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- Estratégias para a conceção e Desenvolvimento de Produtos Turísticos no munícipio de InhambanePublication . Benjamim, Leonildo Fernando; Reis, João António dosAs dinâmicas do século XXI e as novas tendências do turismo proporcionadas pela globalização, o aumento da consciência ambiental, a evolução das necessidades dos consumidores, o advento das TIC, forçam os destinos turísticos a adotarem novas estratégias de planeamento e gestão das suas ofertas para tirar maior proveito do turismo. Entretanto, o turismo nem sempre traz efeitos positivos, pois muitas das vezes a esfera económica acaba tendo mais privilégio, pondo em causa os desígnios fundamentais do desenvolvimento turístico sustentável. Esta pesquisa incidiu sobre a problemática da conceção, desenvolvimento e oferta de produtos turísticos, no geral, e no destino Município de Inhambane, em particular. Inclui a produção de um diagnóstico estratégico baseado nos princípios da conceção e desenvolvimento de produtos turísticos, efetuando para tal, o inventário dos recursos turísticos do destino, a avaliação estratégica dos seus recursos, a definição de estratégias para a transformação dos recursos turísticos em produtos turísticos e, por fim, a proposta para a criação de novos produtos turísticos. Teve-se como domínios da investigação, a auditoria dos recursos, produtos e ofertas turísticas, a sustentabilidade, a qualidade e a inovação em turismo, e o planeamento turístico e a ocupação territorial de espaços com vocação turística. Efetuou-se uma análise do potencial de atratividade turística dos recursos e um delineamento de propostas estratégicas para o lançamento de novos produtos turísticos. Para o efeito, foram aplicados modelos técnicos que comprovaram de forma conclusiva que o destino Município de Inhambane não segue os princípios de conceção e desenvolvimento de produtos turísticos. Neste sentido, a pesquisa culminou com o lançamento de uma proposta para a introdução de novos produtos turísticos, por forma a ampliar e diversificar a oferta turística do destino havendo, contudo, a necessidade de considerar as ideias e ações estruturantes de reposicionamento e de intervenção imediata a vários níveis dos fatores da oferta turística, no sentido de acompanhar a inserção dos produtos turísticos propostos.
- Matriz de Empreendedorismo e Inovação nos Negócios de Eventos: Projeção de um negócio na Região Autónoma da MadeiraPublication . Vasconcelos, Maria Inês Martins; Correia, Ricardo; Fernandes, António Manuel HenriqueO aspeto diferenciador deste projeto relaciona-se com a problemática: “Será que uma oferta inovadora assente na oferta de um serviço integrado (tudo incluído) na área dos eventos (gestão e organização de casamentos) é valorizada pelo cliente e acrescenta valor à oferta existente?” Para tal, será realizado um estudo de mercado com especial ênfase nas limitações da oferta de serviços por parte das empresas de casamentos já existentes na região, e nos níveis de satisfação da procura, de forma a identificar oportunidades latentes, caso estas existam. Deste estudo deve também surgir conhecimento acerca dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da indústria, a ser incorporado no projeto na forma de diretrizes de desenvolvimento das competências centrais da empresa. Na estruturação do plano de negócios serão incorporados não só os resultados obtidos da investigação dos tópicos acima referidos, como também as relações retiradas da análise de bibliografia sobre os assuntos-chave da criação deste tipo de empresas: empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, turismo, turismo de eventos, e a importância da realização de eventos para o turismo.
- Study of the rare decays of $B^0_s$ and $B^0$ into muon pairs from data collected during the LHC Run 1 with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2853 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA study of the decays $B^0_s \rightarrow \mu ^+\mu ^-$ and $B^0 \rightarrow \mu ^+\mu ^-$ has been performed using data corresponding to an integrated luminosity of 25 fb$^{-1}$ of 7 and 8 TeV proton–proton collisions collected with the ATLAS detector during the LHC Run 1. For the $B^0$ dimuon decay, an upper limit on the branching fraction is set at $\mathcal{B}(B^0 \rightarrow \mu ^+\mu ^-) < 4.2 \times 10^{-10}$ at 95 % confidence level. For $B^0_s$ , the branching fraction $\mathcal{B}(B^0_s \rightarrow \mu ^+\mu ^-) = \left( 0.9^{+1.1-0.8} \right) \times 10^{-9}$ is measured. The results are consistent with the Standard Model expectation with a p value of 4.8 %, corresponding to 2.0 standard deviations.
