Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento das práticas de leituras na aprendizagem dos instrumentos de percussão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Pedro Martins - ISEIT.docx4.25 MBMicrosoft Word XML Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio incide sobre a prática do ensino da Percussão, realizada em contexto especializado de estágio realizado no Conservatório de Música D. Dinis. A segunda parte consiste na elaboração do projeto de investigação com a temática “Desenvolvimento das Práticas de Leituras na Aprendizagem dos Instrumentos de Percussão”. A primeira secção deste trabalho de investigação assenta na descrição e análise de um conjunto de aulas de instrumento, na classe de Percussão praticadas no Conservatório de Música D. Dinis, em que a visão do docente e a sua autocrítica estão em destaque. A segunda secção deste trabalho destina-se à parte da investigação, englobando toda a sua metodologia e técnicas de recolha de dados, assente no tema em questão. Para uma apresentação pública bem-sucedida o aluno precisa de desenvolver e melhorar a sua capacidade de leitura de partituras. Este processo implica conhecimento de técnicas e pedagogias específicas. Para atingir um nível mais elevado na interpretação de partitura, e em particular um aluno de percussão, necessita de ampliar o seu conhecimento em dois aspetos distintos, tais como: a técnica de execução no instrumento e a leitura, estando ainda envolvidos outros fatores como: a memória, o gesto e a motricidade igualmente importantes. A forma como o aluno se posiciona relativamente ao instrumento e à própria partitura tem também influência, positiva ou negativa, na qualidade da leitura, refletindo-se depois na interpretação global da peça a executar. O presente relatório pretende contribuir para orientar os docentes, através do aporte teórico e modificar as práticas ao nível do ensino de instrumentação de Percussão.

Description

Keywords

Música Docente Prática de leitura Percussão

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License