Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A perceção dos utilizadores do SAPO Cabo Verde relativamente à qualidade global do site

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Hoje em dia, ter um website de qualidade tornou-se uma necessidade para alcançar o sucesso de qualquer empresa. Os websites são ferramentas extremamente importantes, que facilitam a comunicação com os clientes e possibilitam a divulgação de produtos e serviços de uma empresa. A criação de um website de qualidade exige muito esforço - investir nisso é uma estratégia inteligente que poderá proporcionar uma experiência positiva, tanto por parte dos utilizadores como por parte da empresa, valorizando assim a marca, os produtos e serviços. A satisfação do utilizador é um ponto muito importante a se ter em conta, uma vez que avaliação da qualidade de um website depende muito disso. Portanto, é necessário ter sempre em consideração as necessidades e o comportamento de cada tipo de utilizador quando se cria um website. O principal foco deste estudo é avaliar a perceção dos utilizadores em relação à qualidade global do site SAPO Cabo Verde. O modelo aplicado é o WebQual UK, que avalia a qualidade de um website tendo em conta a opinião dos utilizadores. Pretende-se, com isso, perceber as dificuldades que os utilizadores sentem quando estes interagem com o website e propor uma melhoria com o intuito de alcançar a qualidade do mesmo. As análises feitas permitirão identificar quais são as dimensões do modelo (Usabilidade, Qualidade de Informação e Qualidade de Interação do Serviço) mais influentes e como influenciam a perceção dos utilizadores. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário adaptado ao modelo WebQual UK versão 4.0.
Nowadays, having a quality website has become a necessity to achieve the success of any company. Websites are extremely important tools that facilitate communication with customers and enable the dissemination of products and services of a company. Creating a quality website requires a lot of effort, investing in it is a smart strategy that can provide a positive experience for both the users and the company, thus enhancing the brand, products and services. User satisfaction is a very important factor, since evaluating the quality of a website depends a lot on it. Therefore, it is necessary to always take into consideration the needs and behavior of each type of user when creating a website. The main focus of this study is to evaluate the users' perception regarding the overall quality of the SAPO Cabo Verde site. The applied model is WebQual UK, which evaluates the quality of a website taking into consideration the opinions of users. It is intended to understand the difficulties that users feel when interacting with the website and propose an improvement in order to achieve the quality of it. The analyzes made will allow to identify which are the dimensions of the model (Usability, Quality of Information and Quality of Service Interaction) more influential and how they influence the perception of the users. Data were collected through a questionnaire survey adapted to the WebQual UK version 4.0 model.

Description

Keywords

Usabilidade Qualidade do Website Perceção e Satisfação do Utilizador

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License