- A Aplicação da Gestão de Projetos na Indústria Criativa - As Microempresas Nacionais de Animação Digital e VideojogosPublication . Costa, Mariana Camacho Pinto e; Portugal, MiguelNuma sociedade onde a inovação é uma pedra basilar para o sucesso das empresas, a criatividade tornou-se num dos mais valiosos ativos intangíveis e um fator chave decisivo para a generalidade das organizações. Segundo a consultora Augusto Mateus & Associados, com o evoluir da sociedade, todas as indústrias serão “culturais e criativas” (Augusto Mateus & Associados, 2010). As Indústrias Criativas têm vindo a assumir um papel cada vez mais relevante na sociedade atual sendo, nos dias de hoje, uma forte fonte de riqueza e emprego. Uma das áreas que mais se tem revelado através do seu rápido e notório crescimento é o sector da animação e dos videojogos, sendo este atualmente uma das indústrias mais valiosas do mundo. Porém, e apesar desta realidade, a atuação nesta indústria é muitas vezes conturbada, pois o sector caracteriza-se pela elevada competitividade, pelos altos custos de produção e pela grande incerteza. As dificuldades vivenciadas no sector levam a uma crescente preocupação pela procura de métodos de gestão sustentáveis, que permitam reduzir os riscos e a elevada taxa de incerteza. Dado que a maioria das empresas desta área está estruturada por projetos, um dos métodos de gestão mais aplicados é o modelo de gestão de projetos. Contudo, verifica-se que ainda existe uma evidente dificuldade na implementação deste modelo de gestão, em particular, nas empresas pequenas e de estrutura achatada, pois este torna-se muitas vezes burocrático, pesado e difícil de aplicar. Este estudo teve como objetivo principal compreender de forma as empresas nacionais de animação e videojogos gerem os seus projetos, sendo que, para este efeito, foram estudados três casos nacionais: a Nerd Monkeys, a Battlesheep e a Nebula Studios através de uma investigação exploratória dos métodos de gestão de projetos aplicados nas empresas de animação e videojogos. De modo a permitir a recolha da informação necessária para dar respostas aos objetivos definidos para a investigação, foi realizado um questionário e realizadas entrevistas semiestruturadas aos representantes das empresas em estudo. Nesta investigação foi possível aferir que apesar das empresas em estudo aplicarem alguns instrumentos da gestão de projetos, não aplicam nenhum método oficial de forma integral. Apesar de se verificar a utilização de algumas ferramentas de gestão de projetos, os sistemas aplicados dependem na maior parte dos casos do tipo de projeto desenvolvido, existindo algumas variações nos métodos utilizados. Em projetos de tempo mais reduzido e maior simplicidade, verifica-se que a gestão de projetos perde relevância, acabando por muitas vezes não ser aplicada.
- Extensão de marca: do leather goods para o eyewear. Sua implementação no mercado ibéricoPublication . Oliveira, Hugo Soares de; Pires, Henrique do PoçoNo mundo actual, as marcas são um activo muito importante das empresas quer pelo seu posicionamento colocado por um determinado produto quer pelo valor acrescentado que coloca no processo da venda. Quando uma empresa detém uma marca com quase 100 anos, tem um activo que pode originar um leque de produtos, fazendo o que se denomina por extensão de marca. Foi assim que a empresa Fedon e Figli spa, que pertence ao sector óptico desde 1919, quis criar uma segmentação da sua marca para criar a marca Fedon eyewear e implementá-la no mercado Ibérico. Neste sentido, este projeto profissional é um estudo exaustivo do mercado, da detecção das oportunidades que esta nova marca pode ter. Serão apresentadas as diferentes etapas necessárias para a implementação da Fedon eyewear no mercado Ibérico, os canais de distribuição a usar e recomendações futuras para esta marca.
