Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.97 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório intitulado “As expressões artísticas em articulação com a
área de conteúdo do português”, tem como principal objetivo mostrar o projeto
desenvolvido com os alunos de 4ºano, na área de português e ter a leitura como estímulo
e motivação para a escrita, de forma a ultrapassarem algumas das suas dificuldades.
Deste modo, parti do tema do projeto curricular de turma “Ler para escrever” e articulei
com as restantes áreas de conteúdo, nomeadamente com as expressões artísticas para o
tornar mais apelativo e estimulante, de forma a desenvolverem uma aprendizagem mais
significativa.
Este projeto foi desenvolvido ao longo da minha prática pedagógica, com a
aplicação de uma metodologia de teor qualitativo e os dados foram recolhidos através
das atividades propostas, por meio da observação participante e de diálogos conjuntos
posteriores à realização das tarefas.
Esta investigação permitiu-me concluir que o contexto escolar devia dar mais
valor às expressões artísticas e fomentar espaço e tempo para os alunos se poderem
exprimir de forma verbal e não verbal, bem como, desenvolverem a sua imaginação. As
expressões artísticas são uma área de conteúdo que possibilitam um melhor
conhecimento das situações vividas e sentimentos sentidos pelos alunos, mas também,
são uma área que ajudam a desenvolver as áreas principais do currículo (português e
matemática).
Description
Keywords
Ensino Básico Expressões Artísticas Criatividade Imaginação