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- Desafios que ocorrem da transferência de competências de entidades locais para entidades centraisPublication . Rosário, Elisângela Helena Mendes dos Santos; Cunha, João Vieira daO presente trabalho consiste em compreender os desafios que ocorrem quando o Governo faz a transferência de competências de instituições locais para instituições a nível central, ou seja, quando se procede a centralização de competências em detrimento da descentralização, como esses desafios podem afetar estas instituições e quais as práticas que adotam para fazer face aos mesmos. O principal objetivo é saber se a centralização de competências tem melhorado a eficiência e eficácia dos serviços públicos prestados aos cidadãos. Foi usada uma metodologia qualitativa com recurso a entrevista dos incidentes críticos como técnica de pesquisa, cuja análise permitiu chegar aos resultados pretendidos. As entrevistas foram aplicadas aos técnicos e dirigentes das entidades centrais e locais inseridas no estudo, de onde resultaram dados qualitativos que foram codificados de forma a aferir o tipo de desafios enfrentados e práticas implementadas. Assim, foi possível perceber que quando se transfere competências do nível local para o nível central, esta última não consegue responder aos desafios que surgem devido a insuficiências, técnica, financeira e logística o que leva a uma deficiente prestação de serviços aos cidadãos. Por outro lado, as entidades locais continuam agindo como se ainda detivessem essas competências, na tentativa de responderem às demandas e desafios que surgem, face à fraca resposta das entidades centrais. Estas conclusões poderão servir de base para o aprofundamento de futuros estudos sobre essa matéria para que possam melhorar o entendimento sobre a problemática da centralização de competências.
- Percepção de Suporte OrganizacionalPublication . Fonseca, Sheila Souza; Cunha, João Vieira daO presente estudo visa investigar a influência da Percepção de Suporte Organizacional (PSO) no Compromisso Organizacional (CO), em suas três dimensões: afetiva, calculativa e normativa, no intuito de compreender se a percepção que os servidores possuem, relativamente ao suporte organizacional oferecido, oferece influência/efeito no compromisso existente para com a organização em que trabalham; neste caso a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para este fim estabeleceram-se hipóteses quanto à PSO, em relação a efeitos positivos e significativos nos Compromissos Organizacional, Afetivo, Calculativo e Normativo. Participaram da amostra, de forma voluntária, 155 funcionários do IBGE, de ambos os sexos, em que foi utilizada uma metodologia quantitativa por intermédio de questionários, cuja análise permitiu chegar aos resultados pretendidos, constatando-se que a PSO exerce um efeito positivo e significativo no Compromisso Organizacional e nas dimensões Afetiva e Normativa; não havendo resultado estatisticamente significativo, em relação à dimensão Calculativa. Verificou-se, também, uma influência da variável de controle “tempo de serviço”, na dimensão afetiva.
- Cultura, turismo e desenvolvimento sustentável: valorização e preservação da cultura piscatória portuguesaPublication . Martins, Francisco Tiago do Carmo; Ferreira, Ana MargaridaA presente dissertação tem como objetivo principal identificar e caraterizar um método sustentavelmente viável que possibilite a preservação da cultura piscatória nacional. Ao abordar este tema, esta dissertação pretende ser um documento que suscite o interesse de criar um modelo de negócio aplicado ao mercado do turismo de experiência e à cultura piscatória. Utilizando uma metodologia em busca dos fatores influenciadores no mercado turístico em Portugal, e aproximando-o à cultura material e imaterial das comunidades piscatórias, esta dissertação apresenta uma boa base que sustenta o equilibro entre ambos, e para um bem maior.