Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-11"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho Livre nº 08 - Sintomatología Osteomuscular e Interacción de los Protocolos de Trabajo en los Profesionales de Enfermería del Cabildo de Lanzarote Que Cuidan a Pacientes con Heridas Crónicas.Publication . Hernández-Martínez, Francisco José; Quintana-Montesdeoca, Maria del Pino; Rodriguez-de-Vera, Bienvenida del Carmen; Jiménez-Díaz, Juan Fernando; SANCHEZ -DÍAZ, JOSE JESUSEl dolor y las lesiones de espalda constituyen uno de los principales trastornos en la mayoría de los colectivos laborales. Tanto los profesionales de la salud, como familiares, cuidadores o personas que se dedican al cuidado de ancianos con movilidad reducida sufren a lo largo de su vida diferentes trastornos a nivel de columna vertebral, producidos durante, o como consecuencia de los cuidados y/o movilizaciones de estos pacientes.
- Empreendedorismo Feminino em AngolaPublication . Domingos, Vânia de LourdesAs mulheres no decorrer da história passam a assumir tarefas que diferem do ambiente familiar e doméstico por conta das mudanças na sociedade e que possuem características similares e diversas na busca por um lugar no mercado de trabalho. O empreendedorismo feminino está em evidência, por conta do processo de feminização do mercado de trabalho, e ocorre assim um aumento gradativo de empreendimentos organizados por mulheres, tornando-se cada vez mais importante conhecer as razões que levam a mulher angolana a empreender e ainda revelar uma parcela das particularidades do empreendedorismo feminino, destacando a trajetória da mulher no mercado de trabalho, setores de empreendimento, gestão feminina e consequências para a sociedade, segmentando por necessidade e/ou oportunidade. O presente estudo não foi conduzido apenas por proposições e obras que remetem os conceitos apresentados, mas por meio de uma pesquisa qualitativa com mulheres que já se consolidaram como empreendedoras e outras que ainda estão à caminho. Pelo seu caráter exploratório, a pesquisa qualitativa levou as entrevistadas a refletirem sobre o tema em estudo revelando assim, aspectos subjetivos que fazem parte das suas ações empreendedoras. Este estudo teve como principal objetivo examinar de maneira minuciosa percepções acerca da natureza das motivações, significados e desdobramentos da iniciativa feminina, por isso, a abordagem qualitativa foi a escolhida para este trabalho por ser a que melhor fornece condições de explorar o fenómeno do empreendedorismo feminino.
- SHST, Acidentes de TrabalhoPublication . Ramos, Helder Miguel Moreira
- Inteligência emocional no trabalhoPublication . Branco, Jéssica Tatiana PinhoNão é novo que as emoções desempenham um papel regulador do procedimento de um indivíduo, pelo que a emoção está intimamente ligada à vida de um organismo. A emoção é uma componente essencial do comportamento humano, estando associada a assuntos que envolvem riscos e conflitos. A utilização das nossas emoções de modo a melhorar o nosso desempenho pessoal e profissional, remetemos para o conceito de Inteligência Emocional. Perante isto, as organizações devem ser capazes de apelar e utilizar, através da delineação de medidas de esforços no sentido de estimular o envolvimento dos colaboradores e consequentemente aumentar o seu envolvimento e a sua performance. Na realidade este é um conceito que é conhecido pelas organizações? Mais do que conhecido é aplicado pelas organizações? É reconhecido como uma ferramenta que acrescenta valor para a organização? Estas são algumas das questões que se pretende dar resposta no presente trabalho.
- Análise da viabilidade financeira para a comercialização de Batata Inglesa na região de Camabatela, província do Kwanza-NortePublication . Nhunga, Albuquerque Marcos MendesRESUMO Plano de negócio: analisar a viabilidade financeira de comercializar batata rena na região de Camabatela província do Kwanza-Norte Angola. 2014, trabalho de conclusão de curso para a obtenção do grau de mestre em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Europeia - Laureate International Universities. Este plano de negócio está a analisar a viabilidade financeira para o cultivo e comercialização da batata rena na empresa Manhunga, uma empresa que atua no setor agrícola na região de Camabatela Província do kwanza-Norte Angola. O objectivo desta pesquisa foi sistematizar melhor o processo de produção e os circuitos de comercialização nesta região, bem como a identificação das oportunidades e as ameaças que ocorrem no mercado, identificar os concorrentes, os pontos fortes e fracos da organização observando as tendências do setor. Foi feita uma análise detalhada da viabilidade através de indicadores económicos e financeiros, onde se avaliaram variáveis como os custos fixos, custos variáveis, o volume de negócios e os indicadores base de um estudo económico e financeiro de um projeto (VAL, TIR, Payback Period, etc.)
- Empreendimento Imobiliário Green ParkPublication . Pereira, Osvaldo Pontes; Fonseca, José Manuel daAngola recupera de um longo período de guerra civil, no decorrer da guerra civil muitas infraestruturas foram danificadas e outras tornaram-se obsoletas. Nos últimos 5 anos Angola tem mostrado uma taxa de crescimento acima de 10% apresentando-se potencialmente como um dos mais prósperos países de África, devidos as suas reservas de petróleo, minerais e potencialidade hidroelétrica. O objetivo deste trabalho é a elaboração de um plano de negócios para um empreendimento imobiliário (residencial, comercial e de escritórios) localizado em Luanda, Angola.
