Browsing by Issue Date, starting with "2008-10"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Geração automática de abreviaturas para sistema de comunicação alternativa do português europeuPublication . Garcia, Luís; Oliveira, LuísA expansão de abreviaturas é uma técnica que pode ser utilizada por pessoas com necessidades especiais para a aceleração da escrita. Neste estudo analisámos o desempenho de esquemas de abreviaturas para o Português Europeu gerados de forma totalmente automática. Na geração dos esquemas de abreviaturas foram utilizados corpus de origens distintas: (1) Textos de um aluno com necessidades especiais (CorpA); (2) Textos de manuais escolares da Porto Editora (CorpPE); (3) Textos do jornal “O Público” (CorpPub), e analisadas duas técnicas de abreviação - a contracção e a truncagem. Foram realizadas simulações de escrita com os vários esquemas de abreviaturas obtendo-se um máximo de 18% para a taxa de poupança de caracteres com um esquema de 500 abreviaturas. Com apenas 250 abreviatura esta taxa baixou para 16,2%. A introdução de bigramas e trigramas nos esquemas de abreviaturas não influenciou significativamente o desempenho. Os esquemas de abreviaturas gerados através da truncagem apresentaram regra geral os melhores resultados.
- EutanásiaPublication . Pereira, Helena
- Transplante de orgãos: dadores vivos.Publication . Gonçalves, Ana
- Consentimento informado em pessoas com doença mentalPublication . Carreira, Andreia
- General João Crisóstomo de Abreu e Sousa (1811-1895)Publication . Silva, Albano Manuel Claro Azevedo daDe João Crisóstomo de Abreu e Sousa, procuraremos. citar os factos mais notáveis da sua brilhante carreira, que o ilustram como um chefe militar e cidadão de reconhecido prestígio. Esta influente personagem, cumpriu com extrema dignidade e notável acerto as mais difíceis e complexas missões, quer combatendo na guerra, quer organizando, dirigindo e estimulando na paz. Notabilizou-se pelos seus altos méritos, a sua verdadeira estatura moral, coragem e a aceitação de todas as responsabilidades, por mais pesadas e graves que elas fossem. A sua carreira singular, sempre o exemplo da dedicação para tudo pronta, de quem tudo faz por espontânea determinação, revelou-nos uma figura que deixou obra como militar, engenheiro e ainda político. Combatente da causa liberal, abandonou os estudos para servir contra as tropas absolutistas de D. Miguel, teria uma carreira ascensional brilhante que faz com que em 1885, nos apareça como general de divisão. Em 28 de Junho de 1880 faz publicar o regulamento que cria a Escola Regimental Prática de Engenharia. Fora do âmbito restrito do Exército, João Crisóstomo, bem apelidado "o primeiro engenheiro do seu tempo", figura muito conceituada e conhecida, influenciou de forma determinante o ensino da engenharia civil, ocupando ainda diferenciados cargos na área das obras públicas. Exemplo da abnegação capaz de todos os sacrifícios, do bom senso, da diligência clarividente e prática são o seu percurso na política. Foi deputado às Cortes, ministro das Obras Públicas, ministro da Guerra e após a queda do governo regenerador, (devido à situação difícil criada pelo Ultimato Inglês de 1890) chefiaria um efémero governo extra-partidário durante 462 dias.
- Desenvolvimento de uma Ferramenta para Obtenção de Fotografia Aérea de Alta Resolução a Baixo Custo para Apoio à Decisão em Agricultura de PrecisãoPublication . Pereira, Paulo Alexandre Pilré Garcia; Braga, Ricardo Nuno Fonseca Garcia PereiraNo âmbito da Agricultura de Precisão é essencial descrever e caracterizar a variação espacial do crescimento e desenvolvimento das culturas. A detecção remota apresenta-se como uma ferramenta indispensável para esse proposto. Os meios tradicionais de obtenção de imagens multiespectrais, como os satélites ou os aviões não têm correspondido às necessidades dos utilizadores rurais, nomeadamente em relação às resoluções temporal e espacial. Os custos associados a estes meios são demasiado elevados, tornando-se inacessíveis à maioria dos empresários agrícolas. Deste modo, equaciona-se a utilização de um veículo aéreo não tripulado, controlado remotamente, como ferramenta útil para os gestores agrícolas adeptos da agricultura de precisão. Neste projecto desenvolveu-se um veículo aéreo não tripulado, com capacidade de obtenção de imagens multiespectrais passíveis de georreferenciação. Este veículo foi utilizado para obter imagens de alta resolução de diferentes culturas como demonstração da sua capacidade operacional. As imagens multiespectrais adquiridas pelo aparelho foram processadas de modo a evidenciar a variabilidade espacial das culturas. Foi, posteriormente, efectuada uma verificação no terreno a partir dos mapas de dados multiespectrais obtidos, sendo que neste processo, conseguiram-se identificar variações da quantidade de biomassa e zonas de infestantes nas culturas.
