IPMA - DMRM - Departamento do Mar e Recursos Marinhos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPMA - DMRM - Departamento do Mar e Recursos Marinhos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- Um Novo Astacidae para a Fauna Portuguesa : Procambarus clarkii (Girard,1852)Publication . Ramos, Maria Alice; Pereira, Teresa GamaNeste trabalho assinala-se a presença em Portugal da espécie Procambarus clarkii (Girard, 1852), a qual se pensa ser o resultado de uma introdução ocasional, ou provavelmente provir dos efluentes de espanha, onde foi introduzido voluntariamente para cultura.
- Fluxos de nutrientes em viveiros de ameijoa na Ria FormosaPublication . Falcão, Manuela; Vale, CarlosA Ria Formosa é um sistema lagunar separado do mar por um cordão litoral com várias ilhas e canais. A ocorrência quinzenal de marés com amplitudes de três metros dá origem a extensas áreas interdidais ocupadas com culturas extensivas de ameijoa, Ruditapes decussatus. Em diversas áreas foram colhidos box-cores e incubados em laboratórios durante 15 dias, em camaras transparentes com água da Ria. As experiências foram realizadas a níveis constantes de O2, com diferentes concentrações de nutrientes na água, com luz natural e com ausencia permanente de luz. Foram determinadas as concentrações em silicatos, fosfatos, nitratos e amónia.
- Seminário sobre aquacultura 14 a 16 de dezembro de 1983Publication . Instituto Nacional de Investigação das Pescas; Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos; Instituto Nacional de Investigação das PescasA necessidade de desenvolver a aquacultura em Portugal obriga à escolha das espécies mais indicadas para tal finalidade. A propósito o autor chama a atenção para as graves consequências que podem advir das introduções e/ou transferências de animais aquáticos, quer para as espécies locais e meio ambiente, como para a para a saúde pública.
- Seminário sobre recursos haliêuticos, ambiente, aquacultura e qualidade do pescado da península de Setúbal (Setúbal, 26 - 27 Abril 1994)Publication . IPIMARA Operação Integrada de Desenvolvimento da Península de Setúbal (OID/PS) englobou na Medida VI um programa constituído por onze projectos de investigação sobre os recursos da pesca, aquacultura, ambiente e tecnologia dos produtos aquáticos que foi executado pelo INIP/IPIMAR. Este programa, com uma duração prevista de três anos (1990-1993), teve uma execução material de apenas dois para a maioria dos projectos e ocorreu, fundamentalmente, na área geográfica que engloba o estuário do Sado, a margem esquerda do Tejo, a lagoa de Albufeira e toda a orla costeira adjacente a estes ecossistemas. Os trabalhos incidiram na caracterização ambiental, nos estudos da cultura de espécies com interesse comercial, do ordenamento aquícola e dos recursos pesqueiros, bem como estudos de controle de qualidade e de valorização de algumas espécies.
- Catálogo dos peixes do Arquipélago de Cabo VerdePublication . Reiner, FranciscoIdentificação de mais de 250 espécies de peixes conhecidos ou de ocorrência provável nos mares do Arquipélago de Cabo Verde.
- Manual sobre doenças de peixes ósseosPublication . Menezes, JaimeAs principais doenças de teleósteos marinhos e de água doce, em especial de peixes cultivados na região mediterrânica.
- Contribuição para o conhecimento das artes de pesca utilizadas no rio MinhoPublication . Martins, Rogélia; Rebordão, Fernando Rui; Carneiro, MiguelLevantamento das artes e métodos de pesca utilizados no rio Minho, pelos pescadores portugueses, assim como dos portos de pesca da margem esquerda, frequentados pelas embarcações da pesca artesanal local. São caracterizados os portos, indicado o número aproximado de pescadores inscritos na Capitania do Porto de Caminha em 1995 e de embarcações a operar em 1997, descritas sumariamente as artes de pesca usadas no rio e apresentados os respectivos planos técnicos.
- Contribuição para o conhecimento das artes de pesca utilizadas no rio GuadianaPublication . Carneiro, Miguel; Rebordão, Fernando Rui; Martins, RogéliaLevantamento das artes e métodos de pesca utilizados no rio Guadiana, pelos pescadores portugueses, assim como dos portos de pesca nacionais frequentados pelas embarcações da pesca artesanal local. São caracterizados os portos, indicado o número aproximado de pescadores profissionais a operar no rio, o número de embarcações licenciadas pela Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura em 1998. São descritas sumariamente as artes de pesca usadas no rio e apresentados os respectivos planos técnicos.
- Classificação de artes e métodos de pescaPublication . Rebordão, Fernando RuiA classificação de métodos e artes de pesca apresentada, resulta de aperfeiçoamentos que foram considerados úteis introduzir na classificação desenvolvida na década de 80 e actualmente em uso no Banco Nacional de Dados de Pesca (BNDP).
- A pesca artesanal local na costa continental portuguesaPublication . Franca, Maria de Lourdes Paes da; Martins, Rogélia; Carneiro, MiguelNo momento em que a crise da Pesca preocupa todos os que direta ou indiretamente a ela ligados, parece ser pertinente uma reflexão sobre um dos segmentos mais significativos do Setor Pesqueiro Nacional, a Pesca Artesanal Local. Neste trabalho procura-se, de uma forma sucinta, apontar debilidades e até incongruências da Pesca Artesanal Local. Apresenta-se também um conjunto de 32 fichas que pretendem retratar a Pequena Pesca na costa continental portuguesa, a partir de elementos que foi possível obter por contato direto nos portos de pesca ou recorrendo à colaboração de Autoridades Marítimas, Organizações de pescadores Artesanais, Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura, Instituto de Investigação das Pescas e do Mar e Forpescas.