições estruturais para incentivar a adoção do espirito empreendedor e um modelo de ensino virado às práticas de gestão empreendedora e projetos de ideias de negócios inovadores. Por fim, evidenciam-se algumas ilações frisando sugestões para trabalhos futuros.
Description
Keywords
Educação Empreendedora Empreendedor Empreendedorismo