Browsing by Issue Date, starting with "2010-05-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Crianças e jovens em risco e/ou perigo: a psp no sistema de protecçãoPublication . Paulo, Diogo Nuno Martins; Ferreira, Eduardo ViegasO presente estudo pretende reflectir sobre a forma como a instituição policial se encontra preparada para responder às questões relativas à temática das crianças e jovens quer em risco quer em perigo, ao abrigo da Lei n.º 147/99, de 1 de Setembro. Desta forma, tem como objectivos analisar a estrutura, os procedimentos, o tipo de formação, o tipo de relacionamento com entidades externas, a articulação entre as diversas componentes da PSP e aferir opiniões acerca da preparação e resposta policial no que concerne a esta temática, procurando perceber se se enquadram com o que a Lei n.º 147/99 define como sendo “desejável”. Este estudo utilizou como instrumentos a análise de casos sinalizados pela PSP à CPCJ de Odivelas e a realização de entrevistas junto de pessoas com experiência profissional na área, como forma de aferir opiniões acerca da temática em causa, sendo para o efeito estudados dez casos e realizadas treze entrevistas. No final do estudo verificou-se que os Agentes policiais quando confrontados com uma situação que envolve crianças sentem não estar preparados para agir devido ao desconhecimento do sistema de protecção, inerente à sua falta de formação, mas que contam com o apoio dos seus superiores para solucionar a situação. Verificou-se igualmente a opinião de que o sistema é o adequado mas que tem difícil aplicação prática no terreno.
- Motivação no trabalho: o caso da unidade espacial de políciaPublication . Certal, Jorge Manuel Mendes; Santos, Joaquim Pacheco dosO presente estudo teve como objectivos avaliar o nível de motivação no trabalho e de comprometimento organizacional dos profissionais de Polícia da Unidade Especial de Polícia. Procurou-se também estudar a relação entre as principais dimensões da motivação no trabalho e o comprometimento organizacional. Complementarmente, analisaram-se as potenciais diferenças de níveis de motivação e comprometimento organizacional tendo por base a antiguidade, o tipo de funções, o nível hierárquico e o tipo de unidade a que os inquiridos pertencem. Participaram no estudo 306 profissionais de Polícia. Os resultados mostram que nas dimensões da motivação estudadas (conteúdo do trabalho, estatuto e resultados) os profissionais de Polícia encontram-se moderadamente motivados, tal como no que diz respeito ao seu comprometimento organizacional. Verifica-se existir uma relação positiva entre motivação e comprometimento organizacional, particularmente entre a motivação associada a factores intrínsecos, como o conteúdo do trabalho com o comprometimento afectivo, não se verificando igual relação entre as dimensões da motivação associada a factores extrínsecos, como os resultados e estatuto com o comprometimento instrumental.
- O terrorismo na aviação civil: a premência no incremento das medidas de segurança em voo, com a adopção de agentes de segurança a bordo - air marshalsPublication . Canado, Reinaldo Manuel Silva; Santos, Luís TrindadeO terrorismo tem como principal objectivo, criar o temor nas pessoas e a consequente vivência diária em sobressalto, sempre com a hipotética noção de serem vítimas de ataques provocados por organizações, que desejam chamar a atenção para a sua causa, por meios não convencionais. A aviação civil constitui um meio atractivo para perpetrar atentados terroristas, por variadíssimos motivos, o que obriga a uma permanente evolução das medidas de controlo e segurança. Uma das medidas de segurança já adoptadas nalguns países, e que aqui será aprofundada, é a inclusão de elementos que viajam dissimulados, entre os restantes passageiros a bordo das aeronaves, no intuito de fazer face a actos que coloquem em perigo a segurança dos passageiros, das tripulações e da própria aeronave. Portugal ainda não adoptou esta medida, pelo que nesta Dissertação foram analisados os questionários aplicados aos passageiros e às tripulações, a fim de avaliar a necessidade sentida na criação desta medida adicional a bordo das aeronaves portuguesas. Assim, é importante saber se a PSP está preparada para responder a esta exigência, motivo pelo qual foram recolhidos testemunhos de dois Oficiais de Polícia e analisadas as experiências de países que já adoptaram agentes de segurança a bord
- Qualidade do serviço policial: inquérito de opinião sobre a PSPPublication . Mota, Tiago Jorge Cipriano; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasA qualidade nos serviços públicos é um elemento cada vez mais importante. Esta pode ser avaliada de várias formas; uma delas é a satisfação das pessoas que contactam com o serviço. Desta forma, torna-se necessário escutar os cidadãos, sendo os questionários uma das possibilidades de os auditar. Esta audição pode servir como meio de conhecer as suas necessidades e interesses ou como meio de avaliar o seu nível de satisfação. Assim, para realizar estas funções de audição, os questionários têm de ser construídos e aplicados com rigor científico, para que os seus resultados possam ser generalizados e sejam passíveis de ser comparados. Como tal, construiu-se um questionário e explorou-se minuciosamente o percurso metodológico adoptado. Relativamente aos inquiridos, apresentou-se os resultados obtidos mediante o inquérito, permitindo que se ficasse com o conhecimento de que metade dos inquiridos estão satisfeitos com a actuação da Polícia, a maioria confia na PSP e entendem que o nível de interacção entre PSP e comunidade é positivo. Apurou-se ainda que os questionários podem servir para o controlo da qualidade e conseguiu-se construir um questionário que pode vir a ser aplicado em todo o território nacional pela Polícia.
