Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
22.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A amizade é um tema que nos envolve a todos. A criança vive e aprende
de experiências, ao se relacionar com outras, através da imitação ela capta e
desenvolve comportamentos que pode ou não vir a adotar para si. Daí surge a
necessidade do professor entender acerca deste assunto.
O presente relatório pretende investigar qualitativamente as interações de
amizade numa turma de 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico de uma Instituição
privada em Lisboa. Para tal foram utilizadas duas técnicas de recolha de
informação, a observação e os inquéritos por questionário que permitiram
analisar a forma como se organizam estas interações. Numa primeira instância
foram recolhidas 12 observações ao longo de três semanas, estas incluem três
espaços de observação que permitem perceber com quais colegas os alunos se
costumam diariamente relacionar e com que frequência. Na segunda etapa de
investigação foram elaborados 24 questionários com o intuito de perceber as
conceções que estes têm acerca da amizade e quais os seus amigos mais e
menos próximos priorizando as suas perspetivas em relação aos seus pares.
No final do estudo os resultados obtidos denotam a importância dos
relacionamentos, características e atitudes dos seus pares na construção de
uma relação com qualidade.
Description
Keywords
Ensino Básico Interação Pares Relações Interpessoais Amizade