- Estudo do crescimento de estirpes de Rhizobium para a produção de proteínas e de inoculantesPublication . Carita, João Nuno Carichas; Farinha, Noémia do Céu MachadoO objectivo da primeira parte do trabalho consistiu em estabelecer condições de crescimento microaerofilo em fermentadores, para a produção industrial de Bradyrhizobium japonicum com vista à obtenção de células com citocromo oxidase cbb3 expresso. Após optimização, foi obtida uma taxa de crescimento média de 0.015 h-1, que serviu de referência para o processo de produção à escala industrial. Os resultados obtidos nesta primeira parte do trabalho, foram alcançados pela implementação de um conjunto de metodologias associadas a processos biotecnológicos determinantes para a segunda parte do trabalho. O objectivo da segunda parte do trabalho consistiu em optimizar condições de crescimento de estirpes autóctones de Rhizobium (123Ts2, 19Ms e 55Mp) com o fim de produzir inoculantes com potencial interesse na produção de leguminosas. Para a estirpe Rhizobium leguminosarum bv. trifolii 123Ts2, as maiores concentrações celulares foram obtidas em meio TYG, 28ºC, pH 6 e 50 mM de NaCl. Estes valores, serviram de referência para os ensaios realizados à escala piloto, onde os melhores resultados foram obtidos para um caudal de ar de 2000 ml/min a pH 6 constante. Para a estirpe Sinorhizobium meliloti 19Ms as maiores concentrações celulares registaram-se nos crescimentos efectuados em meio TYG a 28ºC, pH 6 e a 150 mM de NaCl. Já para a estirpe Sinorhizobium meliloti 55Mp concluiu-se que os níveis de temperatura e pH mais elevados estudados permitem taxas de crescimento mais altas, sendo as maiores concentrações celulares atingidas nos crescimentos a pH 6. Nos ensaios à escala piloto procedeu-se à optimização das condições de crescimento para a estirpe Rhizobium leguminosarum bv. trifolii 123Ts2 de modo a se obterem resultados conclusivos que fornecessem informação útil para a produção de inoculantes.
- Estudo da caracterização da qualidade ambiental na industria corticeiraPublication . Barata, Maria Emília C. F. N.; Dias, Susana B. S.O objectivo deste trabalho foi contribuir para um melhor conhecimento da qualidade ambiental da indústria corticeira, com a análise da evolução dos efluentes residuais libertados pelas indústrias corticeiras (líquidos e gasosos), comparando com os valores da legislação vigente. Para a recolha dos dados estatísticos foi efectuado um estágio no Centro Tecnológico de Cortiça, acompanhando-se também as actividades desenvolvidas, laboratoriais e de recolha de material para análise (rolhas, pavimentos, isolantes, águas e processamento de fumos). Tendo como ponto de partida análises feitas aos efluentes líquidos e gasosos efectuados para os estudos de caracterização ambiental de 17 corticeiras (1998/1999), estudou-se o seguimento de análises das mesmas, até à actualidade. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos simples, comparando valores médios dos parâmetros das corticeiras estudadas com os limites permitidos pelas normas estabelecidas. Observou-se uma fraca assiduidade de acompanhamento de análises aos efluentes líquidos e gasosos, mas verificou-se que as corticeiras acompanhadas, na maioria dos parâmetros, têm valores dentro dos permitidos.
- Bem-estar animal na ilha de Santa MariaPublication . Melo, Ana Cristina Fravica; Gouveia, Augusto José de SousaNas últimas décadas tem-se debatido muito sobre o modo como os animais são tratados pelo homem, considerando-se que não servem apenas como forma de produção, mas o seu Bem-Estar tornou-se uma preocupação ética, que por sua vez influencia a produtividade e a qualidade dos produtos por eles fornecidos. Bem-Estar Animal é essencialmente o cuidado que o homem dispensa aos animais, criando condições que satisfaçam as necessidades destes contribuindo para uma qualidade de vida satisfatória. A partilha destes princípios, conduziu-nos a este estudo, cuja finalidade é conhecer de forma mais objectiva a percepção que os produtores da Ilha de Santa Maria têm sobre o bem-estar dos animais. Desta forma, desenvolveu-se um formulário com várias perguntas, aplicado à totalidade dos produtores de Santa Maria, com mais de 10 bovinos. Através da análise dos resultados sobressaiu que os produtores apenas têm conhecimentos empíricos e a necessidade de formação mais técnica com relevo para a legislação e as directivas que regulam o bem-estar animal. Face aos resultados encontrados, apontamos algumas sugestões que poderão contribuir para a sensibilização e motivação dos produtores da ilha de Santa Maria para o Bem-estar Animal