- Empreendedorismo SocialPublication . Santos, André Flávio Patrício dosO empreendedorismo está cada vez mais presente na economia e o seu impacto têm vindo a sentir-se nos países e na sociedade que se encontra. Na economia portuguesa o impacto do empreendedorismo pode ser mais notório, face à economia ter estagnado a solução para muitos economistas e analistas passa por uma economia dinâmica para superar as suas dificuldades e ultrapassar a crise que se instalou não só em Portugal como um pouco em todo o mundo. Ex-ministro da economia Álvaro Santos Pereira que em 2012 citou que “A criação de emprego e de riqueza depende muito dos empreendedores e da sua capacidade de arriscar, inovar e de criar”. Neste estudo feito, o empreendedorismo social é uma ferramenta essencial que pode atenuar o desemprego e a pobreza em Portugal. A Santa Casa realizou um programa com este propósito, o programa concentrou-se num segmento de população mais necessitada com vista a obter empreendedores e autonomizar estes indivíduos, ao mesmo que construía bases para atenuar o desemprego e contribuía no crescimento da economia local da região da Amadora. São estes projetos que visam reestruturar a economia em Portugal, a mentalidade dos cidadãos está a tornar-se cada vez mais empreendedora, e resultado desse facto é na atualidade já existem escolas focadas para o empreendedorismo. Tendo como referência o estudo GEM, Portugal têm vindo a apresentar bons resultados face ao empreendedorismo, nos últimos anos a taxa TEA têm aumentado progressivamente e a principal faixa etária a contribuir para este facto situa-se entre os 24 e os 34 anos, o que demonstra que o empreendedorismo está mais presente na vida dos jovens. Em Portugal o apoio ao empreendedorismo é insuficiente face ao estudo GEM e continua a ser um entrave a muitos empreendedores, o resultado em 2012 ficou muito aquém das expectativas passando de um cenário nulo (2011) para negativo. A forte aposta no empreendedorismo começou a ter efeitos na economia, a taxa de desemprego que vinha subindo desde 2008 até 2013 (16,2%), em 2014 teve uma queda acentuada para os 13,9%, ainda há muito a fazer neste aspeto mas os indicadores mostram que relativamente ao empreendedorismo Portugal está num bom caminho.
- Integração dos Estagiários nas OrganizaçõesPublication . Miguel, Leonor Brunet PatrocinioVivemos num mundo diversificado e cada vez mais competitivo, repleto de mudanças, dificuldades e problemas onde estamos em constantes alterações. Dentro destas alterações, a Gestão de Recursos humanos não poderia ficar de for a, passando inclusive a ser uma das áreas de destaque nas organizações. Anos atrás, as pessoas eram vistas apenas como Recursos de produções, máquinas sem valorização profissional. As organizações não se preocupavam com o bem estar dos trabalhadores nem os benefícios. Isto, era visivelmente percebido na era industrial. Na era da informação, as pessoas passaram a representar o capital humano, vistas como “máquinas” produtivas. Este capital pode agregar mais ou menos valor para a organização. Neste contexto as organizações passaram a estar preparadas e atentas para com os seus trabalhadores e com a Introdução de novos membros no seu seio. O presente estudo, tem como objective perceber junto das organizações bancárias privadas em Angola como é feita a Integração dos estagiários e o enquadramento que lhes é dado dentro das organizações. Tendo em conta a lacuna ao nível do conhecimento cientifico apropriado sobre essa temático em Angola, recorrer-se a pesquisa qualitativa devido ao seu carácter descritivo e exploratório. Como método de investigação, optou-se pela realização de estudo de caso, referente às instituições bancárias em Angola. Os Resultados evidenciam semelhanças e pequenas diferenças no que diz respeito â forma como as organizações integram os estagiários. Os mesmos levam a afirmar que as Práticas de GRH de elevado desempenho estão presentes nas instituições do sector bancário. Foi encontrado uma relação positiva no modo como as organizações integram os estagiários que esta consonância com o enquadramento feito aos estagiários dentro das mesmas, reflectindo assim um padrão positive de respostas. Por fim conclui-se que essa actividade tem vindo a crescer e a ganhar notoriedade junto das instituições bancárias privadas.
- Measurements of jet multiplicity and differential production cross sections of $Z +$ jets events in proton-proton collisions at $\sqrt{s} =$ 7 TeVPublication . CMS collaboration (2143 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, Nuno
Measurements of differential cross sections are presented for the production of a Z boson and at least one hadronic jet in proton-proton collisions at s=7 TeV, recorded by the CMS detector, using a data sample corresponding to an integrated luminosity of 4.9 fb−1. The jet multiplicity distribution is measured for up to six jets. The differential cross sections are measured as a function of jet transverse momentum and pseudorapidity for the four highest transverse momentum jets. The distribution of the scalar sum of jet transverse momenta is also measured as a function of the jet multiplicity. The measurements are compared with theoretical predictions at leading and next-to-leading order in perturbative QCD.