Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento das práticas de leituras na aprendizagem dos instrumentos de percussãoPublication . Pedro, Martins; Carvalho, HelenaO presente relatório de estágio incide sobre a prática do ensino da Percussão, realizada em contexto especializado de estágio realizado no Conservatório de Música D. Dinis. A segunda parte consiste na elaboração do projeto de investigação com a temática “Desenvolvimento das Práticas de Leituras na Aprendizagem dos Instrumentos de Percussão”. A primeira secção deste trabalho de investigação assenta na descrição e análise de um conjunto de aulas de instrumento, na classe de Percussão praticadas no Conservatório de Música D. Dinis, em que a visão do docente e a sua autocrítica estão em destaque. A segunda secção deste trabalho destina-se à parte da investigação, englobando toda a sua metodologia e técnicas de recolha de dados, assente no tema em questão. Para uma apresentação pública bem-sucedida o aluno precisa de desenvolver e melhorar a sua capacidade de leitura de partituras. Este processo implica conhecimento de técnicas e pedagogias específicas. Para atingir um nível mais elevado na interpretação de partitura, e em particular um aluno de percussão, necessita de ampliar o seu conhecimento em dois aspetos distintos, tais como: a técnica de execução no instrumento e a leitura, estando ainda envolvidos outros fatores como: a memória, o gesto e a motricidade igualmente importantes. A forma como o aluno se posiciona relativamente ao instrumento e à própria partitura tem também influência, positiva ou negativa, na qualidade da leitura, refletindo-se depois na interpretação global da peça a executar. O presente relatório pretende contribuir para orientar os docentes, através do aporte teórico e modificar as práticas ao nível do ensino de instrumentação de Percussão.
- A Importância da Construção do Personal Branding na Geração MillennialPublication . Moura, Inês Nascimento Marques; Andrade, Maria Cláudia Perdigão Silva MendesNum mercado laboral em constante transformação e evolução, ser-se diferente e marcar a diferença é fundamental na luta pelo percurso profissional de sucesso. É neste âmbito que surge o Personal Branding, como gestão contínua de uma marca pessoal de inserção no mercado laboral. Estudar o Personal Branding é ainda mais importante se for analisado junto das gerações que hoje constituem o mercado laboral e que num futuro próximo conduzirão a maioria das empresas e organizações. O presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento do conceito Personal Branding pela Geração Millennial e perceber de que forma esta geração aplica estratégias subjacentes a está área na sua gestão pessoal e profissional. O estudo, de natureza quantitativa, recorre a 3 escalas, Escala de Adaptabilidade de Carreira, Escala de Consciência e Importância de Personal Branding e Escala de Comportamentos de Personal Branding aplicadas através de um questionário online a 267 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Os resultados demonstram que a Geração Millennial procura fazer uma gestão pessoal e profissional contínua a fim de alcançar os seus objetivos. No entanto, não é possível afirmar que as estratégias de Personal Branding utilizadas pelos Millennials estejam ligadas à consciência do desenvolvimento de uma Marca Pessoal. Por último, são apresentadas as limitações deste estudo, os seus contributos e possíveis linhas de investigação futuras.
- Estratégias para um estudo individual eficaz:Publication . Miguéis, Daniel; Carvalho, HelenaEste trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, afeto ao Instituto Piaget. Dividido em duas partes, na primeira é abordado e apresentado a prática de ensino supervisionada realizada, realizando-se um relatório do estágio realizado durante o período probatório na Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação realizado. Este teve como tema “Estratégias para um estudo individual eficaz: os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática individual do violino”. As exigências de um ensino artístico que se quer especializado e de excelência numa sociedade onde o conhecimento se encontra à distância de um click e onde as exigências e pressão sobre os resultados escolares são cada vez maiores, faz sentido procurar ensinar os alunos a desenvolverem estratégias que lhes permitam rentabilizar o seu estudo, por forma a gastarem menos tempo no seu estudo mas extraindo melhores resultados. E porque vivemos numa era digital, o uso de ferramentas que estão cada vez mais presentes na vida dos alunos poderão ser um meio, se não essencial, pelo menos útil para desenvolver neles as capacidades reflexivas e autorreguladoras tão necessárias para atingir os resultados exigidos.
- A implementação de uma estratégia de marketing digital numa organização sem fins lucrativos: o caso da LycosPublication . Vicente, António Miguel Xavier; Leal, Maria do CarmoO presente estudo centra-se na proposta de uma estratégia de marketing digital para uma organização sem fins lucrativos. O tema é pertinente num contexto da necessidade, amplamente reconhecida, de especialização e desenvolvimento destas organizações, onde os recursos são normalmente escassos e difíceis de obter. Segundo Silva (2016), existem em Portugal 166 associações registadas como Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), ao abrigo da Lei n.º 66/98 de 14 de outubro. No que concerne à utilização de meios digitais, Hou e Lampe (2016) defendem que o social media é extremamente útil para pequenas organizações, pelo baixo custo e pela abrangência sua audiência global. Ao mesmo tempo, constitui um desafio, pela falta de recursos já que as pequenas organizações não governamentais têm recursos humanos limitados e o trabalho do dia-a-dia é assegurado por voluntários. Como referido, o desafio deste projeto é a implementação de uma estratégia de marketing digital projetada para uma organização sem fins lucrativos. A estrutura e as dificuldades da associação serão tidas em conta para que esta estratégia possa ser colocada em prática, esperando-se que as ferramentas desenvolvidas continuem a serem aplicadas e que esta estratégia perdure ao longo do tempo. Pretendemos que este estudo seja um contributo para a comunidade científica, uma ajuda para uma entrada eficaz no mundo digital por parte da associação, e que possa vir a tornar-se um modelo a replicar por outras associações sem fins lucrativos no âmbito da projeção digital.
- A perceção dos utilizadores do SAPO Cabo Verde relativamente à qualidade global do sitePublication . Brito, Aicha Adalice Cordeiro Mendonça; Leal, Maria do CarmoHoje em dia, ter um website de qualidade tornou-se uma necessidade para alcançar o sucesso de qualquer empresa. Os websites são ferramentas extremamente importantes, que facilitam a comunicação com os clientes e possibilitam a divulgação de produtos e serviços de uma empresa. A criação de um website de qualidade exige muito esforço - investir nisso é uma estratégia inteligente que poderá proporcionar uma experiência positiva, tanto por parte dos utilizadores como por parte da empresa, valorizando assim a marca, os produtos e serviços. A satisfação do utilizador é um ponto muito importante a se ter em conta, uma vez que avaliação da qualidade de um website depende muito disso. Portanto, é necessário ter sempre em consideração as necessidades e o comportamento de cada tipo de utilizador quando se cria um website. O principal foco deste estudo é avaliar a perceção dos utilizadores em relação à qualidade global do site SAPO Cabo Verde. O modelo aplicado é o WebQual UK, que avalia a qualidade de um website tendo em conta a opinião dos utilizadores. Pretende-se, com isso, perceber as dificuldades que os utilizadores sentem quando estes interagem com o website e propor uma melhoria com o intuito de alcançar a qualidade do mesmo. As análises feitas permitirão identificar quais são as dimensões do modelo (Usabilidade, Qualidade de Informação e Qualidade de Interação do Serviço) mais influentes e como influenciam a perceção dos utilizadores. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário adaptado ao modelo WebQual UK versão 4.0.