Publication
Desenvolvimento das práticas de leituras na aprendizagem dos instrumentos de percussão
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Helena | |
dc.contributor.author | Pedro, Martins | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T16:21:35Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T16:21:35Z | |
dc.date.issued | 2018-01-18 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio incide sobre a prática do ensino da Percussão, realizada em contexto especializado de estágio realizado no Conservatório de Música D. Dinis. A segunda parte consiste na elaboração do projeto de investigação com a temática “Desenvolvimento das Práticas de Leituras na Aprendizagem dos Instrumentos de Percussão”. A primeira secção deste trabalho de investigação assenta na descrição e análise de um conjunto de aulas de instrumento, na classe de Percussão praticadas no Conservatório de Música D. Dinis, em que a visão do docente e a sua autocrítica estão em destaque. A segunda secção deste trabalho destina-se à parte da investigação, englobando toda a sua metodologia e técnicas de recolha de dados, assente no tema em questão. Para uma apresentação pública bem-sucedida o aluno precisa de desenvolver e melhorar a sua capacidade de leitura de partituras. Este processo implica conhecimento de técnicas e pedagogias específicas. Para atingir um nível mais elevado na interpretação de partitura, e em particular um aluno de percussão, necessita de ampliar o seu conhecimento em dois aspetos distintos, tais como: a técnica de execução no instrumento e a leitura, estando ainda envolvidos outros fatores como: a memória, o gesto e a motricidade igualmente importantes. A forma como o aluno se posiciona relativamente ao instrumento e à própria partitura tem também influência, positiva ou negativa, na qualidade da leitura, refletindo-se depois na interpretação global da peça a executar. O presente relatório pretende contribuir para orientar os docentes, através do aporte teórico e modificar as práticas ao nível do ensino de instrumentação de Percussão. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201971054 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23985 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Docente | pt_PT |
dc.subject | Prática de leitura | pt_PT |
dc.subject | Percussão | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento das práticas de leituras na aprendizagem dos instrumentos de percussão | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |