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- Intervenção em edifícios antigos de arquitetura correntePublication . Pimenta, Anita Alves; Correia, Mariana; Correia, RuiO edificado antigo de arquitetura corrente constitui um património de elevada relevância no contexto nacional, sobretudo pela sua presença predominante nos centros históricos. Estes edifícios possuem características construtivas específicas e são um significativo testemunho histórico da construção realizada em Portugal, nos séculos passados. No entanto, a falta de atenção de que esta tipologia tem sido alvo, assim como, a falta de uma posição concreta sobre a sua salvaguarda, coloca em risco a sua existência, bem como, a sua preservação. Para além de problemas como o abandono e a falta de manutenção, surge outro problema derivado desta situação: qualquer intervenção que retire os edifícios do estado de ruina, é socialmente aceite como benéfica. Assim, e lamentavelmente, as intervenções de atualização a que estes edifícios estão sujeitos têm-se pautado dominantemente por abordagens que levam a uma forte descaracterização e perda dos seus valores, materializada sobretudo por ações de índole fachadista. Perante o atual quadro de declínio habitacional, a presente dissertação é dedicada essencialmente ao estudo dos graus de intervenção, à análise de valores e significados, princípios e métodos de intervenção na tipologia habitacional antiga. A investigação tem o intuito de verificar o contributo nas intervenções, de decisões fundamentadas na Teoria da Conservação, bem como, estabelecer um conjunto de diretrizes que orientem a sua salvaguarda. Para a concretização de uma fundamentada investigação foi realizada a revisão da literatura referente à História e à Teoria da conservação e do Restauro, o que contribuiu para uma fundamentação teórica mais criteriosa e para aclarar e estabelecer conceitos-chave para a investigação. A análise de metodologias de intervenção e a investigação de casos práticos exemplares de boas práticas de atuação contribuíram para uma criteriosa estruturação de conteúdos. A pesquisa de campo e a realização de entrevistas aos arquitetos das intervenções selecionadas foram elementos fundamentais, sendo concluído o trabalho com uma análise crítica e reflexão sobre os resultados obtidos. Uma intervenção prática fundamentada num saber teórico é aconselhável pela comunidade científica. A urgência de se inverter o abandono dos centros históricos não pode justificar a tomada de decisões/ações que destruam a identidade do que se pretende preservar. Por isso, a relevância no estabelecimento de decisões informadas, que priorizem a recuperação das técnicas construtivas e materiais tradicionais, adequando-os às exigências de conforto atuais.
- Implementação de um sistema CRM em Agências de ViagensPublication . Morgado, Hélder Jorge Casimiro; Fonseca, José Manuel da
- Moinhos hidráulicos em Moledo do MinhoPublication . Rodrigues, Jaime Carlos Faria; Carlos, GilbertoO presente trabalho pretende contribuir para o conhecimento do património vernáculo relativo à região Norte de Portugal, mais especificamente na área de Modelo do Minho. A investigação realizada incide na identificação, caracterização e valorização de construções de índole hidráulica, destinadas maioritariamente à moagem de cereais. O estudo circunscreve-se à área de influência de uma linha de água específica, conhecida como Ribeira das Preces, outrora crucial para o desenvolvimento da comunidade rural de Moledo do Minho. A componente inicial do documento pretende contextualizar a tipologia dos Moinhos hidráulicos e a sua relação com o território correspondente, nomeadamente na mudança do paradigma sócio-económico ocorrida no séc. XX e na dinâmica particular do caso de Moledo, cuja principal transformação assenta na exploração da sua vocação balnear. Recorrendo à análise documental, entrevistas e levantamentos de campo, procedeu-se consequentemente à catalogação dos Moinhos de Água ainda existentes. A informação recolhida foi sintetizada em fichas de levantamento, identificando e descrevendo a localização, o enquadramento, a configuração, os sistemas construtivos e tipologia de engenho motriz relativo a cada um dos elementos identificados. A interpretação comparativa da amostragem utilizada permitiu, em conjunto com a revisão da literatura inicial, elaborar uma proposta de modelo representativo para o moinho tipo da Ribeira das Preces, assim como reflectir sobre o eventual desenvolvimento da infra-estrutura hidráulica e dos núcleos de moagem originais. Dos vinte e nove moinhos levantados e agrupados em quatro núcleos distintos, conclui-se que a tipologia de rodízio, de abastecimento por cubo, é a mais utilizada na Ribeira das Preces. A sua configuração geométrica é de matriz rectangular e a sua cobertura geralmente de duas águas. O sistema construtivo de referência é a alvenaria de pedra ordinária de junta seca e a estrutura de cobertura era executada em asnas simples de madeira de carvalho ou de castanheiro, revestidas originalmente com telha de canudo. Verificou-se que o estado de conservação actual dos moinhos é débil e a sua situação muito vulnerável. A infra-estrutura hidráulica, outrora estruturante, encontra-se devoluta e fragmentada, sendo que o seu acesso é de elevada dificuldade. A parte final da investigação reflecte sobre a importância cultural deste património, a sua condição obsoleta e as suas principais potencialidades; invocando alguns exemplos de reabilitação arquitectónica em territórios rurais, que poderão servir como futuras referências para a valorização integrada e diversificada da Ribeira das Preces na dinâmica sócio-cultural de Moledo do Minho.
- Arquitectura popular en OiaPublication . Goce Vicente, Noelia; Alcindor, MónicaA arquitectura popular faz parte da identidade do povo que a criou, por isto a importância do seu conhecimento. Com o passo dos anos o património vernáculo sofreu fortes transformação e mesmo a sua completa destruição. Neste contexto, nas derradeiras três décadas, a nível Galego, surgiram uma série de movimentos para a potenciar o seu conhecimento e conservação. O principal objectivo da dissertação é afinar o conhecimento da arquitectura popular en Oia, através da sua inventariación, análise e definição de singularidades que sejam de ajuda à hora de determinar pautas para futuras intervenções sobre este património vernáculo. Devido a inexistência de publicações específicas sobre a arquitectura popular en Oia, só mentes existe um catalogo a nível histórico ou etnográfico (ainda não de carácter público); foi necessário a realização da revisão literária sobre a Arquitectura Popular Galega, para a posteriori poder analisar de modo sistemáco e em profundidade a arquitectura existente no município. Metodologicamente, a investigação apresentasse en duas fases: a primeira fase corresponde a selecção dos três núcleos de estudo: O Arrabal, A Portela e o Eido de Abaixo (Loureza), para a seguir realizar o inventário (trabalho de campo) que foi a base da investigação, devido a inexistência de um inventário do património vernáculo do que partir. Numa segunda fase efectuou-se uma comparação entre as tipoloxías arquitectónicas definidas pelos estudos de referência em dito município (Pedro de Llano, 1981-1983, 1996; Caamaño, 2003) e as construções inventariadas, tratando de perceber as singularidades arquitectónicas de Oia, analisando em profundidade aqueles aspectos diferenciados da Arquitectura Popular Galega. Em conclusão, a investigação, constituí um contributo para o conhecimento do património vernáculo no município de Oia, e tambén a nível galego, revelando as singularidades própias presentes na sua arquitectura popular.
- A importância de ser grupoPublication . Palha, Maria; Garcia, MariaA escola representa um espaço onde os alunos são chamados a aprender a viver! Para que tal aconteça é necessário que se reúnam uma quantidade de fatores essenciais que contribuam para este crescimento precioso e único para cada um. É difícil, mas não impossível, conseguir que os alunos, tão diferentes entre si, encontrem na escola um espaço que represente bem-estar, aprendizagem, evolução, alegria e acima de tudo, gosto pela vida, pelo mundo, pelos outros e por si próprio. Na escola, todos os dias e em todos os momentos, pede-se aos alunos que saibam ser, saibam respeitar, saibam amar, saibam servir, saibam olhar e escutar... Não será pedir muito então, que nós adultos/educadores tenhamos sempre na base da nossa ação pedagógica, as necessidades e capacidades de cada um, começando pelo aprofundamento das relações – tão imprescindíveis – que na escola se vivem. Vivi uma experiência que despoletou em mim uma atenção especial para a importância de uma turma ser mais que turma, mas um grupo de amigos.
- Interações com os pares: Vozes e ações em contexto de 1º CicloPublication . Arnaldo, Andreia; Lacerda, MariaA amizade é um tema que nos envolve a todos. A criança vive e aprende de experiências, ao se relacionar com outras, através da imitação ela capta e desenvolve comportamentos que pode ou não vir a adotar para si. Daí surge a necessidade do professor entender acerca deste assunto. O presente relatório pretende investigar qualitativamente as interações de amizade numa turma de 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico de uma Instituição privada em Lisboa. Para tal foram utilizadas duas técnicas de recolha de informação, a observação e os inquéritos por questionário que permitiram analisar a forma como se organizam estas interações. Numa primeira instância foram recolhidas 12 observações ao longo de três semanas, estas incluem três espaços de observação que permitem perceber com quais colegas os alunos se costumam diariamente relacionar e com que frequência. Na segunda etapa de investigação foram elaborados 24 questionários com o intuito de perceber as conceções que estes têm acerca da amizade e quais os seus amigos mais e menos próximos priorizando as suas perspetivas em relação aos seus pares. No final do estudo os resultados obtidos denotam a importância dos relacionamentos, características e atitudes dos seus pares na construção de uma relação com qualidade.
- As expressões artísticas em articulação coma área de conteúdo do portuguêsPublication . Silva, Sara; Vale, PauloO presente relatório intitulado “As expressões artísticas em articulação com a área de conteúdo do português”, tem como principal objetivo mostrar o projeto desenvolvido com os alunos de 4ºano, na área de português e ter a leitura como estímulo e motivação para a escrita, de forma a ultrapassarem algumas das suas dificuldades. Deste modo, parti do tema do projeto curricular de turma “Ler para escrever” e articulei com as restantes áreas de conteúdo, nomeadamente com as expressões artísticas para o tornar mais apelativo e estimulante, de forma a desenvolverem uma aprendizagem mais significativa. Este projeto foi desenvolvido ao longo da minha prática pedagógica, com a aplicação de uma metodologia de teor qualitativo e os dados foram recolhidos através das atividades propostas, por meio da observação participante e de diálogos conjuntos posteriores à realização das tarefas. Esta investigação permitiu-me concluir que o contexto escolar devia dar mais valor às expressões artísticas e fomentar espaço e tempo para os alunos se poderem exprimir de forma verbal e não verbal, bem como, desenvolverem a sua imaginação. As expressões artísticas são uma área de conteúdo que possibilitam um melhor conhecimento das situações vividas e sentimentos sentidos pelos alunos, mas também, são uma área que ajudam a desenvolver as áreas principais do currículo (português e matemática).