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- A importância da adaptação cultural ao mercado Chinês na estratégia de marketing: aplicação ao caso fast foodPublication . Branco, Paulo; Gomes, SandraA globalização introduziu na nossa vida muitos corpos estranhos, nomeadamente novos produtos, novas maneira de viver e de encarar os desafios de um ponto de vista que até à pouco não imaginávamos aceitar. Atualmente, em meia dúzia de horas estamos noutro país, noutro continente e a maneira como lidamos com as diferentes culturas pode ser o fator de sucesso, ou de desastre, no mundo dos negócios e não só. Como tal o estudo aprofundado da adaptação cultural, de pessoas, organizações e produtos é de grande importância. A revisão da literatura leva-nos a percorrer os fatores que contribuem para uma boa adaptação cultural, a sua importância e como esta afeta o dia-a-dia das organizações. Verificamos como a inteligência cultural, as várias dimensões e distância cultural refletem as vivências do indivíduo e das organizações, e interagem num meio que não é o seu, como é o caso dos expatriados. O guanxi é sem dúvida a charneira mais importante para se ter sucesso na China, uma vez que a sociedade Chinesa tem como base o funcionamento de uma rede ancestral de relações interpessoais. Depois da revisão da literatura e formulada a questão deste projeto, procurou‐se responder aos objetivos através de uma entrevista e de um inquérito meramente exploratório. Os resultados obtidos mostraram que a adaptação cultural é importante, contudo não o suficiente para se atingir os objetivos propostos quando se pretende ter êxito neste país. Conseguimos aferir que uma das empresas analisadas atribuiu o seu êxito ao facto de ter escolhido como estratégia a concretização dessa adaptação.
- Plano de marketing da empresa BneedPublication . Ferreira, João; Rodrigues, FilipeO presente documento consiste num plano de Marketing desenvolvido para a empresa Bneed. Tratando-se de um empresa nova e com um conceito inovador e diferenciador da concorrência, a Bneed apresenta-se como um caso paradigmático da importância de bem trabalhar as ferramentas de Marketing para conseguir levar os negócios a atingir os objetivos alcançados, dada a sua baixa notoriedade. Neste sentido, este documento tem como objetivo planificar, em termos de Marketing, o próximo ano da empresa, tendo em vista o aproveitamento daquilo que de positivo foi feito até à data e acrescentando novas ações que possam impulsionar o crescimento da organização e sedimentar a marca Bneed a nível local para que, no futuro, esta se possa afirmar a como uma referência a nível nacional no mercado em que se insere.
- Plano de comunicação LeanHubPublication . Oliveira, Joana dos Santos Granjo de; Ferreira, MafaldaO presente projeto visa construir um plano de comunicação para o produto LeanHub, que se encontra em fase final de desenvolvimento necessitando de uma ferramenta que suporte a comunicação do mesmo. O LeahHub consiste num software de colaboração empresarial que se insere na categoria de publicações web.São apresentadas táticas que têm em conta a dimensão e estrutura de startup, com uma vertente amplamente digital em consonância com o produto.
- Os Deal Seekers e as atitudes face aos cupões de descontoPublication . Branco, Lídia; Sandra, GomesOs objetivos principais deste trabalho são entender as novas tendências de consumo associadas a uma nova sociedade com um rendimento disponível mais limitado e percecionar a importância das atitudes do consumidor face aos cupões de desconto. Neste sentido e com base na revisão da literatura e artigos científicos sobre o tema, foi elaborado um modelo concetual englobando conceitos como as atitudes face a utilização dos cupões e frequência de utilização de desconto. O modelo concetual foi submetido a um estudo exploratório, através da análise quantitativa dos dados, mediante a aplicação de um inquérito por questionário com a escala de Harmon e Hill (2009). O método utilizado para a obtenção da amostra foi através de um processo de amostragem não probabilística por efeito “bola de neve” e foram obtidas no total 466 respostas. Como principal resultado obtido nesta investigação, destaca-se a identificação de quatro dimensões nas atitudes dos consumidores face aos cupões de desconto.
- Plano de marketing: Adega Cooperativa de GuimarãesPublication . Lançós, Alberto; Rodrigues, FilipePretende-se com este trabalho de projeto profissional levar a cabo a elaboração de um plano de marketing para a Adega Cooperativa de Guimarães, localizada na região do Minho e que produz e comercializa vinhos verdes brancos, tintos e rosés. A globalidade das empresas produtoras de vinho têm uma grande lacuna na área de marketing e na área comercial. O foco destas empresas está na produção e na qualidade dos seus vinhos, sendo a área de marketing relevada para segundo plano e, por vezes, sendo apenas uma das funções do seu responsável. O plano de marketing aqui desenvolvido tem como objetivo trazer maior profissionalismo e rigor científico à gestão da Adega Cooperativa de Guimarães, enquanto organização que produz e comercializa produtos que os consumidores poderão querer adquirir. Nesse sentido, será necessário aproximar os vinhos da cooperativa dos seus potenciais consumidores. O plano de marketing terá como base o modelo Cavique e Nunes (2008), pois é o que melhor se aplica ao estudo em questão. Irá servir de fio orientador da estratégia de marketing da cooperativa, através de uma análise da situação presente, quer interna quer externa, da definição dos objetivos, da definição das estratégias e táticas de marketing, da criação de um plano de implementação e das respetivas ações, devidamente monitorizadas e avaliadas e sendo ainda criado um plano de contingência.
- Plano de marketing: AutoTestPublication . Costa, Rui; Rodrigues, FilipeA fusão de 5 centros de inspeção automóvel levou à necessidade de criação de uma marca para corresponder da melhor forma aos desafios do mercado. A marca AutoTest foi criada com esse intuito e este documento explora as bases para a sua implementação. De facto, é elaborado um plano de marketing com o objetivo de servir como ferramenta orientadora nessa implementação. Na criação deste plano foi usada a metodologia de action research para a obtenção de dados. Na verdade, este plano de marketing apresenta 13 ações distribuídas por 5 áreas estratégicas de marketing. Através da construção deste plano, foi possível concluir que o mercado das inspeções automóveis é bastante regulado e que para estar na vanguarda desse mercado é necessário encontrar novas formas de criar valor para o cliente como uma comunicação eficaz e um serviço complementado com ações além das inspeções.