ESEP - Artigos e Conference Proceedings
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEP - Artigos e Conference Proceedings by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 889
Results Per Page
Sort Options
- Supervisão clínica de alunos de enfermagemPublication . Pires, Regina; Sardo, Dolores; Morais, Ernesto; Reis Santos, Margarida; Koch, Maria Cândida; Machado, Paulo Alexandre Puga
- Um modelo de organização e partilha de informação de enfermagem entre hospital e centro de saúde: estudo delphiPublication . Sousa, P.; Marta Hansen, Lima Basto; Vasques de Mendonça, Denise MariaIntrodução: Uma partilha adequada de informação de enfermagem deve ser encarada como estratégia fundamental para a melhoria da continuidade de cuidados. A informação disponível e o encaminhamento da mesma na Unidade Local de Saúde de Matosinhos - Portugal, não tem dado uma resposta adequada às necessidades de informação sentidas pelos enfermeiros.Objetivos: Este artigo apresenta o desenvolvimento e a definição de um modelo de organização e partilha de informação de enfermagem entre Hospital e Centro de Saúde.Métodos: O estudo foi desenvolvido recorrendo à Técnica Delphi, com três rounds, integrando um painel de enfermeiros em exercício de funções nas diferentes áreas de actuação. Resultados: Os consensos obtidos permitiram chegar a uma hierarquização de aspectos centrais do problema em estudo, nomeadamente dos pressupostos que devem guiar o desenvolvimento do sistema e da informação que deverá efectivamente ser partilhada entre hospital e centro de saúde, com indicação de níveis de prioridade de acesso.Conclusões: A articulação entre os diferentes contextos de cuidados de saúde deverá ser assegurada por um modelo que garanta a partilha recíproca e confidencial da informação de enfermagem, em tempo real, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação.
- Estágio de doutorando (sanduíche) em enfermagem: uma experiência em PortugalPublication . Carneiro, Karla Maria; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Abreu, Wilson; Fernandes, IldaDurante o transcorrer do nosso aprimoramento científico, pessoal e profissional, no curso de Doutorado fomos contempladas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de concurso nacional, com um Estágio de Doutorando (Sanduíche) na cidade do Porto, em Portugal. O desenvolvimento do Projeto O Cuidado Humanístico de Enfermagem ao Recém-Nascido na Unidade de Internação Neonatal: experiência de intercâmbio em Portugal, ocorreu no período de setembro a dezembro de 2005 e constou de uma observação participante junto a 10 enfermeiros de Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, atuantes em duas instituições hospitalares da cidade do Porto, quanto aos cuidados ao recém-nascido, sob a perspectiva humanística à luz da Teoria Humanística de Enfermagem, de Paterson e Zderad (1976). Ressaltamos a importância deste intercâmbio para a ampliação da Enfermagem Neonatal e o crescimento humano e profissional dos enfermeiros como capazes de repensar o fazer e o ser e participar, com todos os envolvidos, de uma nova maneira de cuidar de forma humanizada em Enfermagem, na pesquisa e no ensino.
- Student nurses’ experience of supervision and Mentorship in clinical practice: A cross cultural perspectivePublication . Saarikoski, M.; Marrow, C.; Abreu, Wilson; Riklikiene, O.; Özbicakçi, S.This paper reports a study, which explored student nurses experience in clinical practice. The aims of this study were to describe nurse education systems in clinical practice in eight nursing schools and compare the supervisory experiences of student nurses working in clinical settings. The nursing schools taking part in the study were members of the thematic european nursing network (TENN). A quantitative survey method was chosen for the method of this study. The sample (N=411) was collected using a validated research instrument from eight nursing schools participating in the TENN. The schools are located in Estonia, Belgium, Finland, Lithuania, Portugal, Romania, Turkey and United Kingdom. The data were collected during 2005. Although the nursing schools involved in TENN are in different development phases, however, the organisation of clinical practice is mainly similar. The percentage of clinical practice in a complete nursing programme varies from 38 to 57. Moreover, the duration of the clinical placements varies substantially across the nursing schools; from a couple weeks to 34 weeks. Students in this study evaluated their supervision experience positively. In three schools group or team supervision is the most common model. In the clinical placements where the pedagogical activities of staff nurses are notable, is a clear tendency towards a Mentorship model. However, approximately 10% of respondents perceived some practical problems in the organisation of Mentorship. Students' total satisfaction was observed to link with crucial variables but only connection with the variable Occurrence of supervision was statistically significant (p=0.000).
