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- Parfois: a influência do design do ponto de venda no comportamento do consumidorPublication . Nogueira, Diana Flora da Silva; Ferreira, MafaldaEsta dissertação pretende aferir o impacto dos elementos físicos do ponto de venda na percepção do consumidor. O caso em estudo é a Parfois, debruçando-se sobre duas lojas da marca: Parque Nascente e Norte Shopping. A metodologia utilizada foi a Observação Estruturada sendo os seus resultados discutidos posteriormente em Grupos de Foco. Esta investigação revelou uma forte ligação entre a configuração do ponto de venda e a preferência dos consumidores, tendo especial impacto a iluminação e as cores, havendo uma clara preferência por ambientes mais luminosos, claros e amplos em detrimento de ambientes mais sofisticados. Estes resultados são de extrema importância já que fornecem linhas de acção que permitem intervir de forma fundamentada no design do ponto de venda.
- O comportamento dos consumidores face às marcas de distribuição: o estudo do caso ContinentePublication . Peixoto, Joana da Cunha; Ferreira, MafaldaO objetivo geral desta dissertação consiste em analisar o comportamento dos consumidores relativamente à marca Continente. Para isto é necessário identificar as variáveis que influenciam o comportamento dos consumidores relativamente à compra de produtos de marca própria da distribuição, sendo elas: a Confiança, a Intenção de Compra, a Lealdade, a Aversão ao Risco, a Emoção associada à marca, a Perceção do Preço, a Satisfação global com a marca, a Experiencia Anterior do Consumidor e o Envolvimento do Consumidor. Por fim, também se analisará se existem diferenças significativas no comportamento dos consumidores relativamente a duas categorias de produtos diferentes: produtos alimentares (iogurtes Continente) e produtos de limpeza (detergentes Continente). Foi realizada uma investigação quantitativa e os inquéritos necessários à recolha de dados foram administrados a 385 indivíduos do sexo feminino do distrito do Porto.
- A influência das crianças na escolha das marcas de vestuárioPublication . Silva, Vanessa Sofia de Sousa; Lopes, CarlosA finalidade deste projecto está relacionada com a influência das crianças na escolha das marcas de vestuário. O estudo será feito através da construção de um teste modelo, inquérito, a aplicar nas crianças. Este estudo será importante na medida em que as crianças ostentam um papel predominante na nossa sociedade, indo de encontro ao trabalho exercido pelas empresas, pois estas preveem um enorme potencial no consumo infantil nas próximas gerações. O propósito central deste estudo baseia-se em compreender as crianças como consumidoras na actualidade e no futuro. Este visa responder a questões como: qual a marca que mais conhecem? qual a que mais gostam? A que mais gostariam de ter? a que têm? se compram vestuário de marca? qual a peça de roupa predilecta? se a roupa é importante? se o espaço da loja influencia na sua decisão? e se a publicidade influencia a compra? Contudo é necessária uma pesquisa alargada para obter esses conhecimentos e perceber a mente do consumidor infantil, realizar um modelo conceptual seguido de um questionário. Será efectuado um estudo a 124 crianças com idades compreendidas entre os 11 – 14 anos, a frequentar o Ensino Básico do 2º Ciclo, na freguesia de Pedroso, concelho de V.N.Gaia.