- Diboson production at the LHCPublication . Iglesias, Lara LloretThese proceedings present an overview of the diboson production cross-section measurements and constraints on anomalous triple-gauge boson couplings performed by the ATLAS and CMS collaborations using proton-proton collisions produced at a centre-of-mass energy of √ s = 8 and 13 TeV at LHC. Results for all combinations of W, Z and γ gauge bosons are presented with emphasis on the new WZ production cross sections measured by ATLAS at √ s = 13 TeV and WW production cross section measured by CMS at √ s = 13 TeV. New constraints on anomalous triple-gauge couplings have been set by both experiments at 8 TeV.
- Gestão de Tesouraria: O Impacto da Actual Crise Económica e Financeira nas PME PortuguesasPublication . Guimarães Nunes, José Luís; Varela, Miguel; Curto, HelenaA crise económica e financeira despoletada nos EUA em 2007 teve um impacto devasto na economia dos países, empresas e famílias, e que ainda hoje se fazem sentir. Portugal foi um dos países fortemente afetados, culminando com o resgate financeiro em 2011, pelo que todos os seus efeitos limitaram e dificultaram o crescimento económico do país e consequentemente o crescimento das empresas. O estudo tem como principal objetivo analisar o desempenho económico e financeiro da média das PME portuguesas não financeiras e identificar quais as determinantes da tesouraria líquida, em períodos de estabilidade ou de crise económica. Os dados utilizados, indicadores económicos e financeiros, foram obtidos na plataforma do Banco de Portugal, e após o tratamento destes dados, foi efetuada a regressão linear múltipla com dados em painel. Embora o estudo contribua com evidência empírica para a temática da gestão de tesouraria, a utilização de outro tipo de dados além de dados financeiros complementaria o estudo. A análise descritiva mostra que a média das PME em estudo apresentam uma tesouraria líquida negativa, apresentando uma melhoria a partir do ano de 2009. Os resultados da regressão revelam que as variáveis independentes (dimensão, endividamento, maturidade do passivo, oportunidades de crescimento e o ciclo de conversão de caixa) são determinantes da tesouraria líquida. Os resultados revelam ainda que a crise não possui capacidade explicativa quanto à tesouraria líquida, resultado divergente de estudos efetuados anteriormente. Este estudo contribui para uma melhor compreensão das decisões quanto à gestão de tesouraria das empresas portuguesas, auxiliando como instrumento de gestão para as empresas e os seus gestores.
- "Aplicação de Metodologia de Custos na Preparação de Orçamentos Públicos"Publication . Mary Rodrigues, Rose; Curto, HelenaEsta dissertação aborda a utilização de recursos públicos alocados em instituições e estruturas administrativas, de forma correta, sem desperdícios, com gestão voltada a resultados. Com objetivo principal de conhecer os custos dos produtos com atendimento direto à sociedade recorre-se ao estudo de caso de uma organização portuguesa dependente do orçamento público, tomando por base o período 2011-2013 e a paralela comparação com uma instituição brasileira, ambos órgãos produtores de informações estatísticas oficiais. Igualmente verificamos que este investimento depende diretamente do grupo de gestores das áreas responsáveis pela produção do órgão e sua implantação afeta não somente a gestão administrativa como também a dimensão cultural desses órgãos, resultando na melhoria do planejamento orçamentário e no desempenho institucional global. Destacamos também a importância deste trabalho, sob viés da ciência econômica, no caso da escassez de orçamentos que, com o resultado do custo despendido para a produção de determinado produto, no caso específico de pesquisas estatísticas, é possível subsidiar decisões na aplicação dos orçamentos existentes, relacionando-os aos resultados. Concluímos que investir numa metodologia de custo atende a demanda atual no acompanhamento e tratamento do gasto público e identificação do custo do serviço ou produto entregue ao cidadão, consequentemente, no amadurecimento da gestão pública.