- Propriedades psicométricas da escala de autocuidado com a diabetes traduzida e adaptadaPublication . Bastos, Fernanda; Severo, Milton; Lopes, CarlaIntrodução: É fundamental para os profissionais de Saúde conhecer o status de um determinado fenómeno com implicações na saúde individual e em grupos populacionais, tanto para o planeamento dos cuidados, como para a adequação de estratégias na resolução de problemas. A avaliação e a adesão ao regime terapêutico no diabético tipo 2 são processos que necessitam de ser simplificados, para se tornarem úteis à prática dos cuidados em saúde. O objectivo deste estudo foi traduzir para a língua Portuguesa, adaptar culturalmente e avaliar as propriedades psicométricas da escala de actividades de auto-cuidado com a diabetes - Summary of Diabetes Self-Care Activities – SDSCA. Participantes e Métodos: A escala foi traduzida e adaptada culturalmente para Português e aplicada a uma amostra de 103 indivíduos, do sexo masculino, com uma média de idades de 60,8 anos (dp=10,8), de escolaridade de 4,1 anos (dp=2,1) e diagnóstico de Diabetes em média há 7,6 anos (dp=8,7). Esta escala foi testada quanto à sua adequação e compreensão, validade de face e de conteúdo e foram avaliadas as suas propriedades psicométricas, através do Coeficiente Alpha (α) de Cronbach, da correlação inter-itens e da análise de componentes principais. Para avaliar a sensibilidade à mudança, foi aplicada a escala a todos os indivíduos em dois tempos (separados por dois meses), mediados pela participação num plano educacional estruturado e foi analisada a média das diferenças, utilizando o teste t para amostras emparelhadas. Resultados: Dos 21 itens da escala inicial, estes ficaram reduzidos a 17 após a exclusão dos itens que diminuíam a consistência interna das sub-escalas. Após o recurso à análise de componentes principais, estes ficaram agrupados em seis dimensões, cuja consistência interna, avaliada para cada dimensão através do Coeficiente Alpha (α) de Cronbach, variou entre 0,68 e 0,36. A escala demonstrou ser sensível à alteração do status do fenómeno, dado que os níveis médios de adesão, após o plano educacional, mostraram-se significativamente superiores aos iniciais em todas as dimensões, excepto na medicação. Conclusão: A escala de auto-cuidado com a Diabetes, na versão traduzida e adaptada para Português, demonstrou ser fácil de aplicar, com uma consistência interna aceitável, que permite explicar o fenómeno de adesão pelos principais componentes do regime terapêutico, sendo sensível à mudança.
- Construção de Uma Escala de Avaliação da Espiritualidade em Contextos de SaúdePublication . Pinto, Cândida; Pais-Ribeiro, José LuisIntrodução: A dimensão espiritual é uma dimensão importante da existência do ser humano, desde os primórdios da humanidade. A sua relevância nos contextos de saúde está relacionada com a preocupação crescente em compreender o Homem na sua globalidade. O objectivo deste artigo é apresentar a elaboração e o processo de validação de uma escala para avaliar a espiritualidade. Método: A escala foi aplicada junto de 426 sujeitos que tinham tido um cancro e que se encontravam em situação de follow-up. Resultados: As propriedades métricas desta escala apresentam valores de validade e fidelidade adequados. Através da análise factorial exploratória foram encontradas duas dimensões, a saber “crenças” e “esperança/optimismo”. Conclusões: O facto de ser uma escala pequena (apenas cinco itens), torna-a de fácil utilização, o que permitirá a consolidação da sua validação em estudos futuros, que visem a identificação de variáveis psicossociais associadas à optimização da saúde e qualidade de vida das pessoas com problemas de saúde.
