Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.64 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende-se com este trabalho de projeto profissional levar a cabo a elaboração de um plano de marketing para a Adega Cooperativa de Guimarães, localizada na região do Minho e que produz e comercializa vinhos verdes brancos, tintos e rosés. A globalidade das empresas produtoras de vinho têm uma grande lacuna na área de marketing e na área comercial. O foco destas empresas está na produção e na qualidade dos seus vinhos, sendo a área de marketing relevada para segundo plano e, por vezes, sendo apenas uma das funções do seu responsável.
O plano de marketing aqui desenvolvido tem como objetivo trazer maior profissionalismo e rigor científico à gestão da Adega Cooperativa de Guimarães, enquanto organização que produz e comercializa produtos que os consumidores poderão querer adquirir. Nesse sentido, será necessário aproximar os vinhos da cooperativa dos seus potenciais consumidores.
O plano de marketing terá como base o modelo Cavique e Nunes (2008), pois é o que melhor se aplica ao estudo em questão. Irá servir de fio orientador da estratégia de marketing da cooperativa, através de uma análise da situação presente, quer interna quer externa, da definição dos objetivos, da definição das estratégias e táticas de marketing, da criação de um plano de implementação e das respetivas ações, devidamente monitorizadas e avaliadas e sendo ainda criado um plano de contingência.
Description
Keywords
Plano de marketing Marketing Vinho