- Mentorship: An international perspectivePublication . Fulton, John; Bøhler, Ann; Hansen, Grethe Storm; Kauffeldt, Anders; Welander, Eva; Reis Santos, Margarida; Thorarinsdottir, Kristin; Ziarko, EwaThis paper is an account of a project funded by the European Union as a Leonardo da Vinici pilot project which aimed to produce a framework for a programme which prepares qualified nurses for their role as mentor of the student nurse. Representatives from universities in Norway, Sweden, Iceland, Poland, Portugal and the United Kingdom were the partner countries. The project was developed through the establishment of a series of common meetings sequentially held in each of the partner countries. The aim of these meetings was to devise a common curriculum for the preparation of mentors of students, when in practice, thereby sharing views, experiences and expectations. Initially, the group established a common philosophy specifically theory and practice were seen as a single entity with theory being both related to and drawn from practice. Reflection and reflection on practice was also seen as important; an inductive model which emphasized the dialectical relationship between theory (abstract thinking), practice (concrete experiences), reflected observation (induction) and active experimentation (deduction) and serve to reduce the gap between theory and practice. The process evolved rather than was a predetermined plan but on reflection the process involved several stages: the first lay in the identification of a common understanding of terms and a shared common philosophy. A framework is then devised which allows the partner countries to develop their programme according to local and national needs.
- Princípios éticos gerais no agir em enfermagem: condicionamentos às intervenções de enfermagem promotoras de dignidade das pessoas em fim de vida, internadas em unidades de cuidados intensivosPublication . Marques, Paulo; Vieira, MargaridaO receio de atentarem contra a dignidade coloca os enfermeiros perante dilemas éticos. Para compreender o modo como os enfermeiros são condicionados nas suas intervenções, e como estas promovem a dignidade das pessoas em fim de vida das quais cuidam nas UCI efectuamos um estudo exploratório. Dos discursos emergiram a categoria dos factores perturbadores das acções de promoção da dignidade: incerteza do prognóstico; variabilidade da concepção de dignidade; foco das intervenções descentrado das pessoas; tentação de futilidade face à dificuldade em lidar com o insucesso e a morte; deficiente valorização do sofrimento e da dor; supremacia do paternalismo e a falta de informação dos doentes; dúvidas sobre a vontade do doente e a sua capacidade de decisão; insistência familiar na manutenção da vida, e a dos factores facilitadores: trabalho em equipa; manutenção da esperança; competência profissional no tratamento da dor e a valorização dos cuidados básicos face aos tratamentos agressivos.
- Haemodialysis for children under the age of two yearsPublication . Sousa, Clemente Neves; Gama, Madalena; Andrade, Melanie; Faria, M. Sameiro; Pereira, EloiLess than 10% of children under 2 years old with end-stage renal failure in Europe and in the United States of America are treated with haemodialysis. For small children, peritoneal dialysis is often the preferred treatment. Haemodialysis is chosen for a very small number of children, and is only used in some selected centres because of its highly complex technique, the difficulties related to vascular access, and the need to have a skilled and experienced nursing and medical team. With the technological development of recent years, the quality of dialysis treatment offered to paediatric patients has improved considerably and haemodialysis is presently considered to be a safe and efficient treatment for acute or chronic paediatric renal impairment. However, because a successful renal transplant continues to be linked to a better quality of life for children with terminal chronic renal impairment, dialysis ought to be regarded as a temporary treatment method, while waiting for a renal transplant.
- "Coping...e a pessoa com dor crónica"Publication . Ribeiro, Ana; Santos, CéliaNeste artigo procura-se abordar aspectos relacionados com o processo de coping da pessoa com dor crónica. A presença de dor tem implicações no desempenho das actividades de vida diária, tais como comer, beber, dormir ou cuidar-se. A dor pode desencadear respostas na pessoa, nomeadamente depressão, ansiedade, isolamento, medo da dor e pensamentos pessimistas. Assim, constata-se que no seu processo de adaptação à condição de dor crónica, a pessoa precisa de integrar algumas estratégias para poder gerir as actividades do seu dia-a-dia. Ao longo deste artigo procura-se sistematizar o processo através do qual os enfermeiros, tomando por referência o modelo de processamento de stresse e coping de Lazarus e Folkman (1984), podem sistematizar os cuidados a prestar. Efectivamente, os enfermeiros procuram ajudar as pessoas na identificação, tanto dos seus recursos pessoais, como dos recursos sócio-ecológicos. O sentido do processo de cuidados tem como meta a melhoria da qualidade de vida, através do controlo da dor e a adaptação da pessoa à sua condição de saúde, através do desenvolvimento dos seus conhecimentos e capacidades para usar os recursos, tanto pessoais como instrumentais ou sociais.